Avaliação do contrato de experiência — Painel de Gestão

Observação

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Além de ser um contrato de trabalho temporário entre uma empresa e um colaborador, um contrato de experiência oferece a ambos a oportunidade de analisar se desejam continuar a relação trabalhista.

Se a empresa está satisfeita com o desempenho do colaborador, pode optar por efetivá-lo: transformando o contrato temporário em prazo indeterminado. Por outro lado, se considerar que o colaborador não atende às suas expectativas, pode decidir por encerrar o contrato ao final do período de experiência.

O Painel de Gestão, que já conta com Insights para notificar vencimentos contratuais, aprimora suas funções ao apresentar a Avaliação do contrato de experiência — um modelo com perguntas para auxiliar gestores nesse momento decisivo — que, ao ser respondido, fica disponível para consulta do RH: que poderá seguir com os procedimentos administrativos necessários.

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Ativação

Para ter acesso a todas as telas e funções da avaliação do contrato de experiência, é necessário habilitá-la. Para isso, um usuário administrador deve configurar os papéis de RH e Gestor, acessando:

E, no domínio hcm / employeecontractevaluation, habilite os recursos informados na documentação Papéis e permissões - Painel de Gestão, no item Avaliação do contrato de experiência.

Avaliados e notificações

O processo de avaliação do contrato de experiência envolve colaboradores integrados do HCM XT.

No módulo Administração de Pessoal, na ficha complementar do colaborador, estão disponíveis os campos para especificar a duração do contrato — incluindo seu prazo e eventuais prorrogações. Com base nessa informação e no que for definido na tela de configurações da avaliação do contrato de experiência, será definido o momento do envio das notificações de avaliação pendente.

Essas notificações fazem parte de um processo interno e automático de agendamentos do Painel de Gestão. Por padrão, enquanto a avaliação não for realizada, a notificação será reenviada a cada dois dias — e não é possível alterar essa configuração.

Importante

  • As avaliações serão geradas apenas para colaboradores que se enquadrem nos seguintes tipos de contrato:
    • 1 - Empregado;
    • 10 - Professor;
    • 12 - Trabalhador Doméstico.

Formulários de avaliação

Antes de configurar a funcionalidade, é necessário criar o formulário de avaliação. Para isso, acesse:

O Painel de Gestão disponibiliza um modelo padrão, no entanto, é possível criar um formulário personalizado:

Importante

É possível configurar formulários distintos para o primeiro e o segundo contrato de experiência, caso o recurso esteja ativado via feature toggle. Isso permite aplicar questionários diferentes conforme o momento do vínculo contratual.

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Conforme demonstrado na imagem acima, é possível criar tipos de questões diferentes (seleção única, seleção múltipla e texto). Ressaltamos, porém, que a pergunta de parecer final sempre constará nas avaliações, não sendo possível removê-la ou editá-la, para identificar se o colaborador passou na experiência.

Além disso, o processo de configuração de formulários disponibiliza a opção de utilizar o campo Copiar formulário existente, facilitando a criação de um novo questionário com base em qualquer um dos questionários já desenvolvidos, e permitindo editá-lo com as alterações desejadas.

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Configuração

Para definir os parâmetros da avaliação do contrato de experiência, acesse:

Nessa tela, os seguintes campos estarão disponíveis:

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Importante

  • Se o posto desse Gestor estiver vago (ou seja, pendente de contratação), a avaliação do contrato de experiência será gerada sem avaliador — sendo, portanto, enviada para todos os usuários analistas de RH, que delegarão o responsável por avaliar o colaborador.
  • Quando uma avaliação de contrato é criada, ela continua aparecendo como “pendente” mesmo que a pessoa já tenha saído da empresa. O sistema não apaga nem muda essa informação sozinho, e isso só expira depois que o tempo da avaliação acaba.

Exemplo

Considere:

  • um contrato de experiência que se encerra no dia 05 de março de 2025;
  • os campos preenchidos conforme a imagem de exemplo acima — ou seja: 15 dias para o momento da geração e 3 dias para o momento da expiração da avaliação.

Logo, de acordo com os parâmetros descritos acima:

  • no dia 19 de fevereiro de 2025 (momento da geração), a avaliação será gerada e enviada para o avaliador responder;
  • no dia 02 de março de 2025 (momento de expiração), a avaliação ficará indisponível para o avaliador e retornará o resultado para o RH, permitindo que os trâmites de contratação ou desligamento sejam realizados pelo setor nos três dias anteriores ao encerramento do contrato de experiência.

