Grupos de Usuários
A entidade Grupo de Usuários tem como principal finalidade facilitar a administração dos usuários no sistema. Um grupo é uma coleção de usuários e/ou outros grupos, sem atributos adicionais ou atributos de sistema.
Os grupos permitem reunir usuários e/ou grupos que compartilham características em comum. Por exemplo, é possível criar grupos com base em departamentos ou setores, como "Financeiro" ou "TI". Dessa forma, você pode organizar os usuários conforme diferentes critérios, de acordo com as necessidades da organização.
Além disso:
- Um usuário pode pertencer a vários grupos simultaneamente.
- Um grupo também pode conter outros grupos, permitindo uma estrutura hierárquica e flexível.
- Essa abordagem torna a gestão de permissões e acessos mais simples e eficiente.
Imagine uma empresa que possui um departamento Financeiro, dividido em dois setores: Contabilidade e Faturamento. O setor de Faturamento, por sua vez, é subdividido em dois subsetores: Contas a Pagar e Contas a Receber.
Para organizar melhor os usuários no sistema, a empresa pode criar cinco grupos distintos:
- Depto. Financeiro
- Contabilidade
- Faturamento
- Contas a Pagar
- Contas a Receber
Nesse cenário:
- Os grupos Contabilidade e Faturamento podem ser adicionados como membros do grupo Depto. Financeiro.
- Os grupos Contas a Pagar e Contas a Receber podem ser adicionados como membros do grupo Faturamento.
Dessa forma, qualquer permissão ou configuração atribuída ao grupo principal será automaticamente herdada pelos seus membros, o que facilita a gestão de acessos e responsabilidades de maneira hierárquica e eficiente.
Estrutura dentro do SGU (Senior Gerenciador de Usuários)
Observe o seguinte cenário: o usuário usu_contas_pagar é membro do grupo Contas a Pagar, que por sua vez é membro do grupo Faturamento, o qual está vinculado ao grupo Depto. Financeiro. Ou seja, há uma estrutura hierárquica entre grupos, com diferentes níveis de associação.
Dessa forma, ao autenticar no sistema, o usuário usu_contas_pagar terá suas permissões carregadas de maneira cumulativa, seguindo a seguinte ordem:
- Suas permissões individuais, definidas diretamente no cadastro do usuário;
- As permissões atribuídas ao grupo Contas a Pagar, do qual é membro direto;
- As permissões do grupo Faturamento, do qual o grupo Contas a Pagar faz parte;
- E as permissões do grupo Depto. Financeiro, do qual o grupo Faturamento é membro.
Esse modelo hierárquico torna a gestão de acessos mais organizada e reutilizável; permite herança de permissões de forma automática e estruturada.
Nota
Os usuários que pertencem a um determinado grupo herdam os mesmos direitos e permissões deste grupo.
Para adicionar e/ou remover grupos de usuários, acesse Arquivo > Novo Grupo:
- Informe o Nome do grupo e uma breve Descrição. Somente com esses dados o grupo já poderá ser criado, porém o grupo ainda não possuirá nenhum membro;
- Para adicionar usuários, clique em Adicionar...;
- Na tela Selecionar usuários/grupos, clique em Mostrar Usuários para visualizar todos os usuários e grupos existentes;
- Selecione os desejados e confirme através do botão OK.
Desta forma, o grupo está criado e com membros. Através do menu Segurança > Direitos Gerais defina os direitos e permissões do grupo.

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