Barreiras virtuais
A barreira virtual é um recurso que permite controlar a presença de pessoas em um local, sem a necessidade de impedir a movimentação através de um bloqueio físico, como uma catraca. O controle é feito inteiramente através de leitoras, acionadas no momento em que alguém entra no recinto.
Os dispositivos devem ser instalados próximos à entrada dos locais onde se deseja controlar o acesso ou a presença, como as leitoras RFID, por exemplo, que agem através de proximidade e não exigem que uma marcação seja feita fisicamente em uma leitora. Basta que a pessoa atravesse o local onde as leitoras RFID estão, enquanto porta algum equipamento que possa ser lido por elas, como um tipo específico de crachá. Também podem ser usadas leitoras convencionais, como as Smart Card e de código de barras, nas quais o colaborador efetua uma marcação para registrar sua presença, e não necessariamente liberar acesso em uma porta.
O conceito de barreiras virtuais utiliza duas leitoras simultaneamente, e a pessoa deve ser identificada por ambas, em sequência. As leitoras devem ser de dispositivos coletores, ou seja, que não efetuam controle de acesso. O espaço físico entre as leitoras é o que chamamos de barreira virtual.
Para utilizar este recurso, após cadastrar as leitoras, selecione-as nos campos Dispositivo 1 e Dispositivo 2. Defina o intervalo de tempo no qual a validação deve ser feita entre as duas leitoras no campo Tempo de resposta em segundos.
Importante
A exibição de opções de alguns campos se restringe ao que foi configurado nas abrangências cadastradas nos papéis da Senior X.
Desejamos controlar o acesso a uma área específica da empresa que possui um pequeno corredor em sua entrada. Podemos instalar uma leitora no início deste corredor e outra um pouco adiante.
Para entrar na área, o colaborador começa a se mover pelo corredor (primeira leitora) e segue por ele (passando pela segunda leitora). Ao ser identificado pelas duas leitoras, a sua presença é registrada na área em questão.
O tempo de resposta entre as leitoras é de 20 segundos. Se por qualquer razão o colaborador passar pela primeira leitora e não passar pela segunda durante esse tempo, ou se ele voltar pelo corredor em vez de continuar em frente, a presença dele naquela área não será considerada.
Observação
Ao utilizar dispositivos que controlam proximidade, deve-se conhecer a área que cada um deles alcança para evitar que sejam colocados muito próximos. Se o alcance dos dois dispositivos se sobrepuser, o funcionamento da barreira virtual pode ser comprometido.
Observações
- As permissões devem ser configuradas na Senior X >Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis;
English
Español
English
Español


