BPM > Processos > Processos Habituais

Processos Habituais

Sumário

  1. Conceito
  2. Menu de Acesso
  3. Funcionalidades
    3.1 Impressão através da Central de Tarefas
    3.2 Filtros Aplicados na Central de Tarefas
    3.3 Criação de Solicitação através de Menu Customizado
    3.4 Excluir Tarefa

1. Conceito

O BPM possibilita a integração com serviços externos em determinadas etapas de um processo, porém qualquer problema na execução destes serviços pode afetar diretamente no fluxo de um processo. Para a visualização desses imprevistos, existe uma funcionalidade que lista os eventos em que ocorreram mais problemas. A ordenação é por data (da mais recente para a mais antiga).

2. Menu de Acesso

Clique sobre o ícone ou acesse o botão Ações > Eventos para visualizar os eventos de um processo. A listagem mostra os eventos ocorridos nos últimos 7 dias. Cada evento terá as seguintes propriedades:

Clique sobre o evento para visualizar a mensagem retornada do serviço externo e diagnosticar o problema com maior facilidade.

3. Funcionalidades

3.1 Impressão através da Central de Tarefas

Acessando a Senior Flow > BPM > Central de Tarefas, nas guias solicitações e gestão, após clicar em mais opções para expandir, será exibido o botão Imprimir.

Esse botão serve para imprimir um relatório do processo.

Clicando no botão imprimir, automaticamente são disparadas duas notificações, exibidas em momentos distintos, a primeira exibida é Em andamento, informando que o relatório está sendo processado.

Após a conclusão, a segunda notificação é exibida, informando sobre a finalização do processo.

Clicando na notificação, o relatório será exibido em uma nova aba do navegador.

Para informações dos formulários ECM, é necessário realizar uma configuração,para então tornar os processos visíveis no relatório.

Essa configuração é referente as variáveis do processo, para realizar a configuração, acesse:

Para mais detalhes sobre visualização de variáveis, acesse: Visibilidade das Variáveis.

Observação

Após realizar a configuração, ao gerar um relatório, os próximos processos respeitam a configuração prévia, caso o processo seja anterior a configuração, será respeitada a configuração do momento em que ele foi criado.

Os relatórios de solicitação não exibem os separadores, esses são apenas exibidos na interface, formulários e solicitações.

3.2 Filtros Aplicados na Central de Tarefas

Em todas as guias, seja Tarefas, Tarefas em Espera, Solicitações ou Gestão, possuem filtros que podem ser aplicados para sua tela, as opções de filtro seguem o mesmo padrão em todas as telas, sendo exibidos os campos:

Observação

Todos os campos com * apenas realizam a pesquisa após adicionar uma informação de um processo no campo Processo.

Abaixos desses campos os botões Cancelar, Limpar, Salvar e Filtrar.

Importante

Na guia tarefas não é exibido o filtro Responsável atribuído, pois a guia já realiza a busca de informações do usuário daquele tenant que pertence a tarefa.

O campo de filtro Status do solicitante é exibido unicamente na guia tarefas, nas demais guias não está disponível.

Em solicitações não há o filtro solicitante, pois a tela realiza esse filtro automaticamente, pois se trata das guias onde o usuário efetuou a solicitação.

3.3 Criação de Solicitação através de Menu Customizado

Existe a possibilidade da criação de solicitações BPM através de um menu customizado, visando otimizar a jornada do cliente, o usuário cria um atalho para determinado processo.

Com isso o processo será exibido no menu Configurações, no exemplo abaixo temos o processo de Solicitação Empréstimo, exibido diretamente no menu.

Para utilizar essa função é necessário configurar um arquivo JSON.

Exemplo de configuração JSON

{

"domain": "platform",

"service": "workflow",

"url": "https://platform-arquitetura.senior.com.br/tecnologia/platform/cockpit-frontend/#/app/newrequest/new-process-by-name/Teste ecm?redirect=https:%2F%2Fplatform-arquitetura.senior.com.br%2F%2Ftecnologia%2Fplatform%2Fworkflow%2F%23%2Fdashboard%2Ftasks%2Fpending/",

"landpage": "#/",

"iframes": {

"items": [

 

{ "id": "custom" }

]

},

"menu": {

"children": [

{

"id": "group-bpm",

"label": "BPM", *(Menu pai)

"labelI18n": "platform.backend.platform_workflow_menu_group_bpm",

"children": [

{

"id": "group-settings",

"label": "Configurações", *(Menu pai)

"labelI18n": "platform.backend.platform_workflow_menu_group_config",

"children": [

{

"id": "item-custom-1", *(Id Do Menu, este item deve ser único)

"label": "Processo do ECM Teste" *(Nome que ira aparecer no menu, necessário ser um nome de processo existente no BPM),

"path":

{ "category": "iframe", "menuId": "https://platform-arquitetura.senior.com.br/tecnologia/platform/cockpit-frontend/#/app/newrequest/new-process-by-name/*(inserir label)?redirect=https:%2F%2Fplatform-arquitetura.senior.com.br%2F%2Ftecnologia%2Fplatform%2Fworkflow%2F%23%2Fdashboard%2Ftasks%2Fpending/" }

,

"help":

{ "url": "https://documentacao.senior.com.br/bpm/7.0.0/" }

}

]

}

]

}

]

}

}

Observação

Textos iniciados com "*(" Não fazem parte do código, apenas um descritivo para melhor entendimento sobre os itens.

Em caso de adição de mais de um processo no menu, é necessário alterar a linha de código ID de item-custom-1, para o número de processos pretendidos no menu. Exemplo: Adicionando 3 processos, o preenchimento do campo ID será item-custom-3.

Sem a funcionalidade seria necessário acessar o menu da Central de Tarefas, clicar em Novo processo e localizar o processo.

Mais de um processo pode ser adicionado ao menu, basta realizar a configuração JSON referente a cada processo.

Para a exibição do menu, acesse Tecnologia > Customização > Aplicativos. Em Senior Flow > Ações, Adicione o arquivo JSON que foi configurado e Clique em Gerar menu.

Após realizar a configuração é necessário sair da plataforma e acessar novamente, assim o processo será exibido no menu.

Finalizando algum processo dentro de um menu customizado, o usuário será redirecionado a tela de central de tarefas do BPM.

Importante

Para utilizar a função o processo tem que estar criado e ativo no seu tenant.

No arquivo JSON onde está a informação new-process-by-name deve ser inserido o nome do processo a ser aberto no menu.

É possível realizar a exclusão de tarefas através da central de tarefas.

3.4 Excluir Tarefa

Para visualizar o botão e realizar a exclusão de uma tarefa, o usuário deve possuir as permissões de coordenar e de editar processos. Lembrando que, caso o usuário exclua uma tarefa, não será possível o mesmo voltar a trabalhar nela, porém a mesma permanecerá no banco de dados para consultar ou auditar os processos que já foram realizados ou deletados.

Após clicar no botão, o sistema irá solicitar a confirmação da exclusão antes de efetuar a mesma, contendo uma maior assertividade e segurança ao realizar a exclusão. Lembre-se, caso a tarefa seja excluída, não será mais possível trabalhar com a mesma.

Após confirmar a exclusão, a mesma desaparecerá da central de tarefas.

Importante

É possível realizar a exclusão apenas de solicitações já tratadas.

Tarefas excluídas antes da data de 14/09/2023 devem ser canceladas caso sejam acessadas através de um link, pois não é possível modificar registros nesse contexto.

Este artigo ajudou você?