Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Geradores de Informação > Gerador de Relatórios > Seções > Propriedades e Eventos

Modelo Gerador - Propriedades e Eventos

O Modelo Gerador contém seções que fornecem uma série de propriedades de dados que serão utilizados no momento da emissão do relatório. É gerado automaticamente ao criar o relatório e representa o corpo do modelo.

Propriedades

Descrição
Indica a descrição que será impressa na seção modelo gerador.

Comprimento
Permite definir o comprimento do relatório. Em relatórios gráficos, a medida é em "pixel", nos demais a medida é em "caractere".

Altura
Permite definir a altura do relatório. Em relatórios gráficos, a medida é em "pixel", nos demais a medida é em "caractere".

Margem Esquerda
Informa o espaço que se deseja atribuir à margem esquerda. Caso o relatório seja do tipo "Gráfico", o espaço tem unidade de medida "pixel", nos demais, a unidade de medida é "caractere".

Qtd. Imagens
Indica a quantidade de impressões de registros do tipo imagem que serão impressos lado a lado. Exemplo: Formulários de etiquetas podem conter 1, 2, 3 ou mais etiquetas dispostas lado a lado.

Esp. Entre Imagens
Espaço em branco que será deixado entre uma imagem e outra. Caso o relatório seja do tipo "Gráfico", o espaço tem unidade de medida "pixel", nos demais, a unidade de medida é "caractere".

Tela de Ent. para Serviços
Ao executar um modelo de relatório com serviços habilitados, pode-se configurar na guia “Saída” a opção de Modo de execução. Para mais informações, acesse: Tela de Ent. para Serviços.

Tamanho Padrão
Permite informar o tipo de papel que será utilizado. Exemplo: A4, Carta, etc.

Salvar Entrada
Quando está assinalada como "Verdadeiro", as informações preenchidas na tela de entrada da última geração deste relatório ficarão gravadas, sugerindo-as automaticamente na próxima impressão.

Orientação
Determina a forma em que o relatório será impresso. Pode ser:

  • Retrato - Impressão verfical da página.
  • Paisagem - A impressão do relatório será feito na horizontal.
  • Tipo de Relatório: Este item pode ser assinalada como:

  • Padrão - Para relatórios com somente uma seção detalhe.
  • Mestre Detalhe - Para relatórios que possuam mais de uma linha de Detalhe.
  • Tít. Antes Cabeçalho
    Quando está assinalada como "Verdadeiro", indica que a seção "Título" será impressa antes da seção "Cabeçalho".

    Cor da Fonte
    Permite selecionar uma cor para o texto do controle ativo.

    Fonte
    Exibe as fontes instaladas no Sistema Operacional para definir o tipo de letra que será utilizada no relatório.

    Tipo do Caractere
    Nesta propriedade, é possível escolher quatro opções para o tipo de caractere que será utilizado no componente ativo: Herdar: utiliza o mesmo tipo de caractere que foi utilizado no componente "pai". Normal: a configuração atual não é alterada. Maiúsculo: todos os caracteres deste componente tornam-se maiúsculos. Minúsculo: todos os caracteres deste componente tornam-se minúsculos.

    Cor
    Define a cor de fundo do componente ativo.

    Entrada
    Abre a tela "Cadastramento de Variáveis para Entradas do Modelo" em que é possível definir quais os valores serão impressos no relatório. Para mais informações sobre como cadastrar valores de entrada, acesse Entrada do Modelo.

    Preparar Valores
    Faz com que o modelo seja executado duas vezes, utilizado em casos que existam variáveis para fins de cálculo, que devem conter alguma totalização do modelo.

    Agrupar SQL
    Visa tornar mais rápida a execução de relatórios mestre-detalhe, pois é gerado um código SQL único. Caso estiver marcada como "Falso", será gerado um código SQL para cada seção detalhe.

    Incr. Colunas
    Faz com que o controle movimente-se na coluna. Quanto maior o valor, mais para a direita o controle ficará. A unidade de medida é em "Caractere".

    Incr. Linhas
    Faz com que o controle movimente-se na linha. Quanto maior o valor, mais para baixo o controle ficará. A unidade de medida é em "Caractere".

    Relatório em Branco
    Utilizada quando o relatório não retorna resultados. Se estiver assinalada como "Verdadeiro", o relatório é gerado em branco. Se assinalada como "Falso", a mensagem "Não Houve Registros a Listar" é exibida.

    Subtítulos nas Páginas
    A quantidade de resultados em uma única seção pode ser maior que uma página. Se estiver assinalada como "Verdadeiro", o subtítulo é repetido em cada página em que os resultados da seção são exibidos. Se estiver assinalada como "Falso", o relatório exibirá apenas um subtítulo por seção, independente da quantidade de páginas geradas.

    Salvar Definições
    Salva as informações de exportação no arquivo de extensão ".IMP" gerado, permitindo salvar o relatório em todos os formatos disponíveis no Gerador de Relatórios. Se estiver assinalada como "Falso", é possível salvar o relatório somente no formato com extensão ".IMP".

    Inserir Espaço
    Faz a inserção de um caractere "espaço" antes dos valores numéricos alinhados a direita, caso esteja assinalada como "Verdadeiro".

    Parâmetros Exportação
    Abre a tela "Parametrização da Exportação" em que é possível definir a saída dos arquivos texto no momento de salvar..

    Parâmetros WEB
    Abre a tela "Parâmetros WEB" em que é possível fazer o tratamento global da geração de páginas HTML.

