Integração com driver Hikvision

Visando garantir um ambiente de trabalho saudável e a proteção dos colaboradores, o Ronda senior X realiza integração com o fabricante Hikvision, que oferece terminais de controle de acesso com tecnologia contactless, ou seja, sem a necessidade de contato físico. Esses dispositivos também proporcionam diferenciais tecnológicos como:

Essa integração e comunicação com os equipamentos Hikvision é realizada através de APIs REST, disponibilizadas pelo próprio fabricante. Através delas, o Ronda senior X realiza o sincronismo de dados, como fotos e cadastro das pessoas.

Para a utilização de controle de acesso através de reconhecimento facial, a fabricante utiliza-se apenas de modelos faciais da linha MinMoe.

É importante salientar que a validação do acesso on-line depende de uma ligação física entre o dispositivo Hikvision e outro controlador homologado para validação de acesso on-line. Essa ligação física deve ocorrer através de uma porta Wiegand.

O Wiegand é uma interface de comunicação que possui um protocolo padrão de mercado. Esse protocolo trafega informações no formato binário, quebrando-os em blocos de Paridade + Facility Code + Cartão + Paridade.

A Hikvision permite utilizar o Wiegand 26 e Wiegand 34, o que interfere diretamente no tamanho máximo do número físico transmitido pela porta.

Para ambientes que utilizam crachás de tecnologia diferente de Wiegand, é sugerido que o Controlador de Acesso interprete a informação enviada pela Hikvision como um número físico inteiro, ou seja, que considere o bloco Facility Code + Cartão como um número inteiro. Isso dará a possibilidade de trafegar o número físico com valor máximo de 16.777.215 (3 bytes) no Wiegand 26 e o valor 4.294.967.295 (4 bytes) no Wiegand 34.

Caso o integrador não consiga unir os blocos como um número inteiro, ou seja, considere apenas o número do cartão, o valor máximo para o número físico reduz para 65.535 (2 bytes) no Wiegand 26 e 16.777.215 (3 bytes) no Wiegand 34.

Portanto, além da configuração do tipo de Wiegand na Hikvision, é preciso avaliar com o integrador responsável pelo Controlador de Acesso de qual Wiegand a placa dispõe e se permite a customização do protocolo para considerar Facility Code + Crachá como um número inteiro.

Clique na miniatura abaixo para verificar um diagrama representando a integração com este fabricante:

Funcionamento do driver Hikvision

Pré-requisito

Possuir o Java 8 instalado.

Instalação e configuração do driver

O driver Hikvision deve ser instalado no cliente para que a integração com dispositivos Hikivision ocorra com sucesso. O driver monitora a comunicação (on-line ou off-line) com todos os dispositivos conectados a ele, envia-lhes dados e informações, e efetua os procedimentos necessários para sua integração com o sistema.

Observação

A comunicação com o equipamento Hikvision é realizada através de uma API REST disponibilizada pelo fabricante. O driver Hikvision deve conseguir acessar o dispositivo via comunicação HTTP para consumir essa API. Portanto, se o driver Hikvision estiver em um ambiente Cloud e o dispositivo em um ambiente on-premises ou em redes diferentes, deve existir uma VPN entre os ambientes, para que o driver Hikvision consiga realizar a comunicação com o dispositivo.

Estas configurações são enviadas aos dispositivos quando o driver Hikivision for iniciado e quando o comando Configurar dispositivo for enviado no sistema.

Informações de pessoas, credenciais, locais e permissões de acesso são enviadas ao dispositivo sempre que houver uma inclusão, alteração ou exclusão nesses dados. Somente pessoas que possuam acesso permitido no dispositivo e não estejam bloqueadas são enviadas.

Ao enviar estas informações e configurações aos dispositivos, se a comunicação estiver off-line, esses dados serão enviados no momento que a comunicação for restabelecida.

Importante

As versões de firmware compatíveis com a integração do fabricante Hikvision são:

Este artigo ajudou você?