Avaliação de resultados
A avaliação de resultados é parte do processo do planejamento estratégico na gestão de pessoas de uma organização.
Este método de avaliação é baseado na comparação entre os resultados previstos e realizados, tendo como parâmetro os indicadores de desempenho definidos.
Objetivos da avaliação de resultados
|
|
Responsabilidades
Colaborador Cada colaborador é responsável pelo alcance das metas definidas pelo gestor e pela empresa. É quem acompanha, analisa e aprova as metas de resultados. | Gestor Responsável por definir as metas de resultados, mensurar e analisar o desempenho individual de cada liderado e também da equipe como um todo. | RH Responsável por definir as regras do processo, importar os dados necessários, planejar o ciclo de avaliações e definir as metas compartilhadas da empresa. |
O que você pode fazer:
Importar dados e fazer as configurações iniciais
Para executar o processo de avaliação de resultados, é necessário que os recursos de permissão estejam corretamente configurados na tela Gestão de Papéis, da plataforma senior X.
A configuração de permissões normalmente é feita apenas uma vez, no momento da implantação do módulo. Mas o administrador de sistema pode alterá-la a qualquer momento, se necessário.
Para saber como configurar as permissões na plataforma e ver a relação dos recursos que pertencem ao Gestão de Desempenho e Carreira, acesse a documentação Papéis e permissões - Gestão de Desempenho e Carreira.
Normalmente as configurações do processo são feitas por um usuário associado ao administrador de sistema. Já a importação de dados costuma ser feita tanto pelo administrador quanto pelo profissional de RH.
Estas são as configurações necessárias para o pleno funcionamento da avaliação de resultados:
- Configurações gerais — pelo menu Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Definições gerais, defina se a avaliação de resultados estará disponível apenas para consulta ou se o processo ficará disponível para que seja executado pelo módulo Gestão de Desempenho e Carreira. Essa definição é feita pelo parâmetro Permitir alterar avaliações de resultados.
- Importação de dados — importar os dados que alimentarão o início do processo (exemplo: migrar para dentro do sistema os dados de avaliações que foram realizadas externamente). Alternativamente, as informações podem ser inseridas usando as telas de cadastro do Gestão de Desempenho e Carreira.
Configurar um ciclo de avaliações de resultados
Ciclos de avaliação determinam os períodos em que as avaliações são definidas, implantadas e finalizadas. O RH pode definir o período que quiser, refletindo no tempo em que as avaliações serão consideradas vigentes e que podem ser alteradas pelos avaliadores e avaliados.
O ciclo de avaliação pode ser cadastrado e mantido pela tela de Manutenção dos ciclos de avaliação, em:
- Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Ciclo de avaliação
Nesta tela é possível definir as principais regras para o processo de avaliação de resultados de um determinado ciclo. Também pode duplicar um ciclo existente, facilitando o cadastro dos ciclos seguintes.
Se você tem dúvidas sobre algum campo da parametrização do ciclo, consulte a documentação completa de parâmetros que podem ser configurados.
O sistema permite excluir um ciclo de avaliação, caso necessário. A exclusão pode ser feita pela tela de Manutenção dos ciclos de avaliação, nos seguintes locais:
- Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Ciclos de avaliação > botão Ações > Excluir
- ou durante a edição de um ciclo de avaliação, pelo botão Excluir
Atenção
Ao excluir um ciclo, todos os registros relacionados a ele também serão excluídos permanentemente.
Registros como estes serão excluídos de maneira irreversível: avaliações por competências, avaliações de resultados, avaliações de potencial, mensagens e comentários das avaliações.
PDIs criados a partir uma avaliação por competências não são excluídos com o ciclo de avaliação, mas deixam de ser vinculados a uma avaliação.
Informações adicionais sobre a exclusão de ciclos:
- A exclusão de um ciclo de avaliação não é concluída de imediato. Ao confirmar que deseja excluir o ciclo, o sistema criará um agendamento automático para concluir o processo de exclusão. Não é possível selecionar o horário em que a exclusão será finalizada.
- O ciclo de avaliação ficará com o status Aguardando exclusão até que o processo agendado seja concluído. Não é possível editar o ciclo de avaliação com este status, tampouco cancelar a exclusão anteriormente confirmada.
