Cenários de integração - Integrador SST

O Integrador SST atende as empresas que possuem um prestador responsável por gerenciar as informações relacionadas a segurança do trabalho e medicina ocupacional.

Com esta gestão descentralizada, o Integrador SST cumpre a função de sincronizar estas informações e enviá-las para o eDocs que, por sua vez, faz o envio para o ambiente do eSocial.

É importante conhecer o seu cenário de integração para identificar a origem das informações que serão enviadas para o Governo e saber onde consultar ou alterá-las.

Cenários atendidos pelo Integrador SST

Gestão dos dados dos colaboradores e de SST  
Gestão dos colaboradores e folha de pagamento Gestão da segurança e medicina do trabalho Recomendação
Senior — Administração de Pessoal / Gestão de Departamento Pessoal Totalmente pelo prestador SST O uso do Integrador SST é recomendado neste cenário
Parcialmente pelo prestador SST + Parcialmente pelo Segurança e Medicina da Senior
Senior — Administração de Pessoal / Gestão de Departamento Pessoal Totalmente pelo Segurança e Medicina da Senior O uso do Integrador SST é dispensado neste cenário

Modos de integração dos dados

O Integrador SST suporta dois modos de integração:

  1. Integrar eventos de SST via API (permite também importar arquivos)
  2. Integrar eventos de SST somente via importação de arquivos

Cada modo exige configurações específicas. Portanto, o modo de integração escolhido — via API (web services) ou importação — determina quais são as etapas necessárias para que o Integrador SST seja implantado da maneira correta.

a. Integração via API

Neste cenário, o sistema da Senior fornece os dados de colaboradores e folha de pagamento, enquanto o sistema do prestador faz a gestão dos eventos de SST.

Parte da implantação exige que o desenvolvedor do sistema do prestador desenvolva uma API, que será a aplicação responsável por fazer a comunicação com o sistema da Senior por meio de web services. Usando a API que foi desenvolvida, os dados são integrados automaticamente entre os sistemas.

b. Integração exclusivamente via importação de arquivos

Neste cenário, os eventos de SST são exportados do sistema do prestador e importados para o Integrador SST. Da mesma forma, os recibos retornados pelo ambiente do Governo são exportados do Integrador SST e podem ser importados no sistema do prestador.

Dessa forma, a implantação do Integrador SST é simplificada, pois não exige o desenvolvimento de uma API dedicada para a integração no sistema do prestador.

Opcionalmente, nesta modalidade é possível configurar a integração do retorno do Governo (recibos e críticas).

Para saber como funciona a importação e exportação de dados no Integrador SST, acesse a página de documentação da funcionalidade.

Observação

Ao optar pela integração exclusivamente via importação de arquivos, o cliente e o prestador devem estabelecer um processo de manutenção da matrícula eSocial dos colaboradores, pois o Integrador SST não fará o envio dessas informações.

Já no modo de integração via API, o próprio Integrador SST se encarrega de manter a matrícula eSocial atualizada entre os sistemas.

Nota

Em todos os cenários o eDocs pode ser utilizado tanto em ambiente cloud quanto on-premise.

Veja também:

Este artigo ajudou você?