Local (setor) - Gestão de Departamento Pessoal

Os locais são os setores, departamentos ou seções que a organização define como o lugar de trabalho do colaborador dentro da estrutura de organograma. Um grupo de locais compõe a estrutura do organograma.

A estrutura de organograma é responsável por determinar a quantidade de níveis hierárquicos e posições (divisões existentes em um mesmo nível) de uma estrutura de locais. Através dela são efetuadas as quebras de relatórios, totalizações, entre outros.

Um local do organograma é constituído de três partes independentes:

Alterar um local

Este é o procedimento para a movimentação de um colaborador que já foi admitido.
Para saber como informar dados contratuais em um novo cadastro, veja o procedimento da admissão.

  1. Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
  2. Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos contratuais.
  3. Acesse a guia Local e clique em Alterar para cadastrar um novo cargo no histórico.

    Nesta guia você pode também consultar ou excluir registros do histórico de locais atribuídos ao colaborador.
  4. Forneça a data de início do novo histórico, identifique a nova natureza e clique em Salvar.
Condições para alterar ou excluir um histórico de local

Para alterar o local do colaborador:

  • o local informado precisa ser compatível com seu posto de trabalho e diferente do local atual
  • o colaborador não pode estar demitido
  • o período de cálculo da folha não pode estar encerrado

Nota

Se o local estiver definido como uma característica do posto de trabalho do colaborador, o local só poderá ser alterado na guia Posto de trabalho.

Caso contrário, o botão Alterar estará disponível na guia Local para incluir um novo histórico.

Para excluir o local do colaborador:

  • ele não pode ter um local com histórico em aberto, isto é, um registro com data de início posterior à data de término do registro anterior
  • o local a ser excluído não pode ser o inicial (registrado na admissão do colaborador)
  • as informações relacionadas ao local anterior precisam continuar compatíveis com seu posto de trabalho
  • o período de cálculo da folha não pode estar encerrado

Este artigo ajudou você?