Emissão de GNRE
Nesta tela são exibidas as GNREs integradas no eDocs.
O Governo Federal está em constante atualização do leiaute dos documentos eletrônicos com novas funcionalidades e melhorias na tecnologia. Clique aqui e confira as versões vigentes, a previsão de liberação de novas versões e a data limite para uso das versões descontinuadas.
Nota
- Os estados listados a seguir possuem uma regra específica para o envio dos itens do imposto FCP. Nesses casos, o valor é enviado com os códigos 11 e 21, em vez de 12 e 22, em conformidade com o manual de integração. Os estados incluídos nessa regra são: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG), Paraíba (PB), Piauí (PI), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Distrito Federal (DF) e Tocantins (TO)
- Os estados de Alagoas (AL), Bahia (BA), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG) e o Distrito Federal (DF) possuem uma regra específica no envio dos itens do imposto FCP/ST onde o valor é enviado com os códigos 11 e 21, ao invés de 12 e 22 conforme o manual de integração
- O tamanho do arquivo XML de integração dos documentos eletrônicos de emissão é de 500 KB, exceto para os documentos relacionados abaixo:
- CF-e - passa validar arquivos de até 1500 KB
- GNRE - passa validar arquivos de até 600 KB
- MDF-e - passa validar arquivos de até 2048 KB
Imp.
Representa o status da impressão da GNRE. Podem ser exibidos os seguintes status:
Impressão pendente: indica que a impressão ainda não foi realizada. Este status ocorre apenas quando a impressão automática estiver parametrizada para a filial.;
Impressão normal: indica que a impressão do GNRE foi realizada;
Falha: ocorrência de uma falha na impressão da GNRE;
Preparado para impressão: indica que a impressão do documento foi gerada e está aguardando a consulta pelo PrintService.
Sit.
Representa a situação da GNRE. Podem ser exibidos os seguintes status:
Enviado: indica que o evento foi enviado para processamento, ele será posteriormente processado e a resposta chegará no eDocs por consulta de GNRE;
Gerado: indica que o evento foi gerado através de uma NF-e;
Processado: indica que o evento foi processado e foi disponibilizado o boleto para ser pago;
Rejeitado: indica que o evento não obteve sucesso no processamento e foi rejeitado.
Situação
Descrição textual da situação da GNRE.
CNPJ/CPF
Documento do emissor da GNRE.
Filial
Nome da filial cadastrada no eDocs.
Série
Série do documento origem.
Número
Número do documento origem.
Período
Data de referência da GNRE.
Valor principal
Valor principal da GNRE.
Código receita
Código da receita da GNRE.
UF favorecida
UF favorecida da GNRE.
Vencimento
Data de vencimento da GNRE.
Documento origem
Indica se a GNRE foi gerada por um CT-e ou uma NF-e.
Tipo
Indica a origem do arquivo. Por operação é quando a GNRE foi gerada através de uma NF-e ou CT-e (identificado na coluna Documento Origem), e Por apuração quando não possui um documento de origem, ou seja, foi integrada através de arquivo XML de GNRE.
Atualizar
Atualiza as informações apresentadas na tela. Além da opção de atualização manual é possível definir um intervalo de atualização. Para isso, basta clicar na seta de mais opções, onde serão exibidas duas opções. Ao marcar o campo Atualizar automaticamente é definido que a grade será atualizada automaticamente e é habilitado o campo A cada x segundo(s) onde é definido o intervalo de atualização, ou seja, o tempo que deve se passar até que a grade se atualize automaticamente. O intervalo mínimo é definido no campo Tempo mínimo de atualização automática das telas, da guia Avançado > Interface da tela Cadastro Geral, e o máximo é de 999 segundos. Quando a opção Atualizar automaticamente está ativa, o botão principal Atualizar é desabilitado.
Filtrar
Permite a utilização de filtros para a visualização das registros integradas ao eDocs.
Remover Filtro
Remove todos os filtros que eventualmente foram configurados, passando a apresentar na tela todos os documentos, até a quantidade máxima permitida. Este botão possui também a opção Remover Ordenação, que permite a remoção de uma ordenação salva.
