Instalação e configuração dos terminais de autoatendimento
Para a instalação e a configuração do terminal de autoatendimento, é preciso que o computador local tenha instalado o sistema Operacional Windows 32 ou 64 bits e o JRE 8 32 bits.
O que você precisa fazer:
- Crie uma pasta específica na máquina local, como por exemplo C:\terminal-autoatendimento;
- Obtenha o pacote do terminal de autoatendimento a partir da tela Gestão de Acesso e Segurança | Ronda X > Downloads;
- Copie o arquivo SelfServiceTerminal.zip para a máquina local do usuário, dentro da pasta local C:\terminal-autoatendimento;
- Dentro da pasta local C:\terminal-autoatendimento, descompacte o arquivo SelfServiceTerminal.zip. Após descompactado, o arquivo SelfServiceTerminal.zip pode ser apagado da pasta local C:\terminal-autoatendimento.
- Na Senior X, acesse Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações;
- Clique em Nova aplicação, informe o Nome (exemplo: terminal de autoatendimento), a Descrição (exemplo: terminal de autoatendimento – Gestão de Portarias) e clique em Salvar;
- Para definir os papéis da aplicação, acesse Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis;
- Clique no botão Editar do papel Usuário;
- Na guia Aplicações, associe a aplicação do terminal de autoatendimento ao papel selecionado, ativando a opção Associado e clicando em Salvar;
- Acesse Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações, para gerar as chaves de acesso da aplicação. Na aplicação do terminal de autoatendimento, clique em Ações e selecione Gerenciar chaves;
- Clique em Gerar Chave e, no arquivo de configuração do pacote do terminal de autoatendimento descompactado na máquina local, informe as duas chaves geradas, detalhadas no tópico a seguir ("Informar as propriedades do terminal de autoatendimento");
- Deixe essa tela aberta para ser usada na próxima etapa.
Na pasta local C:\terminal-autoatendimento, abra o arquivo application.properties para edição e informe as propriedades:
- access.key = copie a chave de acesso gerada no cadastro da aplicação;
- secret = copie o secret gerado no cadastro da aplicação. É o campo sem nome logo abaixo da Chave de acesso.
- tenant.name = informe o tenant que irá acessar a aplicação. Por exemplo, se o usuário da Senior X for admin@sam.com.br, nesse campo, informe somente sam.
Os demais campos do arquivo podem ficar com os valores já informados e devem ser alterados somente em casos específicos. Os campos são:
- server.port = Indica a porta do Sistema Operacional onde o serviço vai executar.
- spring.servlet.multipart.max-request-size = Tamanho máximo de uma requisição http para a aplicação.
- spring.servlet.multipart.max-file-size = Tamanho máximo de um arquivo enviado para a aplicação. Normalmente usado para restringir o tamanho das fotos.
Após concluir as informações, clique em Salvar e feche o arquivo.
Na pasta local C:\terminal-autoatendimento, execute com duplo clique o arquivo create-service e o arquivo start-service.
Antes de cadastrar um terminal, realize o cadastro de um conjunto de propriedades. Em seguida:
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança > Gestão de Portarias > Autoatendimento > Autoatendimento;
- Clique em Adicionar, informe a Descrição e escolha a Portaria ao qual o terminal pertence;
- Selecione as suas Propriedades;
- Defina o Fabricante:
- Acesso remoto: essa opção é marcada quando o terminal de autoatendimento é usado em dispositivo móvel - tablet;
- Videosoft: para o terminal desse fabricante, é possível incluir até duas portas para dispensers. Deve-se informar qual é a Porta de comunicação smart. Para terminais que utilizam dois dispensers, é necessário sinalizar qual porta de comunicação servirá para credenciais agendadas e qual servirá para credenciais não agendadas.
- Perto: os terminais desse fabricante permitem incluir apenas uma porta para dispenser.
- Clique em Salvar.
A caixa de seleção Totem ativo sinaliza que o terminal de autoatendimento está ativo e pode ser selecionado para uso na hora da configuração do dispositivo.
A caixa Em uso, por sua vez, não é editável, serve somente para consulta.
Se ela estiver marcada, significa que este terminal já está configurado em algum equipamento. Se estiver desmarcada, significa que este terminal está disponível para ser usado em algum equipamento, desde que ele também esteja marcado como ativo.
O botão Remover uso fica disponível caso o terminal esteja marcado como Em uso. Clicando nesse botão, o equipamento que estava associado antes é desvinculado, e esse terminal pode ser configurado novamente em outro equipamento.
Importante
Para gerar uma movimentação no final do fluxo, o terminal de autoatendimento precisa estar associado a uma portaria que não utiliza credencial.
Observação
Na pasta local C:\terminal-autoatendimento também é possível parar o serviço do terminal de autoatendimento. Para isso, execute com duplo clique o arquivo stop-service.
Caso deseje desinstalar/remover o terminal, na mesma pasta, execute com duplo clique o arquivo remove-service.
Quando o terminal de autoatendimento é iniciado, sua tela exibe os terminais de acesso remoto previamente cadastrados na Senior X > Gestão de Riscos e Segurança. Selecione o terminal desejado, informe o IP da impressora térmica que será usada para a impressão de credenciais e clique em Salvar.
Importante
Atualmente, somente a impressora Zebra GK420t é homologada para associação com os terminais de autoatendimento.
English
Español
English
Español


