Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Geradores de Informação > Gerador de Cubos > Modelo de Extração do Cubo > Forma de Utilização

Forma de Utilização

Na tela principal de definição do Modelo de Extração do Cubo são cadastradas as definições que permitirão recuperar as informações e passá-las ao Gerador de Cubo.

Categoria
Permite definir uma categoria para o modelo. A seleção de uma categoria é pré-requisito para que os demais campos possam ser editados.

Código
Número entre 1 e 999. Se não houver modelo cadastrado com o respectivo código será solicitado se deseja-se criar um modelo com o código informado.

Descrição
Utilizada principalmente pela tela de seleção de modelos para descrever o modelo em questão.

Abrir modelo
Para abrir um modelo clique em . Os modelos são apresentados de acordo com a categoria selecionada.

: Permite criar um novo modelo. Na janela apresentada, informe o código do modelo e a descrição.

: Salva as alterações no modelo atual. Esta operação inclui os dados do modelo e os dados das visões do Gerador de Cubo que foram alteradas.

: Permite salva o modelo atual com outra categoria ou código.

: Exclui o modelo atual. Se não houver nenhum aberto ou o valor do campo código for “000” então será apresentada uma lista com todos os modelos cadastrados da categoria informada para que seja selecionado um deles para ser eliminado.

: Executa o modelo atual. A partir do momento que o modelo possua um campo de tabela cadastrado, este processo passa a estar habilitado e é possível coletar as informações e passá–las ao Gerador de Cubo. A execução permite apenas comandos SQL do tipo SQLSenior2, caso seja utilizado alguma função via regra que adicione comandos na execução do gerador, estas devem ser do tipo SQLSenior2, caso contrário, a execução não terá sucesso.

: Sai da tela de definição. Será solicitado se deseja-se salvar as alterações.

Dados do Modelo
São as parametrizações do modelo, que determinam quais os dados que serão selecionados, filtros que serão aplicados e assim por diante. São compostos de quatro áreas distintas.

Resumo e quebras
Nesta área poderão ser especificados os dados que deverão ser resumos ou quebras para o Gerador de Cubo. Poderão ser selecionados campos das tabelas do sistema, ou especificar fórmulas que serão calculadas através das regras do extrator.

Esta área possui as seguinte teclas de atalho: 

As ações disponíveis nesta seção estão descritas mais abaixo:

Adicionar campo
Abre uma tela que mostra todas as tabelas do sistema para seleção. Se o campo selecionado é considerado inicialmente de quebra ou de resumo depende do tipo de dado dele. Se o campo representar um valor numérico monetário, então o mesmo será considerado de resumo, caso contrário será de quebra.

Adicionar Fórmula
Abre uma tela que permite que seja selecionado o nome para uma fórmula. O campo fórmula sempre será considerado inicialmente como um valor de resumo.

Alterar dados
Abre uma tela na qual será possível alterar valores do formato do campo. Permite definir as seguintes configurações:

  • Novo Alias: Nome pelo qual o dado será conhecido pelo Gerador de Cubo. O alias não poderá ser o nome de uma função, variável ou palavra reservada da LSP.
  • Tipo de dado: Pode ser numérico, alfanumérico ou data. Este campo somente fica habilitado para os campos fórmula. Para os campos de tabela ele assume o valor do tipo de dado do campo.
  • Lista: Este campo somente estará habilitado se o campo em questão for de tabela e o mesmo for uma lista de valores. Este campo estar habilitado significa que o Gerador de Cubo receberá a descrição do campo e não o valor do campo que está salvo na base.
  • Tamanho: Se o campo for alfanumérico, permite estipular o tamanho do campo. Somente fica habilitada para campos do tipo fórmula.
  • Máscara: Permite alterar a máscara do campo. Não habilitado para campos alfanuméricos.
  • Descrição: Permite informar uma descrição detalhada para o campo.

Remover
Permite remover os campos que estão selecionados na lista de campos do Modelo.

Tipo de campo
Permite especificar o tipo de campo dos campos númericos que não são listas, pode ser resumo ou quebra. Campos que não são numéricos apenas podem ser definidos como quebra.

Tabela principal
Permite especificar qual é a tabela principal que será utilizada pela rotina de relacionamentos entre tabelas. Caso somente existam campos de uma tabela, ela é assumida como padrão e o campo de edição permanece desabilitado.

Visualizar SQL
Permite que seja visualizado o comando SQL que será passado para o banco de dados. Se houver uma tela de entrada definida então primeiro será solicitada a tela de entrada e depois será apresentado a tela com o comando montado.

Relacionamentos
Caso houver mais de uma tabela especificada dentro da lista de campos a serem selecionados pode-se customizar a forma de relacionamento entre as tabelas.

Entrada
Permite definir os campos de entrada, que na maioria dos casos servirão para efetuar filtros. A tela divide-se em uma área de visualização dos campos de entrada já cadastrados, um botão que permite editá-la e um que permite visualizar a tela de entrada.

Regras
Permite efetuar as customizações e cálculos necessários no processo de integração com o Gerador de Cubo. Existem três regras e é possível visualizá–las antes de editá-las. Para editá–las pressione o botão Editar regra. As regras são divididas por regras de:

Anotações
Permite ao usuário cadastrar com mais detalhes a finalidade do modelo que ele está definindo.  

Permissões
Os botões da tela do Modelo de Extração do Cubo são habilitados de acordo com as permissões do usuário logado. Caso o usuário não possua permissão para editar o modelo corrente, os campos de texto também ficarão como somente leitura. Se o usuário tiver permissão para executar um modelo mas não tiver permissão para editá-lo, ele poderá criar e excluir as visões apenas temporariamente, sem que o modelo possa ser salvo.

Importante

O processo para gerar o cubo é composto de duas etapas, a extração dos dados e a geração do cubo. Após a extração dos dados o cubo passar a tratar os dados internamente formatados , tendo como delimitador de informações o caractere #1,  que não possue representação via teclado reduzindo assim a sua incidência em registros. Se ocasionalmente esse caractere estiver presente em algum registro e esta informação for manipulada pelo extrator, irá gerar um problema de conversão entre o extrator e o gerador de cubo. Se esta situação ocorrer, a remoção do caractere pode ser feito via regra através de funções existentes na LSP ( Linguagem Senior de Programação ), e a geração do cubo se processará normalmente.

Este artigo ajudou você?