Sintaxe de comandos e operadores
Definição de variáveis
O nome das variáveis declaradas na LSP devem ter no máximo 100 caracteres,este nomes podem ser separados por _ (sublinhado). Não é permitido usar acentuação no nome das variáveis.
Como melhor prática para que as variáveis sejam inicializadas, se atribui o valor no evento Inicialização, que é o primeiro a ser chamado.
Definição de funções - Funcao (Function)
A Funcao (Function), trata-se de um conjunto de comandos, que tem como objetivo calcular um ou mais valores e retorná-los para uso na regra. Havendo uma operação que se repita, pode-se criar a função e chamá-la em cada regra, sem precisar reimplementá-la.
Nota
Como boa prática, é recomendável que se reserve a regra 001 apenas para implementar funções.
Uma função pode receber parâmetros e retornar valores.
Valores alterados dentro da função, também serão alterados fora dela.
Os parâmetros definidos para as funções devem obrigatoriamente ser Numéricos. Parâmetros do tipo Alfanuméricos ainda não são suportados por funções definidas das regras.
Para usar a função na regra, deve-se declará-la no início da mesma.
Caracteres com Comportamento Especial
Existem determinados caracteres que, quando inseridos eu uma expressão literal nas regras, devem ser precedidos do caractere \ (barra) para indicar que estes caracteres serão usados literalmente e não como caracteres especiais. Estes caracteres são: "" (aspas) e \ (barra).
Palavras Reservadas
A LSP não faz distinção de letras maiúsculas e minúsculas. Portanto A LSP possui 51 (cinquenta e uma) palavras reservadas que não poderão ser usadas pelo programador para outros fins.
A LSP tem seus comandos em português, mas também pode ser programada em inglês e tem a possibilidade de executar funções internas da aplicação.
São chamadas funções do programador. Mas para isso, estas funções precisam ser cadastradas internamente pelo programador da aplicação.
Funções Internas de Porta de Web Service
As portas de serviço via Regra LSP podem conter funções internas responsáveis por executar uma determinada operação na porta.
Sintaxe
<Nome_da_Porta>.<Nome_Funcao_Interna>
Para as Portas de Serviço em geral, temos algumas Funções Internas que podem ser executadas:
- Executar(): função que executa a requisição da porta, ou seja, realiza as operações para as quais a porta do serviço foi implementada.
nomePorta.Executar();
- AtivaLimpezaParamEnt(): função que habilita a Limpeza Automática dos Parâmetros de Entrada após a Execução, ou seja, após qualquer execução da porta (função Executar()), todos os parâmetros de entrada serão limpos sendo necessário alimentá-los novamente para uma nova execução. Caso esta função não seja chamada dentro da Regra LSP, a porta vai assumir a Limpeza Automática como habilitada por padrão.
nomePorta.AtivaLimpezaParamEnt();
- DesatLimpezaParamEnt(): função que desabilita a Limpeza Automática dos Parâmetros de Entrada após a Execução, ou seja, após qualquer execução da porta (função Executar()), todos os parâmetros de entrada serão mantidos não sendo necessário alimentá-los novamente para uma nova execução. Caso esta função não seja chamada dentro da Regra LSP, a porta vai assumir a Limpeza Automática como habilitada por padrão.
nomePorta.DesatLimpezaParamEnt(); - LimparParamsEntrada(): função que realiza a Limpeza dos Parâmetros de Entrada no ato de sua chamada, ou seja, todos os parâmetros de entrada da porta serão limpos ao executar a função.
nomePorta.LimparParamsEntrada();