Seleção de produtos
Instalação
Nesta tela serão apresentados todos os produtos, ferramentas e as formas de acesso disponíveis na mídia de instalação. Os produtos apresentados podem variar, pois as mídias de instalação são personalizadas para as necessidades de cada cliente, de acordo com a chave proprietária.
Particularidade por produto
Os módulos web do MicroStrategy só devem ser marcados caso o módulo Intelligence Server esteja marcado ou se já houver o MicroStrategy instalado na máquina, na mesma versão e utilizando os caminhos padrões da instalação, tais como:
- MicroStrategy Web - C:\Program Files (x86)\MicroStrategy\Web JSP" e "C:\Program Files (x86)\MicroStrategy\Portlets\;
- MicroStrategy Web Services - C:\Program Files (x86)\MicroStrategy\Web Services J2EE;
- MicroStrategy Mobile - C:\Program Files (x86)\MicroStrategy\Mobile Server JSP;
- MicroStrategy Operation Manager - C:\Program Files (x86)\MicroStrategy\Operations Manager JSP.
Para instalar o ETL e o MicroStrategy em servidores diferentes, nesta etapa não selecione o MicroStrategy. Após instalação normal do BI, faça as configurações necessárias para o MicroStrategy já instalado em um servidor separado.
Quando não houver integração com a XPlatform, não selecione o item Tomcat autenticando em G7. Caso seja selecionado, não será possível o acesso ao MicroStrategy.
Selecione o Tomcat com servidor web do MicroStrategy. A opção MicroStrategy – On cloud não deve ser selecionada caso a instalação do MicroStrategy seja on-premises.
Os produtos e seus módulos são apresentados em forma hierárquica, destacando os níveis e subníveis que os compõem. As dependências são tratadas automaticamente, assim, quando um módulo depender de outro para funcionar, serão exibidas notificações de que outras opções serão adicionadas na instalação, em decorrência dessa dependência.
Observação
Quando for selecionado um produto que necessita fazer deploy de web services, a mensagem "Existem produtos que dependem da forma de acesso 'web services' para serem instalados" irá aparecer entre as mensagens da tela. Ao clicar sobre esta mensagem uma tela com o mesmo texto irá aparecer, mas ao contrário das mensagens para outros itens, ao clicar em OK os web services não serão assinalados automaticamente. Este comportamento é para que seja necessário assinalar a forma de acesso "Web Services", para reforçar ao usuário que ele está executando o deploy de web services.
Ferramentas
Algumas ferramentas são indispensáveis para a utilização das soluções Senior e são instaladas automaticamente, no entanto também são disponibilizadas ferramentas opcionais:
- Central de Monitoramento Senior: Coleta e trata informações que são apresentadas de maneira clara e simples para os administradores de ambientes que possuem sistemas Senior baseados no Middleware ou cliente-servidor. Com esta ferramenta é possível, não apenas consultar dados sobre a execução e funcionamento de aplicativos, mas também interagir com essas informações, encerrando aplicativos em uso.
- Integrador G7: Essa ferramenta permite realizar a integraçao de usuários já cadastrados no produtos G5 ou G6, que serão acessados a partir da XPlatform. Nesta etapa devem ser selecionados os itens que serão configurados/instalados na máquina onde o SeniorInstaller.exe está sendo executado. Por exemplo, se o RabbitMQ está instalado na máquina atual, a opção RabbitMQ deve ser marcada, ou se o integrador deve ser instalado na máquina atual, a opção Integrador deve ser marcada. Para mais informações, confira o guia de instalação do Integrador, no manual do XPlatform.
Formas de acesso
A configuração das formas de acesso aos sistemas define se o ambiente que será instalado será baseado na solução Senior Middleware ou não.
Caso nenhuma forma de acesso seja selecionada, apenas o acesso cliente-servidor estará disponível, nessa forma de acesso a instalação do sistema é feita completamente na estação, que se comunica diretamente com o banco de dados e não utiliza o Senior Middleware.
Além do acesso cliente-servidor, são disponibilizadas as seguintes formas de acesso:
- BrowserAccess: Totalmente em HTML/JavaScript, o acesso aos aplicativos Senior é feito através de navegadores web, a partir de qualquer local que tenha uma conexão disponível com o servidor, onde é executado todo o processamento;
- WindowsAccess: É um aplicativo para Windows que permite o acesso remoto de usuários que estejam dentro ou fora da rede local, como por exemplo em filiais, acessando as aplicações Senior em interface desktop Windows. Todo o processamento é executado no servidor;
- Web services: Possibilita a integração e a comunicação entre sistemas diferentes, além de permitir que rotinas simples ou complexas sejam invocadas por sistemas externos e pelo próprio sistema que disponibiliza o recurso;
- Web 5.0: É uma interface web que permite a personalização dos HTMLs, todo o processamento é executado no servidor. Esta forma de acesso permite que as estações de trabalho utilizem diversos sistemas operacionais (Linux, Macintosh ou Windows).
Particularidades por produto
Ronda Senior
- É preciso instalar o aplicativo SRVTCP no servidor caso deseje instalá-lo posteriormente em estações. O SRVTCP deve ser instalado somente como estação. Não deve ser instalado isoladamente em um ambiente, pois dessa forma não garantimos seu funcionamento correto.
- Não é possível instalar a Ferramenta de Diagnóstico em estações (máquina cliente), somente no Servidor.
WorkflowSempre que selecionado o produto Workflow, deve-se também instalar o produto WorkflowContainer.
Atualização
Selecione os produtos, existentes no ambiente selecionado, que devem ser atualizados. Caso uma das opções não seja marcada, ela será ignorada pelo Atualizador, o que poderá gerar conflitos de compatibilidade entre versões.
Caso desejar atualizar somente o Gestão de Pessoas | HCM, deverá marcar somente ele e os seus módulos correspondentes.
Caso um produto selecionado possua dependência de outro produto não selecionado para atualização, ao prosseguir será exibida uma mensagem sobre a respectiva dependência. Confirmando a mensagem, o produto necessário para atender a dependência identificada será selecionado automaticamente.
É recomendável para estar sempre na versão mais recente, independentemente do produto, nesta etapa selecionar para atualização o item Ferramentas/Central de Monitoramento Senior.
Particularidades por produto
Ao atualizar o produto Ronda Senior, a tela Concentradora será apresentada. Basta confirmar o endereço IP informado no campo e continuar com o processo de atualização.
Caso esteja sendo atualizado apenas o Gestão do ponto, é necessário que os demais módulos do Gestão de Pessoas | HCM já estejam atualizados. E ao pressionar Avançar, quando questionado se deseja-se atualizar os demais módulos para a mesma versão instalada, pressione Não.
Caso desejar atualizar o Workflow da versão 6.2.31 para a 6.2.32, é imprescindível que a atualização do produto seja realizada antes da atualização do Gestão de Pessoas | HCM. Além disso, é obrigatório realizar um backup do Gestão de Pessoas | HCM antes da atualização do Workflow.
Se algum dos produtos selecionados possuem processo embarcado, caso o Workflow não esteja configurado no ambiente que está sendo atualizado, o processo embarcado não será atualizado.
Clique em Avançar para prosseguir com a atualização.