    Consistir Modelo
    Utilizada quando o usuário precisa salvar um modelo incompleto. Se estiver assinalada como "Falso", o modelo será salvo sem qualquer tipo de validação de dados e as regras não são compiladas.

    Formato de Saída
    Abre a tela "Parametrização de Saída" em que é possível escolher qual o tipo de execução que será realizado e o tipo de saída do relatório.

    Rodapé Tít. Final Página
    Se estiver assinalada como "Verdadeiro", imprime a seção "Rodapé Título" no final da última página do relatório. Se estiver assinalada como "Falso", esta seção é impressa na última página, logo após o último registro.

    Separadores do idioma
    Quando estiver assinalada como "Verdadeiro", os valores numéricos do modelo utilizam os separadores numéricos definidos nas opções do idioma que está ativo no sistema. Se estiver assinalada como "Falso", os valores numéricos do modelo utilizam os separadores numéricos definidos nas máscaras dos controles do modelo.

    Frente/Verso
    Indica que o relatório será impresso com o recurso "frente-e-verso". É necessário que a impressora tenha este recurso para que funcione corretamente.

    Usar Conf. Regionais
    Define se serão ou não aplicadas as Configurações Regionais na execução do modelo. Por padrão seu valor é verdadeiro.

    Usar valores na forma literal
    Ao marcar essa opção como "Verdadeiro", os valores serão passados para o comando SQL na forma literal, ou seja, na forma de texto. Caso se mantenha o valor padrão "Falso" os valores serão passados para o comando SQL na forma de parâmetros. Essa propriedade deverá ser atribuída como "Verdadeiro" sempre que o filtro de entrada do relatório apresentar um grande número de condições.

    Eventos

    Pré-Seleção
    Este evento será chamado ao iniciar a execução de um modelo (após clicar no botão "OK" na tela de entrada). Neste evento, os valores informados na tela de entrada podem ser tratados ou alterados. Este é o único evento em que pode ser alterado o "SELECT" que será montado pelo gerador de relatórios, pois é executado antes de executar o "SELECT" no banco de dados e antes de criar as seções que serão executadas. Não é possível listar seções ou manipular controles do relatório neste ponto, já que estes não foram criados ainda. Existem algumas funções que podem ser utilizadas para alterar o "SELECT", entre elas:

    O exemplo abaixo monta cláusulas SQL altera o "SELECT" a ser executado pelo relatório.

    Seleção
    Utilizado para validar a impressão da seção "Mestre-detalhe". Ele será chamado antes de imprimir a seção detalhe principal. Será executado para cada registro que retornar da base de dados, consequentemente, a regra não será executada se não retornar nenhum dado da base.

    Inicialização
    Será chamado ao iniciar a execução de um modelo (após clicar no botão OK na tela de entrada) e antes do evento "Pré-Seleção". Por ser um evento executado uma única vez, é recomendado que se utilize para inicializar variáveis que serão utilizadas na execução do modelo.

    Finalização
    É a última regra a ser executada pelo modelo. Por isso, recomenda-se que seja utilizada para liberar estruturas alocadas e fechar transações abertas.

    Funções Globais
    Utilizada para definir funções globais que poderão ser chamadas a qualquer momento. Nas regras dos relatórios, todas as funções e variáveis são globais, até mesmo as variáveis que são passadas em parâmetros em funções que estarão visíveis em qualquer outra regra no modelo. As funções globais podem ser utilizadas várias vezes, sem a necessidade de redeclará-las ou refazê-las, diminuindo e melhorando a manutenção do modelo. Ao fazer declarações de variáveis globais deve-se lembrar de redeclará-las no evento "Inicialização", para que seja feita a sua definição e atribuição de valor corretamente durante a execução. O evento "Funções Globais" não é executado, apenas as funções declaradas são quando chamadas, sendo assim as variáveis globais ali definidas não serão inicializadas em tempo de execução. Com isso caso a variável seja acessada por outro evento esta não possuirá valor, ou estará inacessível. O exemplo abaixo se refere a duas funções globais que foram criadas para retornar o nome de uma cidade e estado a partir do código e o nome do bairro a partir do código da cidade e do código do bairro.

    Imprimir Página
    É executado antes de iniciar uma nova página, na qual valores poderão ser atribuídos e serão utilizados durante a impressão desta na impressora. Exemplo: alterar bandeja de saída. Para alterar a bandeja onde será impressa determinada página, é necessário definir na regra a variável vBandeja do tipo "Numero" e atribuir à ela os valores desejados:

    1 Bandeja padrão ou bandeja superior.
    2 Bandeja Inferior.
    3 Bandeja de papel intermediária.
    4 Bandeja manual de papel.
    5 Bandeja automática de envelope.
    6 Bandeja manual de envelope.
    7 Seleciona automaticamente a bandeja.
    8 Bandeja com trator de papel.
    9 Bandeja com menor formato de papel.
    10 Bandeja com maior formato de papel.
    11 Bandeja com maior capacidade de papel.
    14 Bandeja cassete.
    15 Bandeja com formato necessário.

    Nota

    Esta tabela foi transcrita a partir do conteúdo disponibilizado na Microsoft Developer Network (tabela nº 6). Conforme aMSDN, o valor a ser inserido pode ser um destes na tabela, ou um valor específico da impressora, neste caso um valor maior que 100.

    Após executar esta regra, o gerador verifica se existe uma variável com o nome vBandeja e utiliza o valor atribuído à ela para determinar em qual bandeja deve ser impressa a página atual.

    Este artigo ajudou você?