Trocas de escalas - Gestão do Ponto X

Nesta tela são programadas as trocas de escalas dos colaboradores, quando for de caráter provisório. No caso de uma troca permanente, deve-se realizar uma transferência de escala.

Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Colaboradores > Programações > Troca de Escalas.


Filtros

Ao acessar a tela, o primeiro item exibido é o Filtro. Ele serve para que você busque de informações específicas, como a data inicial ou final de uma lista de troca de escalas, por exemplo. Para realizar esse processo, siga as instruções:

Busca por lista de escalas:
  1. Clique no botão com sinal de mais (+) para expandir a área de filtros e exibir os campos;
  2. Se estiver buscando por um colaborador em específico, preencha o campo Colaborador com o nome, ou clique na lupa que aparece ao lado do campo para buscar o colaborador com outras informações, como o Código da Empresa, Código do Colaborador, Nome do Colaborador e Tipo de Contrato (Empregado, Diretor, Estagiário, Aprendiz e Terceiro). Se estiver buscando a lista por data, informe a data desejada no campo Data Inicial e/ou Data Final;
  3. Você pode utilizar o Filtro simples para buscas diretas ou refinar sua consulta por meio do recurso de Filtro Avançado;
  4. Clique em Filtrar para realizar sua busca ou em Limpar para remover as informações dos campos.

Lista de Trocas de Escala

Nesta área, você pode realizar algumas ações:

Adicionar

Aqui, você pode adicionar uma lista de escala a um colaborador em específico. Ao clicar em Adicionar, será aberta a tela de Troca de Escala, para cadastrar

  1. Para adicionar uma lista para o colaborador, preencha o campo Colaborador com o nome, ou clique na lupa que aparece ao lado do campo para buscar o colaborador com outras informações, como o Código da Empresa, Código do Colaborador, Nome do Colaborador e Tipo de Contrato (Empregado, Diretor, Estagiário, Aprendiz e Terceiro);
  2. As listas precisam ter uma data inicial e final para definir por quanto tempo o colaborador ficará com a escala, para isso, é necessário que você preencha os campos Data Inicial e Data Final;
  3. Informe o código da Escala ou escolha entre as duas opções: “Escala Permanente” e “Escala Busca Automática”;

Nota

Existem duas escalas disponíveis:

Escala Permanente:

Esta é uma escala contínua. Informa-se uma data inicial que não será modificada pelo módulo. É o tipo de escala mais utilizado.

Exemplo:

Escala com horário administrativo, inicia-se numa segunda-feira e termina no domingo e todas as semanas terão os mesmos horários.

Escala Busca Automática:

Esta escala é idêntica à Permanente, mas pode ter definido para um único dia vários horários.

Exemplo:

O colaborador pode trabalhar em qualquer turno que o sistema fará o cálculo conforme o horário mais próximo das marcações realizadas.

  1. Informe a Turma de Escala (esse campo fica disponível para preencher somente se o campo Escala estiver preenchido).

Nota

Este campo serve para empresas que possuem um horário rígido, porém, com várias turmas de intervalo.

Exemplo:

A empresa possui vários empregados que trabalham das 08:00 às 18:00, porém, uma parte faz o intervalo das 11:00 às 12:00, outra parte das 12:00 às 13:00 e outra parte das 13:00 às 14:00.

Para isso cria-se apenas uma escala, com um horário, e códigos de intervalo, onde serão cadastrados os três intervalos. No cadastro da escala será definido um horário e para cada turma, o seu código de intervalo.

Importante

Acesse a documentação Estrutura de escala e Escalas, para verificar mais informações sobre as escalas.

Editar
  1. Selecione o colaborador desejado e clique em Editar;
  2. Altere a informação desejada como a Data Inicial, Data Final, Escala e Turma de Escala;
  3. Para gravar as alterações realizadas clique em Salvar ou em Excluir para remover o cadastro da lista do nome do colaborador.
Excluir

Através do botão de Excluir, é possível remover o registro da lista de escala do colaborador (após realizar a exclusão, não será mais possivel realizar consultas das listas). Para realizar esse processo, siga os passos:

  1. Selecione o colaborador desejado e clique em Excluir;

Após clicar em Excluir, o sistema irá emitir a seguinte mensagem: DESEJA EXCLUIR O(S) REGISTRO(S) SELECIONADO(S)? Após excluir o(s) registro(s), não será mais possível consultá-lo(s).

  1. Para excluir a lista de escala, clique no botão Sim;
  2. Caso não queira realizar o processo de exclusão, clique no botão Não.

Outras ações

Adicionar coletivamente

Esta opção serve para que você possa definir uma ponte para vários colaboradores e/ou empresas, com a finalidade de que você não tenha que fazer o processo de forma manual para cada um, para isso, siga as instruções:

  1. Informe a Data origem e a Data destino;
  2. No campo Colaboradores informe o nome dos colaboradores desejados. Também há a opção de encontrar os colaboradores desejados através dos filtros disponibilizados. Clique na lupa que aparece ao lado do campo e use os campos Código da Empresa, Código do Colaborador, Nome do Colaborador e Tipo de Contrato (Empregado, Diretor, Estagiário, Aprendiz e Terceiro) para encontrar a informação desejada;
  3. Informe o(s) nome(s) da empresa(s) no campo Empresas. Neste campo também é possível encontrar a empresa através dos campos de filtro. Clique na lupa que aparece ao lado do campo e use os campos Código e Nome para encontrar a informação desejada;
  4. Clique em Salvar para finalizar o cadastro da Ponte para os colaboradores e empresa(s).
Excluir coletivamente

Nesta tela também é possível realizar a exclusão dos registros de forma coletiva, para que você não precise realizar de forma manual. Veja como realizar esse processo:

  1. Informe a Data origem e a Data destino;
  2. No campo Colaboradores informe o nome dos colaboradores desejados. Também há a opção de encontrar os colaboradores desejados através dos filtros disponibilizados. Clique na lupa que aparece ao lado do campo e use os campos Código da Empresa, Código do Colaborador, Nome do Colaborador e Tipo de Contrato (Empregado, Diretor, Estagiário, Aprendiz e Terceiro) para encontrar a informação desejada;
  3. Informe o(s) nome(s) da empresa(s) no campo Empresas. Neste campo também é possível encontrar a empresa através dos campos de filtro. Clique na lupa que aparece ao lado do campo e use os campos Código e Nome para encontrar a informação desejada;
  4. Clique em Excluir para finalizar a exclusão da Ponte para os colaboradores e empresa(s).

Observação

A exclusão de uma troca de escala somente ocorre quando o colaborador possuir um registro que tenha todos os campos iguais informados.

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