Cadastro de Situações - Cadastros gerais

Os recursos do Cadastros gerais estão disponíveis somente se o módulo Gestão do Ponto X estiver habilitado.

Situações são as circunstâncias nas quais os colaboradores se encontram durante a vida laboral (trabalhando, afastado ou de férias, por exemplo). As situações que você lançar ficam registradas no histórico do colaborador.

Cada colaborador cadastrado no HCM sempre terá uma situação de trabalho corrente. A situação de trabalho é definida automaticamente pelo HCM com base nas ações realizadas com o colaborador. Por exemplo, ao admitir um colaborador, o HCM define a situação dele como ativo; ao demitir um colaborador, o HCM define a situação dele como desligado.

Toda situação deve fazer parte de uma estrutura de situações, a qual é cadastrada previamente.

O que você pode fazer:

Cadastrar estruturas de situações
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Situações > Estruturas de situações.
  2. Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de uma estrutura.
  3. Informe um código (numérico) e uma descrição que identifiquem a estrutura de situações.
  4. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.

As estruturas de situações ficam disponíveis para seleção no cadastro de situações das empresas, permitindo fazer a associação entre os dois.

Você precisará também adicionar a estrutura de situações no cadastro da empresa que irá usar essa estrutura.

Editar uma estrutura de situação
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Situações > Estruturas de situações e selecione uma estrutura de situação.
  2. Clique em Editar.
  3. Altere as informações necessárias.
  4. Clique em Salvar.
Excluir uma estrutura de situação
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Situações > Estruturas de situações e selecione uma estrutura de situação.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão da estrutura de situação.
Cadastrar situações
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Situações > Cadastro.
  2. Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de uma situação, ou selecione um registro existente para editá-lo.
  3. Informe um código (numérico) e um nome que identifiquem a situação.
  4. Selecione o tipo de situação entre as opções disponíveis.
Informações adicionais sobre os tipos de situação

Os tipos de situação representam a circunstância em que o colaborador está num determinado momento.

Todo tipo de situação se enquadra em uma das seguintes categorias:

  • Situações de trabalho — indicam se o colaborador está ativo, afastado, de férias, desligado, entre outras.
  • Situações de controle de jornada — representam as horas faltas, trabalhadas, extras, entre outras.
  1. Preencha o campo Situação dias justificados, somente se estiver cadastrando uma situação de auxílio-doença ou de acidente de trabalho. Esta informação é usada para controle dos dias de afastamento justificados nestas ocasiões.
  2. Selecione a estrutura de situações com a qual essa situação será vinculada.
  3. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.

Detalhes da situação

Ao salvar o cadastro da situação, o painel de Detalhes da situação será habilitado na parte inferior da tela. Este painel contém as seguintes guias:

Ponto

Fazer definições do ponto na Situação

  1. Acesse a guia Ponto no cadastro da Situação e clique em Adicionar, ou selecione um registro existente para editá-lo.

  2. Selecione uma situação complementar que será associada à Situação original.

  3. Ative ou desative os assinalamentos de acordo com o comportamento esperado para a Situação:

    • Situação de exceção — Situações consideradas como exceções são listadas em relatórios de ocorrências do ponto, os quais podem ser enviados para análise de lideranças.
    Exemplos:
    • Situações de horas extras e ausências normalmente são consideradas exceções, pois a liderança deve tomar uma decisão sobre elas (pagar ou não as extras, descontar ou não a ausência).
    • Situações de afastamento, férias, trabalho normal e adicional noturno normalmente não são consideradas exceções, pois a liderança não precisa tomar nenhuma decisão ou ação sobre elas.

    A empresa deve estipular o que ela considera uma exceção ou não.

    • Situação de exceção — Situações consideradas como exceções são listadas em relatórios de ocorrências do ponto, os quais podem ser enviados para análise de lideranças.
    • Motivo de acerto obrigatório — Situações com motivo de acerto obrigatório exigem que os colaboradores informem o motivo de estarem as incluindo no seu acerto de ponto.
    • Situação diurna e Converte em horas noturnasindique se a Situação se refere a horas diurnas ou se ela deve ser convertida para horas noturnas.
      • Cada Situação pode ter somente uma destas opções ativa.
      • Ao ser convertida em horas noturnas, seu valor será dividido por 52.5 minutos e multiplicado por 60 minutos.
    • Obrigar anexo no afastamento — ao lançar um histórico de afastamento com uma Situação que tenha esta opção ativa, os colaboradores deverão anexar um documento que comprove o afastamento (exemplo: um atestado de consulta médica).
  4. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.

O que é uma situação complementar e para que é usada

A situação complementar permite incluir um tratamento diferenciado entre horas diurnas e noturnas. Ou seja, ao cadastrar uma Situação referente a horas diurnas, é possível informar uma situação complementar de horas noturnas e como elas serão tratadas, e vice-versa.

Editar uma situação
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Situações > Cadastro e selecione uma situação.
  2. Clique em Editar.
  3. Altere as informações necessárias.
  4. Clique em Salvar.
Excluir uma situação
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros >   Situações > Cadastro e selecione uma situação.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão da situação.

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