Cartas de reconhecimento — Gestão de Remuneração

Com o objetivo de celebrar marcos profissionais importantes na carreira dos colaboradores, as cartas de reconhecimento complementam a formalização de alterações contratuais — como, por exemplo: salário, cargo e benefícios.

Uma carta de reconhecimento, portanto, proporciona um momento de destaque e aclamação do colaborador: seja pelo desempenho diferenciado, seja por uma conquista profissional. Outros benefícios são:

Assista, no YouTube, uma talk de produto realizada pela Senior — onde nossa especialista falou sobre cartas de reconhecimento!

Ativar a funcionalidade

Papéis e permissões

A área de Gestão de Pessoas, na pessoa do RH, é responsável pela geração das cartas de reconhecimento. Para ativar a funcionalidade, o usuário com perfil de administrador deve acessar o menu Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis.

Nessa tela, deve-se buscar pelos papéis existentes no Gestão de Remuneração e habilitar as permissões disponíveis no recurso:

(res://senior.com.br/hcm/remuneration/recognitionLetter)

Configurações

Após concluir a gestão dos papéis, é necessário configurar o comportamento da Carta de Reconhecimento no menu Gestão de Remuneração > Configurações:

Imagem

Para fazê-lo, selecione a empresa desejada e acesse a aba Carta de Reconhecimento para configurar:

Todos os itens descritos acima permitem que suas ações ocorram antes e/ou depois de efetivar a proposta. Essas configurações são aplicadas com base na empresa do colaborador alvo da proposta .

Utilizar a funcionalidade

Criação e configuração do modelo

Ao acessar Gestão de Remuneração > Cartas de Reconhecimento, clique no botão Criar modelo para preencher os campos abaixo:

Imagem
Atenção
  • Verifique se as imagens inseridas respeitam o tamanho indicado acima (de 700px por 120px), caso contrário, a centralização do texto será modificada — o que pode dar a impressão de erro;
  • Caso utilize o formato de propostas escalonadas, certifique-se de selecionar o Escalonamento ao habilitar os campos no item 3, para que o detalhamento das parcelas apareça na carta de reconhecimento.
  • Considere também que ao escalonar propostas, a carta de reconhecimento assumirá como data de efetivação a data da primeira parcela do escalonado.
  • Quando não houver mudança na estrutura hierárquica, a carta de reconhecimento será enviada ao gestor imediato atual antes e/ou depois da proposta efetivada. Caso haja mudança do Colaborador na estrutura hierárquica, a carta será enviada para o novo gestor antes e/ou depois da proposta efetivada, conforme configuração.

Gerenciamento

A tela Gestão de Remuneração > Cartas de Reconhecimento apresentará a lista dos modelos de cartas criados. Ao clicar no botão Ações, três opções serão exibidas:

Importante

  • Caso haja uma tentativa de inativar uma carta já vinculada a uma proposta ou política, o sistema redirecionará o usuário para a edição do modelo utilizado — pois, para gerar a carta de reconhecimento, a política salarial precisa de um modelo ativo;

  • Para vincular um novo modelo à política vigente cujo modelo foi excluído, acesse Gestão de Remuneração > Lista de políticas salariais > Critérios da política salarial. Será necessário, também, fazer uma revisão das políticas.

Vinculação à política salarial

Na tela Gestão de Remuneração > Políticas salariais vigentes, ao clicar em Detalhar, ocorrerá um direcionamento para a tela de Critérios de política salarial — onde é possível acessar a lista de motivos da política salarial já existentes.

Nessa tela, na coluna Modelo da Carta de Reconhecimento, é necessário escolher uma carta de reconhecimento ativa para vinculá-la com o motivo da política selecionada.

Geração e envio da carta

Em Gestão de Remuneração > Propostas > Gerenciar propostas, na aba Pendente de efetivação:

Ao final, lembre-se de efetivar a proposta, através do botão Efetivar ou menu Ações > Efetivar — garantindo, então, que as alterações realizadas irão para a folha de pagamento.

Já em Gestão de Remuneração > Propostas > Gerenciar propostas, na aba Finalizada; ou no menu Gestão de Remuneração > Aprovar e Acompanhar propostas, na aba Finalizada:

Notas

  • Ainda na aba Pendente de efetivação, é possível acompanhar as datas de geração e envio da carta de reconhecimento — possibilitando, assim, o alinhamento entre RH e Gestor imediato do colaborador em questão, para que a proposta seja efetivada apenas após o envio das cartas de reconhecimento para o Gestor;
  • As cartas de reconhecimento não enviam notificações via Plataforma Senior X;
  • Para propostas alteradas pelo RH — Efetivador, a carta de reconhecimento deverá ser gerada na aba Finalizada;
  • As configurações das cartas de reconhecimento por empresa são aplicadas com base na empresa do colaborador alvo da proposta;

Este artigo ajudou você?