Eventos
Permite a visualização de todos os eventos registrados para os documentos eletrônicos.
Imprimir
Permite a impressão do documento eletrônico selecionado na tela. A opção Todos os documentos filtrados, disponível mediante liberação de permissão na tela Configuração > Acesso, realiza a impressão de todos os documentos filtrados na tela.
Nota
Ao clicar em Todos os documentos filtrados, o sistema consultará o parâmetro Quantidade máxima de arquivos para exportação (XML/PDF/CSV), disponível em Configurações > Gerais > Interface. Se a quantidade de documentos exceder o valor definido, o sistema não exportará os arquivos. Se "0" for informado, a quantidade de exportações será ilimitada.
A opção Selecionar Impressora exibe a tela para a seleção da impressora. As impressoras são enviadas pelos prints services configurados para o envio, assim, somente as impressoras acessíveis para o usuário que executa o serviço do
A tela Selecionar impressora, além de apresentar o CPF/CNPJ e o nome da filial selecionada, possui as seguintes opções:
- Definir como padrão
Define a impressora selecionada como a padrão, a próxima vez que tela de seleção de impressora for aberta, o sistema trará a impressora padrão já selecionada. Após realizar esta configuração, ao clicar no botão Imprimir, o sistema utilizará essa impressora para imprimir. A impressora padrão é definida por usuário e não interfere no processo automático de impressão. - Remover
Esse botão é visível somente para usuário com acesso de administrador, ele permite a exclusão da impressora selecionada. A impressora pode voltar a aparecer na lista de seleção caso ela esteja visível para os print services. - Imprimir
Executa a impressão do(s) documento(s) selecionado(s).
Boleto
Realiza o download do boleto do item selecionado caso o item esteja processado. A opção Todos os documentos filtrados, disponível mediante liberação de permissão na tela Configuração > Acesso, faz com que todos os arquivos filtrados na situação de processado sejam enviados para um processamento em segundo plano que irá gerar um arquivo compactado com os boletos.
Observações
- O método utilizado para a geração do código de barras do boleto da GNRE é o padrão Intercalado 2 de 5. O padrão utilizado para geração de código de barras dos demais documentos será o Code 128;
- Quando a forma de integração for Apuração", a informação do Nº Documento de Origem não será gerada no boleto. Ela será gerada apenas para as GNREs integradas por Operação.
Gerar GNRE
Exibe a tela de geração de GNRE.
Consultar configuração
Nesta opção o eDocs tenta consultar as configurações por estado para o estado e código de receita da GNRE informada. A receita informada, neste caso, é a receita e o estado da GNRE selecionada na grade de GNREs. Exemplo: se na grade foi selecionada uma GNRE que possui a receita 100102 e estado BA, a requisição da consulta de configuração enviada para a SEFAZ será com base nesta receita e neste estado específico. Se for necessária a busca de configuração para um estado/receita diferente, deve-se selecionar outro registro na grade de GNREs. Esta opção é usada caso ocorra alguma rejeição por falta de campos na GNRE, podendo resolver o problema quando a GNRE for reenviada.
Observação: o eDocs efetua a consulta da configuração no primeiro envio de GNRE para um estado/receita.
XML
Permite a geração do arquivo XML da GNRE selecionada na grade Este botão possui a opção Todos os documentos filtrados, disponível mediante liberação de permissão na tela Configuração > Acesso, que permite realizar o download dos arquivos XMLs em lote, dos documentos filtrados na grade. Este botão será habilitado somente para GNREs integradas no sistema, ou seja, quando o campo Tipo de geração estiver parametrizado como Por apuração.
Copiar Linha Digitável
Copia o conteúdo da linha digitável para a área de transferência.
Observação
A informação contida na linha digitável é diferente da informação do código de barras que é repassado para o sistema emissor do documento na integração via web service. A linha digitável permite a realização de pagamentos em terminais de auto atendimento, internet banking, aplicativos de banco etc, pois ela é a representação numérica do código de barras acrescida de dígitos verificadores que possibilitam tais transações de pagamento.