Arquivo de definição de base - TBS
TBS é o arquivo binário que armazena uma série de definições, entre elas as definições de base. Tanto o TBS como a base de dados física, possuem duas entidades importantes:
Módulos
Um módulo é um conjunto de definições da base de dados, sendo que todas
estas definições pertencem a um módulo-do-sistema
Administração de Pessoal - Gestão de Pessoas | HCM
Comercial - Gestão Empresarial | ERP.
Cada definição pode pertencer a mais de um módulo.
Quando o TBS é recém-gerado, ele possui todos os módulos do sistema. Quando uma base de dados física é criada, são especificados os módulos que existirão dentro dela. A operação de criação de módulos cria uma base possuindo apenas os módulos especificados, e depois escreve um novo TBS, que também possui apenas os módulos especificados.
Customizações
Uma customização é uma implementação na base de dados feita pelo cliente.
São customizações: campos do cliente, tabelas do cliente, views
do cliente e outras.
Quando o cliente faz uma customização, o TBS e a base física precisam ser alterados ao mesmo tempo, para que o sistema e as rotinas consigam "enxergar" as customizações feitas pelo cliente. Rotinas que manipulam a base de dados física, como conversores e rotinas de backup, consideram as customizações e lidam com elas de maneira transparente.
Se o cliente criar um campo na base e, depois disso, fizer um backup da base, o campo criado pelo cliente será incluso no backup.
Quando um TBS é recém-gerado, ele não possui qualquer customização. Ele só poderá possuir customizações depois que a base física foi criada.