- Caso ocorra alguma inconsistência que impeça a exclusão do ciclo do ciclo de avaliação, será apresentado o status Erro ao excluir. Nesta situação, entre em contato com seu canal de Suporte e solicite atendimento para avaliar o ocorrido.
- Um log (registro) é gerado, identificando o usuário que solicitou a exclusão, com data e horário. Este usuário ainda receberá um e-mail de confirmação da solicitação de exclusão, com um resumo da quantidade de registros relacionados que também serão excluídos. Quando o processo de exclusão for concluído, o log também será atualizado.
Gerar e fazer manutenção das avaliações
O grupo de pessoas é o conjunto de indivíduos que vai determinar o público-alvo da avaliação. Ou seja, ele define para quem as avaliações serão geradas.
Esta atividade normalmente é desempenhada pelo profissional de RH, mas pode ser feita também pelo gestor, desde que tenha as devidas permissões associadas ao seu usuário.
Existem duas formas de criar um grupo de pessoas:
- pelo menu Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Cadastros do RH > Grupo de pessoas da organização (onde também é possível editar um grupo existente);
- durante a geração de avaliações, onde a opção de criar grupos é apresentada no passo 2 da tela de geração.
Para qualquer um dos dois métodos, durante o cadastro do grupo, basta dar um nome a ele e definir um colaborador responsável.
Opcionalmente, você pode descrever o propósito do grupo. Como o grupo de pessoas pode ser utilizado tanto na geração de avaliações quanto nos grupos de talentos, uma sugestão é dar um nome que facilite sua identificação quando for selecionado.
Ao salvar, são disponibilizados campos de filtro para determinar quem deve compor o grupo (todos os colaboradores do centro de custo “X” e do departamento “Y”, por exemplo). A tela de cadastro exibirá quem serão os integrantes com base nos filtros estabelecidos.
Quando um grupo de pessoas é criado, ele fica disponível para seleção como público-alvo na geração de avaliações por competências, avaliações de resultados, e também entre os grupos de talentos. Estes grupos podem, ainda, ser reaproveitados por outros ciclos, não estando necessariamente amarrados a um único ciclo.
Importante
- A atualização dos grupos de pessoas não é dinâmica. Isso significa que é preciso monitorar os grupos existentes e fazer sua manutenção sempre que necessário (por exemplo: ao admitir novos colaboradores que possivelmente se enquadram no grupo e fazer a remoção de colaboradores que estejam desligados, quando geradas novas avaliações);
- Não é possível excluir grupos de pessoas que estejam atrelados a avaliações de potencial;
- O sistema suporta a geração de avaliações para até 7 mil avaliados simultaneamente, garantindo a eficiência do processo. É importante, portanto, levar o limite em consideração ao criar grupos de pessoas e/ou escolher quais e quantos grupos de pessoas serão avaliados.
O vídeo abaixo exibe um passo a passo sobre como criar um grupo de pessoas:
Depois de parametrizar o ciclo e definir os grupos de pessoas, é preciso gerar as avaliações de resultado. Os colaboradores e gestores podem ver somente os ciclos que possuem alguma avaliação gerada.
A tela para gerar as avaliações de resultados é acessada em: Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Gerar avaliações.
- Em Definições, informe o ciclo para o qual deseja gerar as avaliações.
- Indique se deseja ou não sobrepor as avaliações do público selecionado:
- Não sobrepor, gerar somente para colaboradores sem avaliação: são geradas as avaliações para os colaboradores que não possuem nenhuma avaliação, como por exemplo: colaboradores com retorno de afastamento, colaboradores em tempo mínimo de experiência, colaboradores em férias, recém admitidos entre outros.
- Não sobrepor, gerar sempre uma nova avaliação: se não possuir uma avaliação de resultados é gerada uma nova, e caso já exista, não é feita nenhuma alteração.
- Sobrepor avaliações existentes: exclui todas as avaliações de resultados que não estão concluídas ou cancelas e gera uma nova. São sobrepostas todas as avaliações, independente da situação, com exceção das avaliações já concluídas.
- Se desejar, cadastre uma prorrogação para os prazos das seguintes etapas da avaliação:
- Definição das metas (gestor)
- Proposição das metas (colaborador)
- Acompanhamento e revisão das metas (gestor e colaborador) As datas de prorrogação precisam ser posteriores aos prazos definidos no ciclo, pois esses prazos serão substituídos.
