BPM > Processos no BPM

Processos no BPM

Sumário

  1. Conceito
  2. Menu de Acesso
  3. Funcionalidades
    3.1 Criar Processo
    3.2 Gerenciar Alterações do Formulário
  4. Configurações do Processo
    4.1 Construir o Fluxo
    4.1.1 Permissão Visualizar - Andamento do Processo
    4.1.2 Classificação do Status do Processo
    4.1.3 Formatação de Data
    4.1.4 Definir Variáveis
    4.1.5 Configurar Integrações
    4.1.6 Visibilidade - Aba Anexo
  5. Configurações Globais
  6. Saúde do Processo
    6.1 Eventos com Falha

1. Conceito

A construção de um processo BPM é a forma mais completa de desenvolver processos, que abrangem fluxos com tomada de decisões com variações no caminho do processo. Este modelo é utilizado sempre que houver a necessidade de se construir um fluxo em que as saídas variam, dependendo da opção escolhida pelo usuário.

2. Menu de Acesso

3. Funcionalidades

3.1 Criar Processo

Ao criar um novo processo BPM, será necessário preencher algumas definições bem como escolher o tipo de formulário a ser utilizado, que pode ser ECM ou interface web. No caso de optar por formulário ECM, ele será utilizado em todas as tarefas e deve ser informado o nome do formulário e a versão desejada. Se optar por tipo de execução interface web, deve-se informar a URL do formulário para consulta e para as tarefas.

Após Salvar estas definições,o sistema habilita a configuração do fluxo do processo, bem como suas variáveis e integrações.

3.2 Gerenciar Alterações do Formulário

Funcionalidade que permite a leitura de logs referentes às alterações nas versões dos formulários.

4. Configurações do Processo

4.1 Construir o Fluxo

A janela de desenho do fluxo apresenta a barra de ferramentas de controles gerais na parte superior, de elementos de fluxo e ajustes na parte esquerda e de propriedades dos elementos na parte direita.

4.1.1 Permissão Visualizar - Andamento do Processo

É possível habilitar ou desabilitar a visualização da aba andamento do processo através das permissões.

Importante

Para garantir a segurança das informações e a confidencialidade, somente os coordenadores ou aqueles que tenham participado ativamente de uma solicitação - ou seja, interagido com a mesma, seja ao tratá-la ou ao serem responsáveis por alguma etapa do processo - possuem permissão para acessar os dados dessa solicitação.

4.1.2 Classificação do Status do Processo

Sobre a classificação dos status dos processos após sua finalização, os resultados que podem ser obtidos quando realizada uma extração das informações via relatório de Visões Dinâmicas são:

A coluna Status se refere ao status da solicitação quanto a execução da mesma, pode ser classificado da seguinte forma:

A coluna status_custom se refere a variável do processo que foi configurada no fluxo durante o seu desenvolvimento. Por este motivo, a coluna status_custom não tem referência com a coluna status, e é apresentada de acordo com a etapa em que a solicitação se encontra.

Por exemplo, para solicitações que estejam com status = 4, é possível que o campo status_custom esteja como pendente, pois era esta a variável do processo referente a solicitação no momento em que a mesma foi cancelada no Painel de Gestão. Para solicitações que estejam com status = 11, o campo "status_custom" terá o valor referente a variável do processo setada par o fluxo no momento da finalização do processo.

4.1.3 Formatação de Data

Ao utilizar parâmetros de saída do tipo data, em Fonte de Dados ou Serviço Externo, é necessário seguir a ISO 8601, para que o BPM funcione corretamente.

O padrão ISO 8601, estabelece a forma internacional de formatação representada por YYYY-MM-DD.

Por exemplo, 15 de outubro de 2021 é representado por 2021-10-15.

4.1.4 Definir Variáveis

Permite visualizar as variáveis do processo e configurar a visibilidade dos dados em detalhes do processo, tela de consulta e aplicativo. Os campos marcamos como visível, serão exibidos na tela Tarefas e solicitações, limitado em três campos.

4.1.5 Configurar Integrações

Permite que sejam alteradas as visões dinâmicas e integração externa do processo:

Assunto obrigatório nas solicitações

Esta funcionalidade permite que o usuário, ao criar um template do processo, defina a obrigatoriedade de um assunto. Isso proporciona um melhor controle e organização sobre os processos iniciados a partir daquele template.

Caso a opção de tornar o assunto obrigatório seja ativada, o usuário precisará definir o assunto da solicitação antes de iniciá-la.

Se a opção permanecer como não obrigatória, o usuário poderá definir o assunto apenas se for conveniente, seguindo com a solicitação normalmente.

Por padrão, a configuração vem DESABILITADA, sendo necessário ativá-la para uso.

Abaixo uma demonstração do processo de configuração e como funciona com essa opção ativada.

4.1.6 Visibilidade - Aba Anexo

Nesta configuração, você pode definir se a aba Anexo estará visível ou não na aba de solicitação.

5. Configurações Globais

Além das configurações padrão, é possível visualizar algumas opções de configurações adicionais no menu lateral, como:

Observação

Para todo processo publicado é preciso definir quem poderá iniciar solicitações do processo.

Os tipos de processos disponíveis até então são:

Simplificado

Workflow

Processos habituais

Usuário em cópia

6. Saúde do Processo

A funcionalidade de saúde do processo, tem como objetivo informar o usuário sobre o status das integrações utilizadas pelo processo configurado. Através desta funcionalidade, é possível visualizar eventos resultantes da integração com o GED, bem como da execução de serviços externos.

Ao acessar a tela de processos, é possível observar que possui uma coluna dedicada a saúde do processo. Nesta coluna são exibidos dois status distintos:

Para ver a lista de eventos, é só clicar no ícone de saúde. Ou, se preferir, acessar o botão de ações e escolher a opção de eventos.

Ao abrir a tela de eventos, serão exibidos todos os registros de eventos das integrações com o GED e dos serviços de integração. Para os eventos do GED, será apresentado o nome dos documentos enviados ao GED durante a execução das tarefas. Para os serviços de integração, serão exibidas as chamadas realizadas, incluindo o nome e a URL da API chamada durante a execução da tarefa.

Para acompanhar as informações de cada evento, basta clicar em mais, com isso, todos os detalhes serão exibidos.

Nesta tela, também estão disponíveis alguns filtros que podem ser utilizados para localizar os eventos. É possível filtrar por data inicial, data final e pelo número de uma solicitação.

6.1 Eventos com Falha

Conforme mencionado, caso um evento possua uma falha, será exibido um ícone de alerta para avisar possíveis erros de execução da integração. Ao clicar no ícone, a tela com os eventos será exibida, permitindo que o usuário visualize os detalhes.

Na imagem, temos um erro de integração com o GED que alerta sobre os documentos que não foram enviados com sucesso. Neste caso, será exibido um botão reenviar documentos com aviso. Ao clicar, os documentos que apresentarem o erro, serão enviados novamente.

Quando ocorrer um erro com o serviço de integração, será exibido um log com as informações sobre o problema ocorrido durante a execução da chamada do serviço externo.

Importante

O histórico de eventos ficará disponível por apenas 7 dias. Após 30 dias, os eventos serão arquivados e poderão ser consultados somente mediante a abertura de um ticket para a Senior. Após 5 anos, os dados serão apagados definitivamente.

Este artigo ajudou você?