Assinatura com Certificado Digital
Sumário
1. Conceito
A assinatura digital com Certificado Digital oferece maior segurança no processo de assinatura, garantindo coesão em assinaturas remotas, é uma solução segura e legalmente reconhecida para validar a identidade de signatários e garantir a integridade de documentos eletrônicos.
2. Pré-Requisitos
- Possuir uma assinatura validada e certificada.
3. Menu de Acesso
- Recebimento documento
- Clicar no link enviado
- Será exibido o pop-up para assinatura com Certificado Digital
4. Funcionalidades
4.1 Recebimento Documento - Assinatura
No recebimento do documento,a tela apresentará um pop-up para que o usuário realize o upload do ceritificado e em seguida, inserir a senha.
Após concluir o processo, clicar na opção Assinar Documento.
Observação
A assinatura com certificado digital elimina a necessidade de confirmação por e-mail com um token.
4.2 Documento Assinado com Certificado Digital
Após a conclusão do processo de assinatura, o usuário solicitante receberá uma notificação por e-mail. Ao clicar em Visualizar Assinaturas, a mensagem Este documento foi assinado com certificado digital será exibida no registro de assinaturas.
Após salvar o documento, os usuários podem abri-lo em um leitor de PDF. Ao lado, um painel de assinaturas exibirá informações detalhadas sobre as assinaturas feitas com certificados digitais.
A validação da assinatura também pode ser feita, sendo um processo prático e ágil. Siga estas etapas:
- Acesse o site de validação fornecido pelo Governo Federal;
- Carregue o arquivo contendo a assinatura digital gerado pelo SIGN;
- Clique em Validar.
A partir desse ponto, um relatório de conformidade será gerado, validando as informações e detalhando todo o processo.
4.3 Recusar com Certificado Digital
O processo permanece o mesmo; no entanto, ao clicar em Recusar com certificado digital, o documento exibirá, ao final, um registro de recusa com certificado digital.
5. Páginas Relacionadas
PAdEs (PDF Advanced Eletronic Signatures)

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