Para que as avaliações sejam bloqueadas ao chegar ao fim dos períodos, o parâmetro Bloquear as ações fora dos períodos previstos precisa ser habilitado na etapa de parametrização do ciclo.
- Em Público avaliado, selecione um ou mais grupos de pessoas para indicar quem participará das avaliações. As pessoas contidas nos grupos escolhidos serão relacionadas logo abaixo para conferência. Caso o grupo desejado não esteja disponível na lista, clique em Criar novo grupo de pessoas para cadastrar um novo.
Você também pode selecionar pessoas avulsas, informando seus nomes ou matrículas individualmente no campo Gerar para uma ou mais pessoas. - Clique em Próximo. O sistema fará a validação das informações das pessoas e grupos selecionados.
Nota
A validação dos filtros será feita apenas ao final da geração das avaliações e as inconsistências encontradas serão apresentadas na tela de Log.
- Durante a etapa de validação, revise as informações e trate eventuais inconsistências apresentadas pelo processo. O sistema vai verificar se existe algum avaliador que não foi definido.
- Inicie a geração das avaliações. Caso tenha optado por seguir em frente no passo anterior sem tratar as inconsistências encontradas, o sistema vai gerar as avaliações somente para os registros que estavam corretos.
Ao iniciar a geração, você receberá uma notificação. Esta notificação mostra o progresso do processamento, permitindo realizar múltiplas gerações ao mesmo tempo. Além disso, você pode gerar simultaneamente as avaliações de diferentes ciclos, por exemplo.
Observações
- Ao gerar a avaliação de resultados para um colaborador que não possui um gestor imediato, o avaliador passa a ser o gestor superior na hierarquia, considerando até o último nível da estrutura organizacional;
- Para o nível mais alto da organização (geralmente, o cargo de presidente), a avaliação é gerada sem um avaliador definido. Após a geração, porém, é preciso acessar a tela de manutenção da avaliação para definir um avaliador — ou, dependendo da necessidade, pode-se apenas alterar o status dessa avaliação.
- Para que o sistema gere automaticamente uma avaliação para colaboradores admitidos durante o ciclo, a opção Gerar avaliação de resultados de forma automática para os recém-admitido precisa ser habilitada na etapa de parametrização do ciclo.
- O cargo/posto não é considerado no processo da avaliação de resultado — a avaliação está vinculada exclusivamente à pessoa, independentemente da sua posição hierárquica ou movimentações.
A seguir, confira um vídeo sobre a geração das avaliações de resultado:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
A manutenção das avaliações de resultado permite alterar algumas propriedades das avaliações depois que elas foram geradas. Esta ação pode ser feita para uma avaliação específica ou para múltiplas avaliações.
Para fazer isso, acesse o menu Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Manutenção > Resultados - manutenção das avaliações. Use os filtros para encontrar os colaboradores (ativos e demitidos) que são avaliados ou avaliadores no ciclo selecionado.
Durante a manutenção das avaliações você pode:
- Alterar o avaliador de um colaborador ou indicar um avaliador para ele (caso não tenha)
- Definir uma situação para a avaliação
- Cadastrar uma data de prorrogação para estas etapas da avaliação:
- Definição das metas (gestor)
- Proposição das metas (colaborador)
- Acompanhamento e revisão das metas (gestor e colaborador)
A prorrogação permite definir datas posteriores àquelas que foram cadastradas no ciclo.
As avaliações podem ser prorrogadas enquanto estiverem com as seguintes situações:
- Em definição
- Aguardando aprovação das metas Colaborador/Gestor
- Em avaliação
- Aguardando aprovação dos resultados Colaborador/Gestor
- Em revisão
- Aguardando aprovação da revisão das metas
Para as avaliações canceladas, bloqueadas e concluídas a situação também deve ser alterada para que ela possa ser válida.
- Delegar um avaliador substituto nos casos em que, por alguma razão, o gestor ou avaliador original não pode efetuar a avaliação
- O colaborador que foi definido como substituto pode acessar a avaliação em: Gestão de Desempenho e Carreira > Avaliações pendentes > Avaliações de resultados
- Se o gestor ou avaliador original precisar assumir a avaliação novamente, poderá fazê-lo pelo próprio formulário ou então o RH deve excluir o Avaliador delegado pela tela de manutenção das avaliações de resultado
Importante
No módulo Gestão de Desempenho e Carreira, o fluxo equivalente ao recurso de substituto é o de Delegar Avaliação.