Caso uma avaliação atinja o prazo limite sem ser respondida pelo avaliador, ela será automaticamente considerada expirada e terá seu status alterado para Não avaliado. Dessa forma, não será mais possível realizar nenhuma ação sobre essa avaliação.

A exibição dos campos de formulário varia conforme a opção escolhida em Contratos avaliados.

Atenção

  • Diversos modelos de formulário podem ser criados, porém, o selecionado para uso será aplicado em todas as avaliações enviadas. Portanto, não é possível configurar formulários diferentes para abrangências diferentes;
  • O formulário selecionado será aplicado em todas as avaliações geradas para a etapa correspondente;
  • Uma vez que o formulário é criado, não é possível editá-lo ou excluí-lo;
  • O efeito de um novo formulário selecionado nas configurações estará restrito a avaliações geradas após essa data; consequentemente, avaliações pendentes serão concluídas utilizando o formulário anterior;
  • Não é possível gerar avaliações retroativas para contratos cuja data de geração de avaliação já tenha passado. Todos os dias, a data de geração das avaliações dos contratos elegíveis é calculada com base na configuração da rotina. Os contratos cuja data de geração de avaliação reflita o dia em questão terão suas avaliações geradas. Por exemplo, se o cálculo da data de geração da avaliação dos contratos foi disparado no dia 14/08, serão geradas avaliações apenas para os contratos cuja a data de vencimento - dias configurados na rotina, sejam iguais a 14/08.

Acompanhamento

Pelo avaliador
  • Painel de Gestão > Painel do gestor > Contratos e salários > Avaliar contratos de experiência

Essa tela apresenta, para consulta do gestor/avaliador, a lista de avaliações pendentes que estão em seu nome; além de filtros para refinar a pesquisa.

Ao selecionar uma avaliação, ela será exibida com os dados do colaborador a ser avaliado e possibilitará o preenchimento das respostas.

Para o parecer final, é possível gerá-lo via inteligência artificial com IAssist usando o botão Gerar justificativa. Ao usar essa opção, uma sugestão de texto será criada via IAssist com base nos dados inseridos no formulário respondido pelo Gestor, podendo ser editado ou apagado posteriormente.

Observação

  • A opção de gerar uma justificativa via IAssist busca auxiliar gestores a criar um parecer final de contrato de experiência via inteligência artificial. Por isso, é importante revisar os dados, a fim de que estejam condizentes com o parecer desejado.
  • Na tela de Avaliação contratos de experiência, ao aplicar um número muito grande de filtros simultaneamente, a consulta pode não ser processada corretamente. Recomenda-se reduzir a quantidade de filtros aplicados para garantir o retorno dos resultados.
Pelo RH
  • Painel de Gestão > Painel do RH > Avaliações contratos de experiência

Essa tela apresenta, para consulta do profissional de RH, a lista das avaliações geradas; além de filtros para refinar a pesquisa.

Também é possível, em situações em que o posto de gestor está vago, designar o avaliador de um colaborador ou realizar a substituição de avaliador. ao clicar no ícone .

Quando a avaliação for respondida, basta selecioná-la para visualizar as respostas e seguir com os trâmites necessários (efetivação ou desligamento).

Observação

  • No momento em que uma avaliação é reprovada, uma notificação automática é enviada pela plataforma ao papel “HCM - Analista de RH - Padrão”, indicando que o Colaborador teve sua avaliação de experiência reprovada.
  • Na tela de Avaliação contratos de experiência, ao aplicar um número muito grande de filtros simultaneamente, a consulta pode não ser processada corretamente. Recomenda-se reduzir a quantidade de filtros aplicados para garantir o retorno dos resultados.

