Motivo por situação - Gestão do Ponto X
A tela Motivos por Situação permite associar diferentes motivos de acertos às situações que podem ocorrer na vida laboral dos colaboradores. Essa associação é essencial para garantir que os ajustes e registros de eventos sejam feitos de forma justificada e organizada no sistema.
Se um colaborador foi afastado, pode ser justificado o motivo do afastamento com opções como “Doença”, “Acidente de Trabalho”, “Licença Maternidade”, entre outros.
Ao registrar um ajuste no afastamento do colaborador, apenas os motivos compatíveis com essa situação estarão disponíveis para seleção.
Acesse a tela pelo caminho: Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo por Situação.
O que você pode fazer?
Associar uma situação à um motivo de acerto
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo por Situação.
- Selecione a Situação. As situações são as circunstâncias nas quais os colaboradores se encontram durante a vida laboral (trabalhando, afastado ou de férias, por exemplo), elas ficam registradas no histórico do colaborador. Para poder informar as situação neste campo, é necessário que ela já tenha sido cadastrada Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Situações > Situações.
- Selecione o os motivos que justificam um ajuste na situação do colaborador. Eles são usados para registrar corretamente o contexto de determinadas mudanças ou eventos, como uma retificação de afastamento, ajuste de férias ou correção de registro.
- Situação: Afastado
- Motivo: Doença
Exemplo: um colaborador apresentou atestado médico e precisará se afastar por 10 dias. No sistema, ao registrar esse afastamento, o usuário seleciona a situação “Afastado” e escolhe o motivo “Doença” para justificar a ausência. Esse registro será armazenado no histórico do colaborador.
- Situação: Férias
- Motivo: Reprogramação
Exemplo: o gestor identificou que um colaborador precisa alterar a data de suas férias por necessidade do setor. O usuário acessa a tela e, ao registrar a alteração, seleciona a situação “Férias” e escolhe o motivo “Reprogramação”, garantindo que a mudança fique devidamente documentada.
- Situação: Trabalhando
- Motivo: Erro de marcação
Exemplo: um colaborador esqueceu de registrar o ponto de entrada. O RH acessa a tela para justificar a correção da marcação e escolhe a situação “Trabalhando” com o motivo “Erro de marcação”. Assim, o ajuste fica registrado corretamente.
- Situação: Desligado
- Motivo: Pedido de demissão
Exemplo: um colaborador solicitou o desligamento da empresa. No sistema, o usuário registra a situação “Desligado” e seleciona o motivo “Pedido de demissão”, garantindo que o histórico reflita corretamente a razão da saída.
Editar associação da situação e motivo de acerto
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo por Situação.
- Selecione a associação que é necessária alguma atualização e clique em Editar;
- Realiza a alteração e clique em Salvar.
Vale ressaltar, que ao realizar uma alteração na associação, o sistema irá aplicar em todos locais que ela já foi usada.
Excluir associação da situação do motivo de acerto
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Gestão do Ponto X> Cadastros > Motivos > Motivo por Situação.
- Selecione a associação e clique em Excluir;
- Clique em Sim na mensagem de confirmação.
Após a confirmação, o sistema inicia um processamento interno para verificar se a associação pode realmente ser excluída. Esse processo garante a integridade dos dados e valida se não há vínculos impeditivos.
Se a exclusão for aprovada, o registro será movido para a seção de registros excluídos. Para consultar associação que foram excluídas com sucesso, acesse: Ações > Ver Exclusões.
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