Para mais informações sobre delegar uma avaliação, acesse a documentação de Delegar uma avaliação de resultados e/ou Delegar uma avaliação por competências.
- Excluir avaliações que já foram geradas. Para garantir o melhor desempenho do sistema, é possível excluir 50.000 registros (avaliações) de uma só vez.
Nota
Dependendo do número de avaliações selecionadas para exclusão, o processamento pode levar alguns minutos até terminar. Se for realizada uma consulta imediatamente após a exclusão de um grande volume de avaliações, elas ainda podem aparecer por algum tempo em lugares como:
- Tela de manutenção das avaliações
- Analytics do Gestor - cards de avaliações de resultados
Assista, a seguir, um vídeo que demonstra como fazer a manutenção das avaliações de resultado:
Atenção: O vídeo acima está hospedado no YouTube — para visualizá-lo, portanto, é necessário que o acesso ao site citado seja autorizado e liberado pela empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável pela tecnologia dentro da sua organização.
Definir as metas que compõem a avaliação
Antes de definir as metas, é preciso que o profissional de RH tenha executado a etapa de geração das avaliações. A opção de criar metas ficará indisponível até que isso aconteça.
Depois que as avaliações foram geradas, as metas poderão ser definidas pelo gestor ou pelo próprio colaborador.
Por padrão, não existe um limite para a quantidade de metas que podem existir em uma avaliação. Porém, o RH da empresa pode optar por definir um número mínimo e máximo de metas. Neste caso a avaliação só poderá ser iniciada se esses limites forem respeitados.
Definições das metas individuais
As metas da equipe podem ser definidas pelo gestor de forma individual ou para múltiplos membros da equipe, em:
- Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da equipe > Metas e resultados da equipe.
O gestor é quem normalmente avalia e define metas para os seus liderados. Porém, a figura de avaliador pode ser atribuída também a outros colaboradores, independentemente da sua posição hierárquica.
Não é possível criar metas para um colaborador para o qual a avaliação está concluída ou pendente para aprovação.
Se o liderado possuir avaliações por competências com foco Consenso concluídas, o gestor pode também vincular estas avaliações com metas de resultados para os ciclos futuros. Esse vínculo é feito em:
- Gestão de Desempenho e Carreira > Avaliações pendentes > guia Consenso (clique no link do nome do colaborador)
O gestor pode também informar os indicadores que servirão para que o sistema calcule o resultado final das avaliações. O tipo de indicador que será informado vai depender da forma de cálculo definida pela empresa.
As opções selecionadas na pergunta Possui prioridade? (Baixa, Média ou Alta) servem para ajudar o avaliado e o avaliador, caso precisem determinar quais metas têm maior ou menor prioridade. Isto é apenas informativo e não interfere em nenhum cálculo e nem no processo de avaliação.
O colaborador pode propor suas próprias metas individuais, desde que a empresa disponibilize essa opção no sistema, e a situação da avaliação de resultado seja Em Definição.
O colaborador pode também informar os indicadores que servirão para que o sistema calcule o resultado final das avaliações. O tipo de indicador que será informado vai depender da forma de cálculo definida pela empresa.
As metas individuais podem ser definidas em:
- Gestão de Desempenho e Carreira > Meu desempenho > Minhas metas e resultados
Importante
Como informado através de nota de versão, as telas Minhas Metas e Resultados e Minhas Avaliações por Competência serão unificadas e substituídas pela nova tela Minhas Avaliações, centralizando todas as informações sobre os ciclos de avaliação e facilitando o acesso do colaborador a elas.
- Todas as metas precisam ser definidas e alteradas antes de serem encaminhadas para aprovação de qualquer um dos papéis.
- Caso a empresa defina uma data de encerramento do período de definição das metas, após esse período a avaliação ficará bloqueada e apenas o botão Cancelar avaliação ficará disponível. Somente o profissional de RH terá permissão para desbloquear a avaliação.
- As opções selecionadas na pergunta Possui prioridade? (Baixa, Média ou Alta) servem para ajudar o avaliado e o avaliador, caso precisem determinar quais metas têm maior ou menor prioridade. Isto é apenas informativo e não interfere em nenhum cálculo e nem no processo de avaliação.
