Expressões de Domínio nas Ferramentas de Dados

O cadastro de expressão de domínio tem como objetivo associar o filtro global da plataforma Senior X às ferramentas de dados Datasets, Visões Dinâmicas e Reports. Esse recurso permite aplicar o que é denominado abrangência, possibilita limitar o acesso aos dados conforme o perfil do usuário. Dessa forma, é possível, por exemplo, disponibilizar um Dataset com um conjunto de informações em que um usuário visualize apenas os dados de uma filial, enquanto outro tenha acesso completo.

Expressão de Domínio

A Expressão de Domínio é um filtro configurável que pode ser utilizado em Datasets, Visões Dinâmicas e Reports. Ao configurá-la, define-se um filtro principal no qual podem ser criados itens de filtro. Cada item de filtro permite selecionar:

Adiante, será apresentado o passo a passo para criação de uma Expressão de Domínio.

Locais de Configuração

A tela de configuração pode ser acessada por cinco locais diferentes.

  1. Dataset Editor Visual
    Acesse Expressões de domínio na configuração dos filtros do DataSet e acesse a tela: Lista de Filtros.
  2. Dataset Editor SQL
    Acesse o botão Expressões de domínio na edição do Dataset SQL e acesse a tela: Lista de Filtros.
  3. Visão Dinâmica Editor Visual
    Acesse Adicionar expressão de domínio na configuração dos filtros da Visão dinâmica e acesse a tela: Lista de Filtros.
  4. Visão Dinâmica Editor SQL
    Acesse o botão Adicionar expressão de domínio na edição da Visão dinâmica SQL e acesse a tela: Lista de Filtros.
  5. Relatório
    Acesse o botão Expressões de domínio no cadastro do Relatório em: Tecnologia > Customização > Relatórios > Relatórios.

Observação

O exemplo será demonstrado a partir de um Dataset, mas o mesmo processo se aplica às Visões Dinâmicas.

Criação de uma Expressão de Domínio

Para criar uma Expressão de domínio, utilize um dos locais indicados em Locais de Configuração e siga as instruções a seguir:

  1. Crie uma nova expressão clicando em Nova Expressão de Domínio;
  2. No campo Nome, informe uma identificação para facilitar futuras pesquisas;
  3. Em Identificador, informe o valor técnico de referência para o filtro (esse identificador também será utilizado como nome do parâmetro associado. O campo aceita no máximo 20 caracteres);
  4. Em seguida clique em Salvar;
  5. Vincule valores ao filtro, clicando Novo Item;
  6. O campo Assunto exibe filtros globais, cadastrados em Filtros do Usuário. Selecione uma opção para poder utilizar o campo Visualização;
  7. Em Visualização estará as entidades(tabelas) do filtro global selecionado acima, escolha uma opção para poder utilizar o campo Filtro;
  8. O campo Filtro exibe os campos da entidade(tabela), selecione o campo correspondente;
  9. No campo Apelido, informe um alias opcional para a tabela (recomendado quando o filtro for utilizado em Dataset Editor SQL ou Visão Dinâmica Editor SQL);
  10. Clique em Salvar para finalizar a criação do Novo Item de Filtro.

Importante

Ao adicionar múltiplos itens de filtro, eles serão combinados com a condição lógica AND entre cada um.

Aplicação da Expressão de Domínio

As Expressões de domínio podem ser aplicadas em diferentes contextos, variando conforme o tipo de recurso utilizado no sistema. Elas permitem definir filtros dinâmicos que são incorporados às consultas. A seguir, veja como aplicá-las em Datasets, Visões Dinâmicas e Relatórios.

Definição de Valores para os Filtros

Aqui será definido quais informações o usuário poderá acessar, conforme o papel ao qual está associado e o valor configurado no filtro.

A definição é realizada por um usuário com as permissões necessárias, no menu Tecnologia > Administração > Autorização > Filtros do Usuário. Usuários com acesso apenas para visualização não podem alterar essa configuração, e as informações são filtradas automaticamente.

Para definir os valores de filtros associados a papéis, acesse o cadastro de Filtros Globais no menu de Filtros do Usuário, em seguida:

  1. Selecione um filtro global vinculado ao item criado anteriormente;
  2. Verifique se há um papel associado ao filtro. Caso não exista, vincule-o a um papel;
  3. Confirme se o papel está vinculado ao usuário desejado;
  4. Clique em Ações e depois em Definir Filtros;
  5. Encontre o campo correspondente ao seu item e preencha com o valor. É possível adicionar múltiplos campos e valores, basta clicar em Adicionar e adicionar os valores (esses valores que serão filtrados durante a consulta ao utilizar o filtro).

Exemplo

O Papel A pode visualizar somente os dados da Filial 1. Para isso, é criado um filtro Filial, cujo valor é definido como 1 para o Papel A. Assim, qualquer usuário vinculado a esse papel terá acesso apenas às informações dessa filial. Essa configuração deve ser realizada individualmente para cada valor de filtro existente.

Importante

Se um filtro global estiver vinculado a mais de um papel e o usuário possuir todos esses papéis, os valores de cada papel serão aplicados de forma acumulada na consulta.

Execução da Consulta

No momento da execução da consulta, seja em Dataset, Visões Dinâmica ou Relatório, o sistema interpreta a expressão e verifica, nos Filtros Globais, os valores associados ao papel do usuário que está executando a ação. Esses valores são aplicados automaticamente. Usuários com acesso apenas para visualização não podem alterar o valor do filtro.

Exemplo

Query:
SELECT * from "erpx_sup_rcb-database_recebimento".v_erpx_sup_recebimento_nota_fiscal_entrada nf WHERE {$DF!filial}

Retorno:
SELECT * from "erpx_sup_rcb-database_recebimento".v_erpx_sup_recebimento_nota_fiscal_entrada nf WHERE nf.filial_codigo=1

Nesse caso, a cláusula WHERE foi adicionada com base no valor do filtro definido para o papel. Esse valor vai variar de acordo com o cadastro realizado para o papel do usuário que executa a consulta. Caso não existam valores associados, a consulta retornará todos os dados, sem restrições.

Este artigo ajudou você?