Devido à descontinuação das versões 6.10.3/5.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução da Tecnologia, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Tecnologia > Manual de Instalação > Central de Configuração > Conexões de rede > Envio de e-mail

Envio de e-mail

Esta é uma rotina que permite aos usuários externos efetuarem o revezamento (relay) através de seu servidor. Para isso, é preciso que seja iniciado um procedimento de identificação de usuário através da sessão SMTP. Essa a autenticação de usuário é configuranda através da opção Envio de e-mail.

Habilitar envio de e-mail
Marque essa opção para habilitar o envio de e-mail a partir dos sistemas Senior.

Servidor SMTP
Endereço do servidor de e-mails, por exemplo, "smtp.email.com".

Nota

Para que o envio de e-mail via SMTP do Gmail funcione, é preciso acessar as definições de segurança de cada conta individualmente no portal do próprio Gmail. Em seguida, é necessário ativar a opção Permitir aplicativos menos seguros nas definições de aplicativos que possuem acesso à conta vinculada.

Porta
Porta de comunicação dos e-mails.

Endereço do usuário origem das mensagens
E-mail que será considerado como remetente para as mensagens enviadas a partir dos sistemas.

Autenticação (opcional)

A autenticação de usuário é opcional pois é possível que os e-mails circulem apenas em uma rede interna.

Usuário
Usuário de acesso ao servidor SMTP.

Senha
Senha do usuário de acesso.

Permitir alterar remetente
Marque essa opção para que, ao enviar o e-mail a partir do sistema, o usuário possa alterar o conteúdo do campo Remetente.

Solicitar confirmação de entrega
Marque essa opção para que o usuário que enviou o e-mail receba uma notificação de que o seu destinatário recebeu o e-mail. Para o recebimento desta notificação, é necessário o servidor SMTP suportar DSN.

Utilizar e-mail do usuário no remetente
Ao marcar essa opção, será verificado se o usuário logado tem um e-mail configurado nas suas permissões no SGU, e esse endereço de e-mail será utilizado como remetente nos e-mails enviados a partir do sistema.

O usuário remetente pode encaminhar mensagens em nome de outras pessoas, pois terá as mesmas permissões que o usuário padrão configurado para envio de e-mail.

Utilizar endereço como nome de exibição quando o nome não for informado
Quando o nome de exibição não for informado na configuração da conta utilizada, ao marcar essa opção, o endereço de email definido como destinatário será utilizado para exibição.

Gerar o header do e-mail com quebra de linha após cada destinatário
Ao selecionar essa opção, o cabeçalho do email conterá uma quebra de linha após cada destinatário informado no e-mail.

Utilizar SSL
Essa opção aplica a configuração de camada de segurança SSL nos e-mails enviados a partir do sistema. Essa configuração pode alterar um pouco o formato de recebimento dos e-mails, por exemplo, o corpo do e-mail sempre será em HTML. Ao ativar essa opção, é necessário obter o certificado do servidor de e-mail e importá-lo no GlassFish, conforme passo a passo disponibilizado na página Importar Certificado Digital.

Nota

Se houver necessidade de quebra de linha, é necessário inserir a tag <br> na regra LSP.

O envio de e-mails para o Workflow e Portal Corporativo utilizarão o recurso STARTTLS, caso o servidor SMTP suporte. Independentemente da opção Utilizar SSL estar assinalada ou não.

Versão de SSL
Selecione a versão SSL utilizada.

Nota

O envio de e-mails para o Workflow e Portal Corporativo não considera a opção definida nesse campo, pois utiliza a versão SSL mais segura suportada pelo servidor SMTP.

Comando de inicialização
Selecione uma das duas opções de comando de inicialização: HELO ou EHLO.

Nota

O comando de inicialização HELO não suporta autenticação. Caso a autenticação seja obrigatória, deve ser utilizado o EHLO.

Usar MAPI

Habilita o envio de e-mail a partir do Outlook e só se aplica a sistemas acessados via cliente-servidor. Quando esta opção está desmarcada, o envio é feito a partir da rotina dos sistemas Senior. Se a opção estiver marcada, ao executar processos automáticos, o envio do e-mail não utilizará essa configuração, ele será encaminhado a partir das rotinas dos sistemas Senior.

Importante

Os sistemas Senior são construídos em arquitetura x86, desta forma, o recurso de envio de MAPI funcionará apenas com o Outlook em x86. Caso o Outlook esteja fechado, a mensagem permanecerá na caixa de saída, somente sendo enviada ao abrir o Outlook.

Converter quebras de linha para HTML
Ao habilitar esta opção, todas as quebras de linha Windows (compostas pelos caracteres ASCII 13 e 10) do conteúdo do e-mail serão convertidas para as tags <br/>, responsável por quebrar a linha no HTML.

Habilitar autenticação com OAuth2

Passo a passo para habilitar essa forma de autenticação:

  1. Acesse a tela de configuração de e-mail na Central de Configurações Senior, que pode ser acessada pelo caminho Conexões de rede > Envio de e-mail;
  2. Selecione o campo Habilitar envio de e-mail;
  3. Informe o Servidor SMTP, conforme informações a seguir:
    • Gmail: smtp.gmail.com
    • Microsoft: smtp.office365.com
  4. Configure a Porta: 587;
  5. Informe o endereço que será utilizado para envio de mensagens no campo Endereço do usuário origem das mensagens;
  6. Marque a caixa de seleção Utilizar autenticação OAuth2 e clique na opção que desejar: Gmail ou Office365;
  7. É obrigatório que as caixas de seleção Utilizar SSL e Usar STARTTL estejam assinaladas para que o recurso funcione corretamente.

O passo a seguir se aplica apenas ao Gmail:

Importante

Atenção: sem essa configuração, mesmo que o sistema informe um endereço alternativo no remetente, o provedor manterá o endereço autenticado como remetente final da mensagem.

Este artigo ajudou você?