Tipos de Relatórios
Relatório Gráfico
O relatório gráfico tem recursos para configuração de fonte, tamanho, cor e alinhamento com precisão de um pixel (padrão Windows).
Relatório Texto
O relatório texto não tem recursos de fonte de letra, tamanho e cor. O único tratamento que pode ser feito em relação ao tipo de letra, é determinar se é negrito, itálico, comprimido, expandido ou sublinhado. O alinhamento é o padrão MS-DOS, ou seja, usa o conceito linhas e colunas.
Arquivo Texto
O Arquivo Texto segue o mesmo padrão do Relatório Texto, porém, não existe a possibilidade de determinar se o tipo de letra é negrito, itálico, comprimido, expandido ou sublinhado. Este tipo de relatório é utilizado principalmente para gerar arquivos de Exportação de Dados.
Os modelos de arquivo texto podem exportar somente 4000 caracteres por linha. Caso seja necessário exportar dados com mais de 4000 caracteres por linha, use o Exportador de Arquivos Texto.
Esse tipo de relatório pode ser salvo apenas como arquivo texto. Ao salvar o relatório são apresentadas duas extensões (TXT e CSV), porém, o CSV é salvo com o mesmo conteúdo do relatório TXT, ou seja, ao salvar o relatório em CSV não é inserido nenhum delimitador ou separador.
Impressão via WTS no Windows Server
Por padrão, a partir do Windows Server 2008 a impressão WTS está configurada para utilizar o Terminal Services Easy Print, que é um driver de impressora padrão. Este driver é responsável por redirecionar todas as impressões de usuários da máquina local sem que seja necessário instalar qualquer driver de impressora no Servidor.
Para que relatórios do tipo texto sejam impressos em versões a partir do Windows Server 2008, é necessário desabilitar este recurso.