Também é possivel extrair os dados das avaliações dos contratos de experiência e consultar os dados de cada pergunta ao extraí-los, visualizando as informações do avaliador, colaborador, situações de aprovações e reprovações, entre outros dados contidos na funcionalidade. Para isso, basta configurar o seguinte script SQL na tela de visões dinâmicas:

select

v_person_evaluator.name as”Avaliador”,

ve2.company_number as”Empresa do colaborador”,

ve2.register_number as “Matrícula”,

v_person_evaluated.name as “Colaborador avaliado”,

v_questionnaire.title as “Questionário”,

v_employee_contract_evaluation.generation_date as “Data geração”,

COALESCE(v_employee_contract_evaluation.evaluation_date, ’-’) as “Data avaliação”,

v_employee_contract_evaluation.evaluation_limit_date as “Data limite da avaliação”,

v_question.description as “Questão”,

COALESCE(v_alternative.description, ’-’) as “Alternativa”,

COALESCE(v_text_answer.text, ’-’) as “Resposta”,

v_evaluation_status.status_description as “Status”,

COALESCE(v_employee_contract_evaluation.reason, ’-’) as “Parecer final”

from

”hcm-report”.v_employee_contract_evaluation v_employee_contract_evaluation

join “hcm-report”.v_evaluation_status v_evaluation_status on

CAST(v_evaluation_status.evaluation_status_id as varchar) =

CAST(v_employee_contract_evaluation.evaluation_status_id as varchar)

join hcm-report”.v_employee ve on v_employee_contract_evaluation.evaluator_id = ve.id

join “hcm-report”.v_person_v2 v_person_evaluator on ve.person_id = v_person_evaluator.person_id

join “hcm-report”.v_employee ve2 on v_employee_contract_evaluation.evaluated_id = ve2.id

join “hcm-report”.v_person_v2 v_person_evaluated on ve2.person_id = v_person_evaluated.person_id

join “hcm-question_service”.v_questionnaire v_questionnaire on v_employee_contract_evaluation.questionnaire_id = v_questionnaire.questionnaire_id

join “hcm-question_service”.v_questionnaire_question v_questionnaire_question on v_questionnaire.questionnaire_id = v_questionnaire_question.questionnaire_id

join “hcm-question_service”.v_question v_question on v_question.question_id = v_questionnaire_question.question_id

left join”hcm-question_service”.v_answer v_answer on v_answer.answer_id = v_employee_contract_evaluation.answer_id

left join”hcm-question_service”.v_text_answer v_text_answer on v_text_answer.question_id = v_question.question_id and v_text_answer.answer_id = v_answer.answer_id

left join”hcm-question_service”.v_alternative v_alternative on v_alternative.question_id = v_question.question_id

left join”hcm-question_service”.v_answer_alternative v_answer_alternative on v_answer_alternative.alternative_id = v_alternative.alternative_id and v_answer_alternative.answer_id = v_answer.answer_id

where

v_answer_alternative.answer_id is not null or v_alternative.description is null

order by v_person_evaluator.name, v_person_evaluated.name,

v_employee_contract_evaluation.evaluation_date, v_question.”sequence”, v_alternative.”sequence”;

Importante

  • Em caso de reprovação na conclusão da avaliação, o colaborador não será desligado automaticamente. Todo o processo de desligamento do colaborador deve ser realizado manualmente pelo RH. O intuito da funcionalidade de avaliação do contrato de experiência é facilitar a comunicação entre gestor e RH e suas rotinas, e não encerrar contratos — isso, se necessário, deve ser feito pelo RH;
  • Na tela de acompanhamento das avaliações do contrato de experiência, a coluna Status da avaliação pode apresentar uma das quatro situações: aprovado, reprovado, pendente e não avaliado. Atenção para a diferença entre:
    • Pendente: A avaliação ainda não foi realizada pelo avaliador;
    • Não avaliado: A avaliação não foi concluída no prazo estabelecido, impossibilitando qualquer ação relacionada a ela.
  • Quando um colaborador for filtrado no menu Painel de gestão > Painel do RH > Avaliações contrato de experiência, ao clicar no botão Visualizar, será exibida uma nova janela com dois quadros. Para uma melhor visualização, clique na imagem.
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    • Quadro superior – Contrato vigente: Apresenta o estágio vigente do contrato do colaborador.
    • Quadro inferior – Formulários de avaliação: Exibe os formulários disponíveis para consulta, como Primeira Avaliação e Segunda Avaliação. Ao selecionar um formulário, seu conteúdo é exibido, permitindo a análise de avaliações anteriores ou atuais.
      Atenção: Os quadros são independentes. O quadro superior sempre mostra a fase atual do contrato, enquanto o inferior permite navegar entre os formulários. Portanto, ao alternar entre os formulários no quadro inferior, o conteúdo do quadro superior permanece inalterado.
  • Caso o gestor selecione os status Aprovado ou Reprovado na avaliação do contrato de experiência, essa escolha não poderá ser alterada posteriormente.

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