Connect > Infraestrutura > Implementações

Implementações

Sumário

  1. Conceito
  2. Pré-Requisitos
  3. Funcionalidades
    3.1Cenários de Integração
    3.2Hub de Integração
  4. Atualizações

1. Conceito

Cloud

Os ambientes Cloud do CONNECT, são mantidos pela equipe X Plataforma de Soluções. Sistemas externos às redes Senior, envolvidos nos processos de integração, devem possuir configurações de rede, que os permitam receber requisições do integrador (mais detalhes na seção Liberações de rede), além de credenciais para uso do integrador (para utilização de bancos de dados, apis...).

Imagem: Diagrama simplificado da infraestrutura de rede em uma implementação Cloud do CONNECT. Exemplo ilustra, considerando uma integração entre sistemas onPremise do cliente e sistemas externos.

On premise

Em uma implementação onPremise, o backend do CONNECT é instalado dentro do ambiente de rede do cliente, dessa forma a saúde do servidor que vai hospedar o CONNECT, as configurações de rede que garantem a comunicação com a interface de usuário (Frontend) e sistemas envolvidos nos processos de integração, ficam a cargo da infraestrutura de rede. Além dos pontos citados acima, também as credenciais para uso do integrador (para utilização de bancos de dados, apis, etc.) e documentação dos sistemas envolvidos, são de responsabilidade da infraestrutura de rede.

Requisitos mínimos para instalação

Observação

Os requisitos mínimos podem não atender todos os cenários do escopo e quantidade de integrações planejadas para a instância onPremise. Durante o desenvolvimento pode ser identificada a necessidade de mais recursos.

Em caso de dúvidas, fale com nossos especialistas!

2. Pré-Requisitos

Requisitos do servidor

É necessário que o Docker e o Docker-Compose estejam instalados previamente. A instalação desses serviços deve ser realizada pelo próprio cliente. Para mais informações e instruções detalhadas, acesse este link .

Necessitamos das seguintes informações para realizar a instalação do CONNECT:

* Dedicados ao integrador (recomendamos um servidor exclusivo). Varia de acordo com a carga de integrações. A aplicação é pouco intensiva em uso de processador. Espaço em disco necessário para utilização exclusiva do Integrador (geração de logs de execução, com política de reciclagem e armazenamento conforme definição do cliente).

** A truststore da aplicação é um arquivo .JKS que contém os certificados de domínio para todos os servidores que o CONNECT precisa enviar requisições. A truststore é necessária para realizar os Handshakes SSL em chamadas HTTPS.

Imagem: Diagrama simplificado da infraestrutura de rede sugerida (com direções das requisições), em uma implementação onPremise do CONNECT– com acesso externo.

Imagem: Diagrama simplificado da infraestrutura de rede (com direções das requisições) sugerida em uma implementação onPremise do Connect – sem acesso externo.

3. Funcionalidades

3.1 Cenários de Integração

Nessa seção, é apresentada uma coleção de diagramas de modelos de integração, implementados com sucesso em projetos que utilizaram as ferramentas do CONNECT. Cada diagrama ilustra abordagens comprovadas e eficazes que facilitam a interconexão entre sistemas e processos, atendendo a requisitos específicos e proporcionando alto valor agregado aos clientes finais.

Além das ferramentas para criação de integrações, o CONNECT oferece benefícios adicionais, como a implementação nativa de ferramentas de monitoramento e parametrização dos fluxos de integração desenvolvidos. Esses recursos permitem ajustes rápidos e visibilidade contínua sobre os processos, otimizando a operação e reduzindo o tempo de resposta para correções e melhorias.

Importante

Os modelos aqui expostos não são mutuamente exclusivos. Em diversos projetos, várias dessas estratégias foram aplicadas simultaneamente com as ferramentas do CONNECT para alcançar os objetivos de integração de forma otimizada e eficaz. Essa flexibilidade permite que cada projeto aproveite o melhor de cada conceito de integração e o implemente com nossa plataforma, resultando em soluções adaptadas com precisão às demandas de cada cliente.

3.2 Hub de Integração

 

Barramento de APIs para atuar como gateway e tradução de requisições

 

onPremise: Camada de API para sistemas corporativos

4. Atualizações

Atualizações da plataforma de integrações, trazem novas ferramentas e funcionalidades para o CONNECT.

A comunicação dessas atualizações são anunciadas na tela de Novidades da plataforma, você também pode consultar o nosso notas da versão.

Para ambientes Cloud, assim que uma nova versão é publicada, automaticamente entra em funcionamento.

Em casos de ambientes onPremise, é necessário solicitar a nova imagem da aplicação, para o time de Integrações da X Plataforma de Soluções.

Este artigo ajudou você?