Cadastros de recebimento
O Cadastro de Recebimento no WMS X é uma funcionalidade que permite registrar todas as informações relacionadas às mercadorias recebidas no armazém. É uma etapa fundamental do processo de recebimento, onde os dados são coletados e armazenados no sistema para rastreabilidade e controle.
Benefícios dessa funcionalidade
- A empresa tem um registro preciso de todas as mercadorias recebidas;
- Facilita a gestão do estoque, a localização dos produtos e a rastreabilidade ao longo do processo logístico;
- São informações úteis para auditorias, análises de desempenho e tomada de decisões estratégica relacionadas ao recebimento e à gestão do armazém.
Esse cadastro serve para criar uma regra de direcionamento e movimentação da mercadoria dentro do armazém. Há diferentes tipos de recebimento de mercadorias, que variam de acordo com as necessidades e processos específicos de cada empresa.
Recebimento por compra
É o tipo de recebimento mais comum, em que as mercadorias são recebidas após a compra ser feita de um fornecedor externo. O WMS X registra as informações sobre a remessa recebida, como quantidade, número de lote, data de validade, entre outros.
Recebimento por transferência
As mercadorias são recebidas de outro local dentro da mesma empresa. Pode ocorrer, por exemplo, quando há uma transferência de estoque entre diferentes filiais ou unidades de armazenamento. O WMS X registra a transferência e atualiza os estoques em ambos os locais.
Recebimento por devolução
Envolve o recebimento de mercadorias devolvidas pelos clientes devido a defeitos, danos ou outras razões. Esse tipo de recebimento apresenta características particulares, como a aplicação de status e bloqueios da mercadoria durante o processo de entrada na instalação. Esses status e bloqueios podem indicar, por exemplo, a necessidade de passar pelo controle de qualidade, de aguardar revisão, etc. Posteriormente, deverá ser realizada sua alocação dentro do armazém, em zonas específicas ou determinadas para este tipo de mercadoria.
Recebimento básico
As mercadorias são recebidas no armazém e registradas no sistema. É feita a conferência das informações da nota fiscal com os itens físicos recebidos, verificando a quantidade, qualidade e condição das mercadorias.
Recebimento com conferência cega
Esse tipo de recebimento é realizado sem que o operador do sistema tenha acesso às informações da nota fiscal. Os itens são recebidos, etiquetados com códigos de identificação únicos e, posteriormente, confrontados com as informações da nota fiscal para verificar a precisão das entregas.
Recebimento por remessa
As mercadorias são recebidas em remessas maiores, como contêineres ou paletes completos. A separação e a distribuição das mercadorias individuais ocorrem posteriormente, dentro do armazém.
Recebimento em cross-docking
O cross-docking é um processo em que as mercadorias recebidas são imediatamente transferidas para a área de expedição, sem passar por um processo de armazenagem. É comum em operações de distribuição rápida, onde as mercadorias são recebidas e enviadas aos clientes em curtos intervalos de tempo.
Recebimento por inspeção
Envolve uma inspeção detalhada das mercadorias recebidas para verificar se estão em conformidade com as especificações, qualidade e condições estabelecidas. É comum em setores que requerem rigorosos padrões de controle, como alimentos, produtos farmacêuticos e eletrônicos.
Observação
Cada empresa pode adaptar e personalizar esses processos de acordo com suas necessidades e requisitos específicos, além de adicionar outros tipos de recebimento mais adequados à operação. No WMS X você pode cadastrar qualquer um deles.
Para realizar essa configuração, siga o passo a passo.
- Entre em Estratégias > Recebimento > Tipo de recebimento para acessar a tela Gerenciar Tipos de Recebimento;
- No bloco Lista de Tipos de Recebimento, clique em Adicionar. Você vai ser direcionado para Cadastrar o Tipo de Recebimento;
- Nessa tela existem quatro campos de preenchimento obrigatório:
- Código: informe numérico (estes serão salvos pelo sistema todos em maiúsculo, independente da digitação do usuário)
- Descrição: o texto é livre. Cada operação define a descrição do seu tipo de recebimento
- Apenas o supervisor pode liberar contagens divergentes: mova o botão de forma a indicar se somente o supervisor vai poder realizar a liberação ou se o usuário que realiza a conferência também terá permissão. O objetivo dessa parametrização é agilizar esse processo ao possibilitar dar maior autonomia a quem faz a conferência. A divergência ocorre quando a quantidade sinalizada no documento de entrada da carga é diferente do que foi descarregado do caminhão.
- Situação: defina se esse tipo de recebimento está Ativo ou Inativo no sistema. Essa última opção existe porque não é possível excluir um tipo de recebimento registrado anteriormente.
- Máximo de Conferência de Entrada: diz respeito à quantidade máxima de vezes que a carga pode ser conferida. No WMS X essa parametrização pode chegar a 9. Esse limite é importante para otimizar o tempo de trabalho empregado nessa conferência.
- Alocação em buffer de recebimento: por default essa opção já virá como sim, ainda sem a possibilidade de desabilitar
- Tipo de Conferência: informe se é quantidade ou lastro e camada
- Permite Recebimento a maior: aqui o coletor de conferência de entrada aceitará receber produtos com quantidade acima do previsto ou produtos desconhecidos na ordem de entrada e ao finalizar conferência com divergência, o sistema aceitará a conclusão com a sobra e transmitira o resultado íntegro ao sistema parceiro com as condições de Permite o recebimento, Bloqueia na conferência ou Bloqueia na liberação da Conferência.
- Permite Recebimento a menor: aqui permitirá encerrar o recebimento mesmo com quantidade a menor.com as condições de Permite o recebimento, Bloqueia na conferência ou Bloqueia na liberação da Conferência.
- Permite Recebimento de produto não esperado: aqui o coletor de conferência de entrada aceitará receber produtos que não eram previstos em nota com as condições de Permite o recebimento, Bloqueia na conferência ou Bloqueia na liberação da Conferência.
- Iniciar um fluxo de processo BPM após confirmação recebimento: aqui permitirá que ao marcar como Sim, o sistema realize a integração nativa com BPM no processo de confirmação ordem de recebimento. Ao marca-lo também serão habilitados os campos abaixo para:
- Identificação do Fluxo BPM:que informe o fluxo desejado conforme o tipo cadastrado. Veja como criar um fluxo no tenant, usando o BPM do Senior X
- Título da solicitação Processo Workflow: que informe o Título que identifique o processo cadastrado.
Veja a documentação completa da Integração com BPM Senior X Platform.
- Após todos os campos serem preenchidos, clique em Salvar e o sistema vai redirecionar você para a tela Gerenciar Tipos de Recebimento.
- Nela, o tipo de recebimento cadastrado vai aparecer em uma lista, e você vai poder Editar e Inativar qualquer tipo de recebimento registrado no sistema. Para isso, clique sobre o botão Ações, localizado na última coluna à direita, e escolha a opção desejada.

English
Español


