Pré-agenda
A pré-agenda é uma funcionalidade do Gestão de Pátio que permite ao cliente acessar o Portal de agendamento, visualizar as pré-agendas vindas por meio da integração com sistema externo e definir qual a transportadora irá operar o agendamento.
Todo o processo de pré-agenda é realizado pelo Portal de agendamento.
Configurações e cadastros:
Essa parametrização permite habilitar o pré-agenda no Portal de Agendamento. Ao habilitá-lo, será visível no Portal de Agendamento a opção Pré-agendas.
Acesse Senior X > Gestão Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições Principais > Tipo de Agendamento
Para ativar essa funcionalidade, é necessário habilitar o parâmetro Habilitar pré-agenda.
Observação
Atualmente, a pré-agenda funciona apenas quando há um sistema terceiro utilizando a API do Gestão de Pátio.
Acesse Senior X > Gestão Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições avançadas > Parceiro
No cadastro de parceiro é necessário configurar no mínimo dois parceiros, um do tipo Cliente e outro do tipo Transportadora.
Para configurar um parceiro do tipo Transportadora, é preciso informar no campo Tipo de parceiro a opção Transportadora.
Para configurar um parceiro do tipo Cliente, é seguido os mesmos passos acima, mas alterando a opção para Cliente e adicionando um ou mais parceiros do tipo Transportadora no campo Transportadoras.
Saiba mais sobre o Cadastro de Parceiro.
Acesse Senior X > Gestão Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Definições avançadas > Usuário Externo
No cadastro de usuário externo é vinculado no campo Parceiro, os parceiros do tipo Cliente ou o tipo Transportadora.
Observação
O usuário externo que contém os parceiros do tipo Cliente não podem processar a pré-agenda. Para que a pré-agenda possa ser processada é preciso que um usuário externo tenha vínculo com parceiro do tipo Transportadora.
Saiba mais sobre o Cadastro de Usuário Externo.
O que você pode fazer:
As pré-agendas são enviadas por meio de um sistema externo, utilizando a API do Gestão de Pátio.
Nome da API: criarPreAgenda
Payload de entrada: O sistema terceiro irá enviar a descrição e os IDs do tipo de agendamento, planta, parceiro (Obrigatório ser do tipo Cliente).
Retorno: Ao ser criada a pré-agenda com sucesso, será retornado o ID da pré-agenda.
Após a pré-agenda ser criada via API, a agenda é iniciada com o status Ag. Parceiro, junto com as informações que foram fornecidas na API.
Como o parceiro é selecionado para a pré-agenda quando retorna do sistema terceiro é obrigatoriamente do tipo Cliente, não será visível na pré-agenda.
Para selecionar um parceiro, é preciso selecionar a pré-agenda que será adicionada e clicar em Editar. No formulário de cadastro da pré-agenda, é possível adicionar ou alterar o parceiro. Enfatizando que somente o parceiro pode ser alterado dentro da pré-agenda.
É possível também selecionar por meio do botão Selecionar parceiro, que permite adicioná-lo a várias pré-agendas, desde que ainda não tenham um parceiro selecionado.
Quando uma pré-agenda já possui um parceiro selecionado ou ao selecionar uma pré-agenda com parceiro junto com outra que não tem, o botão fica desabilitado.
Se forem selecionadas apenas pré-agendas sem parceiro, o botão é habilitado.
Caso a pré-agenda tenha apenas uma opção de transportadora e essa informação ainda não tenha sido inserida, ao clicar em Editar, o campo Parceiro será preenchido automaticamente.
Uma vez que o parceiro é selecionado o status da pré-agenda é alterado para Parceiro selecionado e a pré-agenda é direcionada para o usuário externo com o vínculo de Transportadora.
Os parceiros do tipo Transportadora podem processar a pré-agenda que irá se tornar uma agenda. Ao clicar no botão Processar, será direcionado para a tela da agenda trazendo algumas informações da pré-agenda:
- Planta
- Tipo de agendamento
- Parceiro
- Descrição
As informações trazidas da pré-agenda não podem ser alteradas.
