Integração REP-P

O Registrador Eletrônico de Ponto via Programa, conhecido pela sigla REP-P, é uma solução que efetua o controle de ponto eletrônico com mais agilidade, transparência e eficácia, seguindo as diretrizes da Portaria 671.

Publicada em 2021, a Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Previdência atualizou tópicos referentes à legislação trabalhista, como carteira de trabalho, registro de empregados, aprendizagem profissional, controle de ponto, entre outras previsões legais. Ela consolida diversas regras relacionadas ao registro de ponto. Substituindo as portarias 373 e 1510, a normativa simplifica e desburocratiza a legislação trabalhista relacionada à gestão de horas trabalhadas, promovendo maior transparência e eficiência nas práticas de controle de jornada.

Segundo essa Portaria, os coletores de marcações são equipamentos, dispositivos físicos ou programas (softwares) capazes de receber e transmitir as marcações de ponto para o REP-P. Portanto, o REP-P não é o relógio/dispositivo/interface onde o colaborador registra as marcações, mas sim o programa que recebe e armazena as marcações e gera os arquivos fiscais.

O Ronda senior X se integra com a solução REP-P desenvolvida pela Senior. Em ambientes onde não é possível usar o aplicativo para marcação de ponto, pode-se fazer uso dos dispositivos.

Quer saber mais sobre o REP-P? Assista a talk de produto REP-P: habilite equipamentos homologados ao Ronda Senior X como coletores de ponto.

Integração entre Ronda senior X e Marcação de Ponto 2.0

A integração com o Marcação de Ponto 2.0 é feita de forma automática, caso a pessoa e a filial já estejam cadastradas nesse sistema. Não há necessidade de cadastrar o dispositivo no Marcação de Ponto 2.0, pois isso é feito automaticamente ao integrar a primeira marcação.

Quando o driver do fabricante enviar o registro de ponto para o Ronda senior X, o cadastro da pessoa no Ronda senior X é associado ao cadastro dela no Marcação de Ponto 2.0, através do número do CPF cadastrado.

Observação

As marcações de ponto feitas com o REP-P não são integradas com o Ronda Senior pelo Integrador do Ronda senior X, e sim através do Marcação de Ponto 2.0. Para mais informações, veja a documentação desta solução.

Integração Ronda senior X com REP-P

Para o equipamento entregar eventos de acesso, a informação utilizada para identificação é apenas ID da pessoa, ou seja, não há informação de documento na integração entre Ronda senior X e fabricante de hardware/drivers. É dentro do Ronda senior X, através da entrega do evento, com o ID do cartão, ou ID da pessoa, que o CPF para posterior envio ao Ponto Mobile será obtido.

Caso o tenant não possua integração com Ponto Mobile, se o equipamento estiver cadastrado no Ronda senior X como REP-P, ficará registrado em uma tabela temporária de marcações de ponto.

A consulta de integração com Ponto Mobile possui um cache de dez minutos. Se constatado que a integração estava desativada, mesmo reativando, o Ronda senior X levará no mínimo dez minutos para perceber a alteração da informação de integração, seja ela ativada ou desativada.

A marcação será registrada como ponto rejeitado em caso de:

A marcação seguirá adiante para integração com Ponto Mobile somente com Acesso Permitido. Qualquer outro tipo de acesso não mencionado anteriormente; será descartado sem deixar registro no sistema.

Caso a marcação não seja integrada por algum dos motivos citados, os eventos devem ser reenviados por meio de coleta de eventos do equipamento.

O que você pode fazer:

Este artigo ajudou você?