Cadastro de Vínculos Empregatícios - Cadastros gerais

Os recursos do Cadastros gerais estão disponíveis somente se o módulo Gestão do Ponto X estiver habilitado.

O vínculo empregatício descreve qual é a relação de um colaborador com a empresa. No HCM da Senior, o vínculo é usado para:

Cada colaborador cadastrado no HCM tem que ser associado a um vínculo empregatício, que fará parte de uma estrutura de vínculos.

O que você pode fazer:

Cadastrar estruturas de vínculos
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Vínculos > Estruturas de vínculos.
  2. Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de uma estrutura, ou selecione um registro existente para editá-lo.
  3. Informe um código (numérico) e uma descrição que identifiquem a estrutura de vínculos.
  4. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.

As estruturas de vínculos ficam disponíveis para seleção no cadastro de vínculos das empresas, permitindo fazer a associação entre os dois.

Você precisará também adicionar a estrutura de vínculos no cadastro da empresa que irá usar essa estrutura.

Editar uma estrutura de vínculo
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Vínculos > Estruturas de vínculos e selecione uma estrutura.
  2. Clique em Editar.
  3. Altere as informações necessárias.
  4. Clique em Salvar.
Excluir uma estrutura de vínculo
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Vínculos > Estruturas e selecione uma estrutura.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão da estrutura de vínculo.
Cadastrar vínculos
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Vínculos > Cadastro.
  2. Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de um vínculo, ou selecione um registro existente para editá-lo.
  3. Informe um código (numérico) e um nome que identificam o vínculo.
    • O sistema sugere o próximo código disponível (incremental), mas você pode alterar este código se quiser.
    • O nome do vínculo é um texto livre, que serve para identificar o vínculo mais facilmente.
  4. Selecione o tipo de contrato associado ao vínculo.
    • A lista de tipos de contrato apresenta somente as opções aceitas pelo eSocial.

Observação

O tipo de contrato não pode ser alterado se o vínculo já estiver no histórico de algum colaborador. Neste caso, crie um novo vínculo ou procure um existente, que tenha o tipo de contrato que você precisa.

  1. Selecione a estrutura de vínculos com a qual esse vínculo será associado.
  2. Selecione a categoria do eSocial relacionada a esse vínculo.
    • A lista de categorias do eSocial apresenta somente as opções aceitas pelo eSocial. Para identificar qual categoria deve ser usada, atente-se às definições da legislação para cada tipo de vínculo.

Observação

A categoria do eSocial precisa ser compatível com o tipo de contrato selecionado para o vínculo. Por exemplo, se a categoria for 901 - Estagiário, o tipo de contrato também precisa ser Estagiário, e vice-versa.

  1. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
Editar um vínculo
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Vínculos > Cadastro e selecione um vínculo.
  2. Clique em Editar.
  3. Altere as informações necessárias.
  4. Clique em Salvar.
Excluir um vínculo
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Vínculos > Cadastro e selecione um vínculo.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão do vínculo.
Histórico de exclusão de vínculos
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Cadastros > Vínculos > Cadastro.
  2. Clique em Outras Ações > Ver Exclusões para acessar a lista de vínculos excluídos.
  3. É possível exportar os dados exibidos em um arquivo CSV clicando no ícone de exportação, localizado ao lado do total de registros.
Lançar históricos de vínculos para colaboradores
  1. Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Cadastros gerais > Colaboradores > Históricos > Vínculos.
  2. Clique em Adicionar para lançar um novo histórico, ou selecione um registro existente para editá-lo.
  3. Selecione o colaborador para quem o histórico de vínculo será lançado.
  4. Selecione o vínculo que será lançado no histórico do colaborador.

Observação

O vínculo precisa existir na estrutura usada atualmente pela empresa.

  1. Digite ou selecione a data inicial do histórico. Esta será a data a partir de quando o colaborador será considerado com o vínculo selecionado.
    • A data precisa ser igual ou posterior à data de admissão do colaborador.
    • Se você selecionar uma data inicial futura, o sistema vai programar um histórico futuro para ser lançado automaticamente na data definida.
    • O colaborador pode ter somente um histórico ativo de vínculo. Por isso, quando o novo histórico iniciar, o anterior será encerrado.
  2. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.

Este artigo ajudou você?