Estrutura de escala e Escalas - Cadastros gerais

Os recursos do Cadastros gerais estão disponíveis somente se o módulo Gestão do Ponto X estiver habilitado.

Estrutura de escala

A escala determina a rotina de trabalho de cada colaborador agrupando os horários em que o colaborador irá trabalhar. Todos os colaboradores são associados a uma escala, sejam administrativos, de revezamento, de rodízio, de produção ou outros.

Depois de cadastradas, as informações de escalas ficam disponíveis para seleção na tela de Escalas.

O que você pode fazer

Filtrar escalas

Para filtrar alguma escala, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o menu: Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Horários > Estrutura de escala.
  2. Em Filtros, clique no botão +;
  3. Preencha o campo Código e/ou Descrição;
  4. Clique em Filtrar para realizar a busca.
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Cadastrar estrutura de escalas

Acesse o menu: Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Horários > Estrutura de escala, em Lista das Estruturas de Escala.

  1. Clique no botão Adicionar;
  2. Informe o código da escala no campo Código;
  3. Informe também a descrição da escala no campo Descrição;
  4. Clique em Salvar para finalizar o cadastro da escala.
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Editar uma estrutura de escala

Acesse o menu: Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Horários > Estrutura de escala. Em Lista das Estruturas de Escala, nas caixas de seleção ao lado das escalas listadas:

  1. Selecione a escala desejada e clique em Editar (não é possível realizar a edição em lote das escalas);
  2. Faça o ajuste do Código e/ou Descrição da escala;
  3. Clique em Salvar para finalizar a edição ou em Excluir a escala.
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Observação

O sistema registra o horário, dia e usuário que realizou a última alteração na escala.

Excluir uma estrutura de escala
  1. Selecione a(s) escala(s) desejada(s) e clique em Excluir;

Após clicar em Excluir, o sistema irá emitir a seguinte mensagem: DESEJA EXCLUIR O(S) REGISTRO(S) SELECIONADO(S)? Após excluir o(s) registro(s), não será mais possível consultá-lo(s).

  1. Para excluir as escalas, clique no botão Sim;
  2. Caso não queira realizar o processo de exclusão, clique no botão Não.
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Escalas

As escalas de trabalho são o agrupamento dos horários do colaborador, que determinam em quais dias da semana o colaborador irá trabalhar. Todos os colaboradores são associados a uma escala, sejam administrativos, de revezamento, de rodízio, de produção ou outros. É necessário definir as escalas de trabalho, determinando o turno, horário de sábado, revezamento, etc. Para isso, deve ser utilizada a tabela de horários, que já deve estar definida. É possível, também, efetuar os agrupamentos de escalas por empresa, através do recurso de [Estrutura de escalas](#Estrutura_de_escala). As escalas não possuem um limite de quantidade de colaboradores.

Tipos de Escalas

Existem dois tipos de escalas:

Escala Permanente

Esta é uma escala contínua. Informa-se uma data inicial que não será modificada pelo módulo. É o tipo de escala mais utilizado.

Exemplo:

Escala com horário administrativo, inicia-se numa segunda-feira e termina no domingo e todas as semanas terão os mesmos horários.

Escala Busca Automática

Esta escala é idêntica à Permanente, mas pode ter definido para um único dia vários horários.

Exemplo:

O colaborador pode trabalhar em qualquer turno que o sistema fará o cálculo conforme o horário mais próximo das marcações realizadas.

O que você pode fazer

Filtrar escala

Acesse o menu: Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Horários > Escala. Nessa tela, é possível realizar a busca das escalas já cadastradas no sistema, através dos filtros disponibilizados.

Para filtrar alguma escala, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Em Filtros, clique no botão +;
  2. Preencha os filtros disponíveis na tela: Código, Descrição, Tipo de escala, Estrutura de escala e Estrutura de escala.
  3. Por fim, clique no botão Filtrar para realizar sua busca.
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Editar as marcações
  1. Acesse o menu: Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Horários > Escala.
  2. Em Lista de Escalas, selecione a escala desejada e clique em Editar (não é possível realizar a edição em lote das escalas);
  3. Em Escala, você pode editar as informações de: Código, Descrição, Validade inicial, Validade final, Tipo de escala, Estrutura de escala, Turno da escala, Horas DSR, Horas semana e Horas mês;
  4. Para salvar as alterações realizadas, clique em Salvar;
  5. Para excluir a escala, clique em Excluir. Ao clicar, o sistema irá exibir a mensagem: DESEJA EXCLUIR O(S) REGISTRO(S) SELECIONADO(S)? Após excluir o(s) registro(s), não será mais possível consultá-lo(s). Se estiver correto, clique em Sim e a escala será excluída permanentemente.
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Nessa tela, também estão disponíveis as guias: Turma de escala, Configuração da escala, Ponto e Horários da escala.

Turma de escala

Este item possibilita que a mesma escala possa ser utilizada para abranger várias turmas de revezamento. Será importante neste caso, definir corretamente as datas de início de vigência das turmas.

Exemplos:

Colaboradores que trabalham na área administrativa, possuem um único horário de segunda à sexta-feira, o início da escala é segunda-feira, portanto, o início de vigência é o dia de início dos trabalhos (correspondente a uma segunda-feira). Neste caso teremos uma única turma, ou seja, uma única data de início de vigência.

Colaboradores de uma linha de produção trabalham em regime de 6 x 2, ou seja, trabalham 6 dias e descansam 2.

No exemplo, temos 4 turmas diferentes, possuem o mesmo horário, mas tem seus dias de descanso em data diferenciada, de tal forma que, temos sempre 3 turmas trabalhando e 1 descansando.