Ao criar uma nova meta para o ciclo de avaliação de resultados, Gestores e Colaboradores podem contar com a IAssist para facilitar o processo. Essa ferramenta de inteligência artificial gera automaticamente sugestões de metas individuais que podem ser ajustados antes do cadastro, auxiliando na formulação de objetivos mais claros e bem estruturados.
Ao clicar em Gerar sugestão de meta individual, um pop-up se abrirá — nele, digite um objetivo que se deseja atingir durante o ciclo em questão. Lembre-se de ser breve: não é necessário ter todo o objetivo traçado em mente. A IAssist retornará uma meta completa, alinhada à metodologia SMART (específico, mensurável, atingível, relevante, e com prazo definido).
Importante
- A IAssist não salva as sugestões feitas — portanto, caso o usuário saia ou recarregue a tela, as informações serão perdidas;
- Por padrão, essa funcionalidade estará desabilitada no sistema. Para permitir que Gestores e Colaboradores vejam e utilizem o botão Gerar sugestão de meta individual, um usuário Administrador deve acessar a Gestão de Papéis e habilitar o recurso da IAssist. Para mais informações, acesse a documentação Papéis e permissões - Gestão de Desempenho e Carreira.
Definições das metas compartilhadas
O dinâmico sistema de metas compartilhadas permite o cadastro de metas para grupos de colaboradores com pesos diferentes (seja para os grupos distintos, seja dentro de uma mesma meta) e agiliza o processo de análise dos resultados. Para explorar todos os detalhes sobre o assunto, acesse a página totalmente dedicada ao tema: OKR — Metas compartilhadas.
Acompanhar as avaliações
Quando um colaborador propõe metas para a avaliação, o gestor recebe uma notificação para que tenha conhecimento. Sobre a configuração dessa notificação por e-mail, confira a documentação Configurações — Painel de Gestão.
Se necessário, o gestor poderá alterar os detalhes da meta proposta. Caso o processo exija a aprovação das metas pelo colaborador, a meta voltará para que ele aprove ou rejeite essas alterações.
O gestor precisa aprovar ou rejeitar as metas propostas, em:
- Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da equipe > Metas e resultados da equipe.
O colaborador pode visualizar suas metas individuais após a conclusão de todas as etapas anteriores pelo RH e gestor (parametrização do ciclo, geração das avaliações e definição das metas), recebendo uma notificação para acessá-las assim que estiverem definidas pelo gestor.
Sobre a configuração da notificação, acesse a página Configurações — Painel de Gestão para mais informações. Quanto as metas em si, essa consulta pode ser feita em:
- Gestão de Desempenho e Carreira > Meu desempenho > Minhas metas e resultados.
Importante
Como informado através de nota de versão, as telas Minhas Metas e Resultados e Minhas Avaliações por Competência serão unificadas e substituídas pela nova tela Minhas Avaliações, centralizando todas as informações sobre os ciclos de avaliação e facilitando o acesso do colaborador a elas.
Caso o processo exija a aprovação das metas pelo colaborador, ele deverá aprová-las ou rejeitá-las. Depois disso a avaliação será encaminhada ao gestor para que ele possa reavaliar ou mensurar os resultados.
A partir daí, as metas serão acompanhadas e trabalhadas durante todo o ciclo vigente.
Ciclos que não possuem avaliações geradas não serão exibidos, tanto para gestores quanto para colaboradores.
Após a definição das metas, o gestor pode evidenciar o andamento das ações para o alcance delas. Normalmente isso é feito de forma alinhada com os liderados, pois eles também podem registrar os acompanhamentos.
Esse acompanhamento pode ser feito pelas seguintes telas:
- Gestão de Desempenho e Carreira > Meu desempenho > Minhas metas e resultados;
- Card do Painel de desempenho da equipe
Importante
Como informado através de nota de versão, as telas Minhas Metas e Resultados e Minhas Avaliações por Competência serão unificadas e substituídas pela nova tela Minhas Avaliações, centralizando todas as informações sobre os ciclos de avaliação e facilitando o acesso do colaborador a elas.
É possível acompanhar o percentual de atingimento geral da equipe e de cada colaborador, o status das avaliações de resultado, os prazos e a quantidade de metas definidas para o ciclo. O Gestor também tem a possibilidade de inserir, nas metas dos seus colaboradores, comentários e anexos que evidenciam o progresso da meta.