Importante
A pré-agenda não pode ser processada e nem editada nos status Cancelado, Concluído e Em Andamento.
No nível de agenda, o fluxo permanecerá inalterado. Você deverá selecionar a data prevista para o agendamento, o veículo, o motorista e prosseguir com o fluxo.
O vínculo entre a pré-agenda e a agenda ocorre no momento da criação da agenda a partir de uma pré-agenda. Após esse vínculo, o status da pré-agenda é automaticamente alterado para Em andamento.
No Portal de agendamento, para selecionar um filtro, basta clicar no símbolo
em Filtros. Feito isso, o campo expande e permite filtrar por:
- Data de criação
- Descrição do Pré-Agendamento
- Data esperada
- Status do Pré-Agendamento:
- Ag. Parceiro
- Parceiro selecionado
- Concluída
- Em andamento
- Cancelada
- Planta
- Tipo de Agendamento
- Parceiro
- Cliente
- Código da agenda
Para realizar buscas rápidas pelos status da pré-agenda, você pode utilizar o Filtro de Interesse.
No Controle de Pré-Agendas é possível ajustar as colunas exibidas nas tabelas, permitindo que cada usuário visualize apenas as informações que considera relevantes para o acompanhamento das pré-agendas.
Acesse Senior X > Gestão Logística > Otimização Logística > Gestão de Pátio > Controle de Pré-agendas
Na tabela exibida, clique no ícone de configuração de colunas, localizado ao lado do título da tabela.
Ao abrir a janela de configuração, selecione as colunas que deseja visualizar.
Após definir as preferências, clique em Salvar.
A tabela será atualizada automaticamente, exibindo apenas as colunas selecionadas.
As colunas configuradas permanecem salvas para o usuário, mantendo a visualização personalizada nas próximas vezes em que acessar a tela.
Em uma tabela de veículos, é possível exibir apenas as colunas Placa e Modelo, ocultando outras como Ano ou Modelo, conforme a necessidade de consulta.
Importante
Caso deseje retornar ao formato original, basta clicar em Padrão para que a tabela volte a ser exibida conforme a configuração padrão.
Outras informações:
No Portal de agendamento, existem menus específicos para cada visão, sendo elas:
As opções disponíveis são:
- Pré-agendas
- Agendamentos
- Motoristas
- Veículos
- Conjuntos de veículo
- Fale com suporte
As opções disponíveis são:
- Pré-agendas
- Fale com suporte
Vale ressaltar que, na visão Cliente, o botão Processar não está disponível.
Se a agenda for cancelada pelo Controle de Agendas, o status da agenda irá para Cancelado e a pré-agenda será alterado para Ag. Parceiro. A informação do parceiro será limpa e será também retirado o vínculo da agenda cancelada.
Cancelar execução de circuito e agenda: Se a execução de circuito e agenda forem cancelados a pré-agenda vinculada receberá o status Ag. Parceiro, será retirado o vinculo de parceiro e também será retirado o vínculo da agenda cancelada.
Cancelar apenas execução de circuito: Caso apenas a execução de circuito for cancelada a pré-agenda vinculada ficará no status Em andamento.
Caso a pré-agenda seja cancelada via sistema terceiro, o status da pré-agenda irá para Cancelada e se a pré-agenda estiver vinculada com uma agenda, também será cancelada.
Nome da API: cancelarPreAgenda
Payload de entrada: O sistema teceiro irá enviar o ID da pré-agenda e um motivo do cancelamento. O motivo é opcional, caso não seja informado, aparecerá a mensagem padrão: Pré-agenda foi cancelada por sistema.
Retorno: Ao ser cancelada a pré-agenda com sucesso, será retornado o ID da pré-agenda.
Para utilizar o endpoint é necessário ter a autorização para cancelar pré-agenda na tela de Gestão de Papéis.
Se uma execução de circuito for concluída e estiver vinculada a uma agenda, que por sua vez está associada a uma pré-agenda, a pré-agenda será alterada para o status Concluída.
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