Portaria Remota
Visualize e atenda pessoas remotamente através da rotina Portaria Remota. Com ela, é possível utilizar câmeras para monitorar a chegada de visitantes, liberar-lhes a porta de entrada, cadastrar suas entradas e conceder-lhes credenciais de acesso. Tudo isso sem a necessidade de alguém fisicamente presente na portaria, pois a identificação das pessoas e as ações a serem tomadas serão todas efetuadas através desta tela.
Pré-requisitos
Para a utilização da Portaria Remota, realize as seguintes configurações e cadastros no sistema Ronda senior X:
- Câmeras de monitoramento: utilize um servidor ou um link de imagem para as câmeras de monitoramento. Caso opte por um servidor, cadastre-o em Ronda Senior > Security Hub > Servidores CFTV. Se a câmera for utilizar um link para imagem, ignore este passo;
- Dispositivos: caso os dispositivos não existam no sistema, faça o seu cadastro;
- Fabricantes Milestone e Digifort: configure o Proxy CFTV, para os fabricantes Milestone e Digifort;
- Cadastro de câmeras: na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança > Security Hub > Câmeras e cadastre as câmeras a serem monitoradas pela portaria. Caso as câmeras usem servidores, associe-as ao cadastro efetuado nas câmeras de monitoramento. Caso contrário, forneça o link da imagem que será monitorada. Ainda no cadastro de câmeras, realize a associação destas aos dispositivos que serão utilizados na portaria (bloqueios físicos, por exemplo). Isso permitirá que os dispositivos de saída cadastrados sejam ativados remotamente;
É possível habilitar a opção de captura de foto do visitante durante a emissão da credencial somente no caso do uso de câmeras do fabricante Digifort. Para isso, crie um arquivo sem extensão chamado HTTPApiCustomHeaders. Dentro do arquivo criado, inclua o texto: Access-Control-Allow-Origin:* e coloque o arquivo na mesma pasta do Server.exe da instalação do fabricante Digifort.
- Cadastro de portarias: cadastre as portarias que serão monitoradas. Apenas usuários administradores podem efetuar este cadastro. Veja o passo a passo a seguir.
O que você pode fazer:
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança > Gestão de portarias > Portarias virtuais e clique em Adicionar;
- Preencha o Nome, o Local físico e, se desejar, o Grupo desta portaria;
- Clique em Ativo para que a portaria seja ativada e exibida na lista de portarias cadastradas. Quando a portaria não for mais utilizada, ela pode ser desativada, mas seu histórico será preservado;
- No painel Controle de Acesso, obrigatoriamente defina qual é o Local físico de origem e qual é o Local físico de destino ao acessar a Portaria Remota em questão;
- O painel Informações da portaria possui um campo de texto livre onde podem ser cadastradas informações como endereço e telefone, por exemplo;
- Clique em Salvar;
- Em seguida, associe as câmeras desejadas a esta portaria. Isso indicará ao sistema que estas câmeras (e os dispositivos relacionados a elas, conforme mencionado anteriormente) poderão ser usadas em acionamentos na portaria remota;
- No painel Acionamentos desta portaria, clique em Editar para adicionar as ações cadastradas, ou seja, as ações que poderão ser realizadas remotamente por meio da tela Portaria remota. É possível adicionar várias ações diferentes, e cada uma delas pode acionar uma ou mais saídas;
- Cadastre as ações que poderão ser efetuadas, informando um nome no campo Ação, como Abrir porta, Liberar catraca. Os acionamentos podem ainda ser vinculados a movimentações, por meio da opção Associar movimentação de pessoa, fazendo com que, ao realizá-los, sejam mostradas as telas de Entregar credencial ou Registrar Entrada ou Saída. Para ações diferentes, deixe o campo com a opção vazia;
- Defina Ativo ou Inativo para tal ação (somente as ações ativas ficam disponíveis na portaria em questão);
- Selecione os dispositivos de saída que serão acionados. Uma ação pode acionar um ou mais dispositivos de saída, e a lista apresenta os dispositivos cadastrados no local físico selecionado para a portaria;
- Selecione, no campo Status, se a saída será ativada, desativada ou ativada temporariamente; neste caso, deve-se definir o tempo de ativação em milissegundos;
- Clique em Salvar.
Cadastre quantas ações forem necessárias.
Importante
A rotina Portaria Remota somente opera com dispositivos cadastrados na Senior X.
Imediatamente após o cadastro da portaria na Senior X, defina quais dispositivos (desde que sejam leitoras e entradas do tipo "Controlador de acesso") geram uma chamada de solicitação para a portaria remota, sem que seja necessário interfonar para ela, usando outros recursos, como leitoras e botoeiras.
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança > Gestão de portarias > Portarias virtuais;
- No painel Dispositivos Associados, clique em Adicionar;
- No painel Dispositivos, clique em Adicionar dispositivo;
- No campo Dispositivo, informe apenas leitoras e entradas que são do tipo "Controlador de Acesso";
- Defina a Ação solicitada do dispositivo. As chamadas podem ocasionar ações dos seguintes tipos: Nova credencial, Registro de entrada e Registro de saída;
- Em seguida, defina quando o dispositivo deve Gerar chamada para a portaria. Note que:
- Quando se tratar de uma leitora, a chamada pode ser gerada "Sempre" ou especificamente "Nos acessos permitidos" e "Nos acessos negados" (ou ainda, ser "Desabilitada");
- No caso de botoeiras, a chamada pode ser gerada "Sempre" ou ser "Desabilitada";
- Clique em Salvar.
A Portaria remota pode então ser operada adequadamente. É importante lembrar que para acessar a portaria remota, o usuário precisa de permissão para visualizar portarias.
Observação
Embora não haja um limite de cadastro de portarias, o número de portarias que pode ser deixado ativo corresponde ao número contratado com a Senior. Depois que o número é atingido, qualquer portaria cadastrada fica automaticamente inativa. Cabe ao usuário administrador a gestão das portarias ativas e inativas, para o melhor uso do recurso de acordo com a quantidade contratada.
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