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Padrão para os Relatórios

Configuração da página

A empresa deve ser configurada em tamanho personalizado:

Esta configuração de página pode ser diferente em modelos específicos ou com muitos dados.

Nome do relatório

O nome do arquivo de relatório obedece a uma sequência. Esta deve estar entre 1 e 99 (fixos do sistema). A partir do 100 está reservado para o usuário. Nos relatórios fixos (1-99), distribua os assuntos de maneira organizada, atribuindo sem intervalos o número da seqüência nos arquivos.

No máximo informe 99 relatórios para cada categoria. Se existir a necessidade de mais relatórios, deve-se definir uma nova categoria.

Parâmetros de Entrada

Todos os relatórios devem conter no mínimo como parâmetro de entrada:

No Modelo existe uma propriedade que indica se deve salvar os valores da tela de entrada. Esta deve estar sempre como verdadeiro.

Os parâmetros de entrada que forem usados com a intenção de inserir na cláusula where do select devem ser do tipo Cadeia e Abrangência = "Sim". Somente com essa configuração esses campos serão inseridos na cláusula where. Para campos numéricos colocar (+) na descrição do campo e para strings colocar (+).

Abrangência

O conceito de abrangência do gerador de relatórios indica se o campo deve ser usado na cláusula where do select e não se deve permitir selecionar mais de um valor.

Campos definidos como data, dinheiro, numero ou outros só servirão para uso em regras e devem ter a propriedade Abrangência = "Não". Somente os campos com Abrangência = "Não" ficam disponíveis para utilização em regras.

O conceito de abrangência nos componentes de relatório não se trata de uma questão específica com relação ter mais do que uma informação em um campo, mas sim da sintaxe do filtro que será utilizada no componente da Tecnologia.

Ao ser utilizado o caractere "-" (hífen) em um valor de entrada e este campo de entrada não estiver utilizando Abrangência, ou seja, Abrangência = "Não", a montagem do select de entrada do relatório irá considerar o hífen como um separador de informações, alterando o filtro.

Nota

A tecnologia utilizada para relatórios precisa ser genérica e atender diversos cenários, não tendo como foco usabilidades tão específicas como existentes em rotinas de uma tela de um produto, por exemplo. A tela de um produto, quando é desenvolvida, tem o tratamento da funcionalidade e da usabilidade de forma conjunta, diferente de uma tecnologia que permite gerenciamento e construção de relatórios diversos que permitam atender a diversos processos distintos em momentos distintos.

Então, é possível em uma tela termos definições mais específicas, conforme a necessidade levantada naquele determinado momento, diferente da questão que envolve a Tecnologia de relatórios. Esse é, inclusive o contexto com relação ao hífen não ter efeito "separador" do filtro do SQL em telas do sistema, mas ter esse efeito no Gerador de Relatórios.

Listas

As listas são particulares para cada relatório. Ao utilizar as listas, deve-se fazer uma regra de pré-seleção para tratar a opção selecionada na lista.

Empresa x Filial

Todos os relatórios que são subordinados a uma empresa e/ou filial devem conter esta(s) como parâmetro.

Ordenação dos campos

Quanto a ordem dos campos: sempre que possível, a empresa e filial devem vir primeiro. Caso haja uma tela de consulta sobre o assunto, a ordenação deverá obedecer a esses critérios. Caso não existir tela de consulta, a ordem deve estar de acordo com a ordenação lógica da tabela principal.

Seção Cabeçalho

Seção Subtítulo

Seção Detalhe

Seção Subtotal

Rodapé

Deve estar definido no rodapé o módulo/categoria/sequência/data/hora/usuário. Para isto definir um campo de sistema e associar com a variável de sistema DesRodape com tamanho de 150. Colocar ainda no canto direito o nome do usuário logado e fazer uma regra para obedecer se deve ou não imprimir este de acordo com o parâmetro de entrada.

Tamanho do Papel

Para os relatórios do tipo gráfico, na esquerda deve começar a partir da coluna 1 e na direita até a coluna 245. No gerador, a coluna de um campo por exemplo, é definida pela esquerda, portanto deve-se considerar a coluna 245 pelo lado direito de um campo.

Regras

Sempre documentar ao máximo as regras para facilitar a manutenção e principalmente deixar amigável para o usuário.

Outros detalhes

Sempre usar nomes significativos para variáveis de regras, formulas, totais, seções e outros.

Como o gerador traz os modelos ordenados por descrição na hora de abri-los, a descrição usada para o modelo deve ser padronizada. O arquivo no gerador deve apresentar, se for possível, uma abreviatura do assunto e no final informar a quebra.

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