Se desejar, o gestor pode também apurar periodicamente os resultados parciais alcançados por cada liderado. Para isso, ao definir uma meta, devem ser informados os campos de Acompanhamento periódico que auxiliam no cálculo de atingimento dela.
Dependendo do que o RH definiu para o ciclo de avaliações, o acompanhamento deverá acontecer em datas predefinidas (obrigatórias) ou podem ficar a critério dos gestores e colaboradores.
O cálculo do percentual de atingimento da meta é atualizado sempre que o resultado for apurado, tanto nos períodos de acompanhamento quanto no resultado final.
Após a definição das metas, o colaborador pode evidenciar o andamento das ações para o alcance delas.
Esse acompanhamento pode ser feito pela seguinte tela:
- Gestão de Desempenho e Carreira > Meu desempenho > Minhas metas e resultados, clicando em Lançar resultados na meta que deseja evidenciar.
Importante
Como informado através de nota de versão, as telas Minhas Metas e Resultados e Minhas Avaliações por Competência serão unificadas e substituídas pela nova tela Minhas Avaliações, centralizando todas as informações sobre os ciclos de avaliação e facilitando o acesso do colaborador a elas.
Para o acompanhamento de cada meta, o colaborador pode inserir:
- O percentual de resultado atingido até o momento (o avaliador é notificado quando o colaborador atualiza o percentual, e vice-versa)
- Comentários e anexos que evidenciam o progresso da meta
Dependendo do que o RH definiu para o ciclo de avaliações, o acompanhamento deverá acontecer em datas predefinidas (obrigatórias) ou podem ficar a critério dos gestores e colaboradores.
Importante
- O campo Resultado Atingido só estará disponível se a empresa disponibilizar essa opção.
- O ícone de histórico () apresenta quem fez a última alteração do resultado atingido.
Acompanhar as metas individuais dos colaboradores
O RH pode acompanhar o andamento das avaliações da organização pelo Analytics do Gestão de Desempenho e Carreira.
Na tela do Analytics, as informações serão apresentadas pelos gráficos:
- Situação das avaliações de resultado
- Esse card possui o botão Detalhar, que mostra a quantidade de avaliações que estão com a aprovação pendente e permite acessar as fichas das avaliações.
- Cronograma das avaliações de resultado
A tela do Analytics, onde ficam os gráficos de acompanhamento das avaliações, pode ser acessada em:
- Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Métricas da organização > Analytics Gestão de Desempenho e Carreira.
Esse acompanhamento é importante para que o departamento de RH verifique se as etapas previstas no processo de avaliação estão sendo cumpridas.
Este recurso serve para que o gestor tenha uma visão regular das metas estipuladas para seu colaborador, dando possibilidade de acompanhar de uma forma assertiva a evolução do atingimento da meta.
Tanto o acompanhamento periódico como o método de acúmulo do resultado, podem ser escolhidos por gestor e colaborador, desde que estes parâmetros estejam habilitados no cadastro do ciclo.
Supondo que um colaborador tem uma meta com valor 30 e que terá 3 acompanhamentos, ao clicar no botão Gerar Períodos, o comportamento do sistema para cada método de acúmulo será este:
Método de acúmulo | Exemplo de acompanhamentos | Resultado esperado |
|---|---|---|
Soma |
| O sistema irá somar os 3 acompanhamentos:
|
Média |
| O sistema fará a soma dos três acompanhamentos e a divisão pelo número de acompanhamentos:
|
Último resultado |
| Será considerado apenas o valor do último acompanhamento:
|
Concluir e aprovar as avaliações
Concluir avaliações dos liderados
Depois de lançar todas as evidências, comentários e acompanhamentos das metas, o gestor poderá concluir as avaliações dos seus liderados no final do ciclo.
Isto é feito pelo menu Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da equipe > Metas e resultados da equipe.
O processo de aprovação do líder está condicionado aos parâmetros previamente estabelecidos nas configurações do ciclo. Para mais informações, consulte a documentação Parâmetros do ciclo de avaliações de resultado.
Concluir avaliações de colaboradores desligados ou afastados
Após o desligamento de um colaborador, o gestor ainda pode lançar seus resultados nas metas. Esta informação pode ser usada para fins específicos, como por exemplo o cálculo do PLR.
