Histórico de Alteração
O recurso Histórico de Alteração (ou Auditoria de Telas) permite monitorar todas as inclusões, alterações ou exclusões de registros feitas nos campos das tabelas da base dos sistemas Ronda Senior e Gestão de Pessoas | HCM, através das telas Auditoria de Telas - Configuração e Auditoria de Telas - Consulta, disponível no menu Recursos > Histórico de Alteração.
Importante
O recurso não é suportado nas formas de acesso BrowserAccess e WindowsAccess.
Funcionamento
Os históricos de alteração consistem em auditar assuntos importantes do sistema, verificando informações como quais alterações são feitas por qual usuário, em uma data e hora específica. Os itens que podem ser auditados são divididos por categorias e em seguida por assuntos.
Os registros de alterações são efetuados em mensagens, que podem ser consultadas em uma tela própria. Toda mensagem é composta por uma categoria e um assunto, onde a categoria possui os seus próprios dados e o assunto possui os seus. Assim os dois se juntam e formam o registro completo.
A categoria "Colaboradores" possui uma mensagem contendo a empresa, o tipo e o número de cadastro do colaborador.
O assunto "Incluir documento" possui uma mensagem contendo a data, o tipo e a sequência do documento, além de uma observação.
Dessa forma, quando um documento for inserido para um colaborador, será gerada uma mensagem com a categoria e o assunto acima, possuindo as informações referentes ao colaborador e ao documento cadastrado.
Algumas das categorias de mensagens disponíveis para a solução Ronda Senior são:
- Assuntos gerais;
- Dispositivo;
- Catálogo de dispositivo;
- Permissão;
- Grupo de dispositivos;
- Colaborador;
- Visitante;
- Crachá;
- Diversos;
- Colaboradores outras unidades.
Configuração
A configuração é feita pela tela Auditoria de Telas - Configuração, através da seleção de uma Categoria e dos Assuntos vinculados à ela. A partir do momento em que a configuração é feita, o sistema começa a monitorar e manter um log dos registros correspondentes.
Estes registros podem ser consultados pela tela Auditoria de Telas - Consulta, que exibe os logs de monitoramento do recurso. Na tela de Consulta, os resultados são obtidos a partir da definição de filtros para exibição e exportação dos registros.