O início de vigência a ser informado para cada turma é o primeiro dia de trabalho, o início do seu turno, dentro do mês em que iniciar a apuração das marcações, veja o exemplo abaixo:

Turma

Data de Vigência

1

06/05/96

2

07/05/96

3

08/05/96

4

09/05/96

Adicionar turma
  1. Clique no botão Adicionar;
  2. No campo Código, informe o número da turma;
  3. No campo Data base da turma, informe a data de início da turma.
  4. Por fim, clique no botão Salvar para finalizar o cadastro.

Observação

No campo Código, as transferências coletivas de horários base e de sábado, bem como das horas semana, devem ser tratadas através deste item. Isto quando a empresa não utiliza escala horária.

Configuração da escala
  1. No campo Data início, informe a data que a vigência que essa configuração terá início;

  2. O campo Tipo de Feriado define qual tabela de feriados será utilizada para os colaboradores da escala;

    • Próprio: é habilitado o campo Tabela de Feriados e na apuração será considerada a tabela de feriados informada nesse campo;
    • Filial: será considerada na apuração as tabelas de feriados (diurna e noturna) informadas no cadastro de Filial;
    • Local: será considerada na apuração as tabelas de feriados (diurna e noturna) informadas nas propriedades do Local do organograma;
    • Não tem feriado: para essa escala nunca será considerado feriado na apuração.
  3. Informe a tabela de feriados para a escala, caso esta escala utilize uma tabela de feriados específica. Se esta escala utiliza a tabela de feriados da filial, esse campo deve ficar em branco.

  4. Ao finalizar, clique no botão Salvar.

Horários da escala

Informar todos os horários que irão compor a escala, completando um ciclo. Para poder configurar os horários, é necessário ter uma turma cadastrada.

  1. Clique no botão Adicionar;
  2. Se for o primeiro cadastro de horários, ao clicar em Adicionar, o sistema já irá habilitar o campo Horário, iniciando com o dia Seg. Então você pode clicar na lupa e buscar o horário desejado para cadastrar. Ao selecionar um horário, em Marcações Previstas, o sistema já informa os horários previstos das marcações, conforme configurado em horários. Clique no botão check , e para que seja possível replicar essa configuração para os outros dias da semana, em Ações, clique em Replicar, e informe a quantidade de réplicas que serão feitas dessa configuração, ou seja, a quantidade de dias que terão a mesma configuração de horários.
  3. Para Editar os horários, em Ações, clique no botão Editar e ajuste o horário;
  4. Para excluir algum horário, em Ações, clique no botão Excluir;
  5. Ao finalizar o processo de configuração, clique no botão Salvar.
Cadastrar escala
  1. Acesse o menu: Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Escala > Cadastro.
  2. Em Lista de Escalas, clique em Adicionar;
  3. Preencha as informações dos campos: Código, Descrição, Validade inicial, Validade final, Tipo de escala, Estrutura de escala, Turno da escala, Horas DSR, Horas semana e Horas mês;
  4. Para salvar as alterações realizadas, clique em Salvar.
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Editar uma escala
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros >  Escala > Cadastro e selecione uma escala;
  2. Clique em Editar.
  3. Altere as informações necessárias.
  4. Clique em Salvar.
Excluir um evento
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros >  Escala > Cadastro e selecione uma escala;
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão do evento.
Histórico de exclusão de escalas
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros >  Escala > Cadastro;
  2. Clique em Outras Ações>** Ver Exclusões** para acessar a lista de escalas excluídas.
  3. É possível exportar os dados exibidos em um arquivo CSV clicando no ícone de exportação, localizado ao lado do total de registros.
Cadastrar um histórico de escalas para o colaborador
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Escalas.
  2. Clique em Adicionar.
  3. Selecione o Colaborador que terá o histórico de escala adicionado.
  4. Informe Data inicial e Escala e os demais campos, conforme necessidade.
  5. Clique em Salvar para finalizar o lançamento do histórico.
Editar históricos de escalas do colaborador
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Escalas.
  2. Selecione a linha do histórico de escala que se deseja editar.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere as informações necessárias, clique em Salvar.
Excluir históricos de escalas do colaborador
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Escalas.
  2. Selecione a linha do histórico de escala que se deseja excluir.
  3. Clique em Excluir.
  4. O sistema irá questionar se realmente você deseja excluir o registro, selecione Sim.
Cadastrar históricos coletivos de escalas dos colaboradores
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Escalas.
  2. Clique em Outras ações e selecione a opção Adicionar coletivamente para lançar novos históricos.
  3. Selecione a Empresa ou os Colaboradores para determinar quais pessoas terão os históricos de escala lançados.
  4. Clique em Continuar para seguir o processo.
  5. Selecione a Data inicial, Escala e demais campos, conforme necessidade.
  6. Clique em Salvar para finalizar o lançamento do histórico.
Excluir históricos coletivos de escalas dos colaboradores
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Escalas.
  2. Clique em Outras ações e selecione a opção Excluir coletivamente para excluir históricos.
  3. Selecione a Empresa ou os Colaboradores para determinar históricos de escala que serão excluídos.
  4. Clique em Continuar para seguir o processo.
  5. Na tela de Histórico da Escala - Exclusão Coletiva, você deve informar os campos para que o sistema pesquise através dessas informações quais históricos serão excluídos.

Importante

Para que as informações sejam excluídas, é necessário que o preenchimento da tela de Histórico da Escala - Exclusão Coletiva seja exatamente igual ao preenchimento realizado ao incluir os históricos (inclusive letras maiúsculas e minúsculas). Senão, as informações não serão excluídas.

  1. Clique em Excluir.
  2. O sistema irá apresentar uma mensagem informando que a exclusão irá acontecer em segundo plano e você será avisado através de um alerta que o processo terminou. Desta forma, será possível visualizar no log os dados excluídos.

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