Para os liderados que estão desligados ou afastados, o botão Concluir avaliação é habilitado em avaliações que estão com as seguintes situações:
- Em avaliação
- Aguardando aprovação das metas
- Em revisão
- Aguardando aprovação da revisão das metas
- Aguardando aprovação de resultados pelo colaborador
Ao concluir a avaliação, ela pode ser consultada pela guia Concluídos da tela de acompanhamento de resultados da equipe.
Depois que o gestor ou avaliador lança os resultados, ele pode concluir a avaliação. Neste momento, o colaborador recebe uma notificação informando que a sua avaliação pode ser conferida — para mais informações sobre a notificação e onde configurá-la, acesse a documentação Configurações — Painel de Gestão, no item Opções gerais.
O processo de aprovação do líder está condicionado aos parâmetros previamente estabelecidos nas configurações do ciclo. Para mais informações, consulte a documentação Parâmetros do ciclo de avaliações de resultado.
Para ver todas as avaliações realizadas e em andamento, é preciso navegar entre os ciclos disponíveis:

Outros recursos da avaliação de resultados
A opção Delegar avaliação permite que o gestor ou avaliador transfira a avaliação de resultados sob sua responsabilidade para outra pessoa.
O recurso de delegar avaliação está disponível nas telas de acompanhamento de resultados da equipe e de avaliações pendentes. A tela de avaliações pendentes também permite ver a lista de avaliações que foram delegadas.
Ao delegar a avaliação, a rastreabilidade não é perdida. Ou seja, o avaliador original continua sendo o responsável pela avaliação. O gestor pode, inclusive, assumir novamente a avaliação que foi delegada. A opção Assumir avaliação está localizada no Resumo da avaliação da tela de Acompanhamento de resultados da equipe.
Importante
No módulo Gestão de Desempenho e Carreira, o fluxo equivalente ao recurso de substituto é o de Delegar Avaliação.
Para mais informações sobre delegar uma avaliação, acesse a documentação de Delegar uma avaliação de resultados e/ou Delegar uma avaliação por competências.
Notificar os avaliadores responsáveis pela avaliação de resultados
É possível encaminhar uma notificação para um ou mais gestores/avaliadores selecionados, que será apresentada por meio da notificação via sistema e também por e-mail. Esta notificação pode ser usada como um lembrete, agradecimento ou aviso, por exemplo.
Para encaminhar a notificação, acesse: Gestão de Desempenho e Carreira > Desempenho da organização > Métricas da organização > Analytics Gestão de Desempenho e Carreira > Situação das avaliações de resultado > Detalhar > Detalhes das avaliações de resultado > Enviar notificação.
Os lembretes também aparecerão para os colaboradores caso o RH tenha usado a opção Pergunta para confirmar a execução da etapa de definição durante a parametrização do ciclo.
Observação
- O envio das notificações desconsidera os gestores desligados da empresa e também as avaliações que estão nas situações Bloqueada ou Cancelada.
- As notificações de avaliações são enviadas para os gestores sempre via Senior X e por e-mail. Este comportamento não é configurável e não é influenciado pelo assinalamento de notificações por e-mail, presente na tela de Opções Gerais do Painel de Gestão.
Receber alerta de avaliações alteradas ou com dados a vencer
Para ajudar no acompanhamento das metas, o colaborador recebe uma notificação sempre que o gestor alterar os detalhes ou resultados da sua avaliação.
Também receberá uma notificação de lembrete quando o vencimento ou acompanhamento de uma meta estiver próximo. Esta notificação é enviada automaticamente para o colaborador quando faltar 15 dias, 7 dias e 1 dia para o vencimento. Ao clicar sobre ela, o colaborador é direcionado para a avaliação que possui informações a vencer.
Receber alerta de avaliações alteradas
O gestor ou avaliador recebe uma notificação sempre que o colaborador alterar os detalhes ou resultados de uma meta da sua avaliação.
Isto facilita o controle dos fluxos de aprovação, permitindo que o gestor monitore e aprove ou rejeite as alterações.
O Gestão de Desempenho e Carreira disponibiliza uma API no portal da Senior sobre o tema, permitindo que o Administrador ou RH extraiam alguns dados das avaliações de resultados dos colaboradores para aplicação em cálculos no módulo Administração de Pessoal.
Por meio do processo de importação de dados, é possível calibrar a nota final da avaliação de resultados dos colaboradores, ajustando-as conforme análises internas da organização.
English
Español

English
Español

