Contato com SEFAZ/Prefeitura e acesso a fóruns
Em muitas situações é comum haver necessidade de buscar informações com os órgãos autorizadores dos documentos eletrônicos (SEFAZ e Prefeitura – ou fornecedor do sistema da Prefeitura).
Exemplos onde é necessário efetuar contato com SEFAZ ou Prefeitura:
- Estão sendo efetuadas validações incoerentes com manual de orientação do contribuinte ou com o manual de integração;
- O órgão autorizador está rejeitando o documento eletrônico com uma mensagem genérica, e o arquivo XML enviado está em conformidade com os manuais de integração, inclusive tendo passado por validações de schema;
- Há dúvidas sobre as informações presentes nos manuais de orientação do contribuinte ou manuais de integração;
Importante
Em muitas situações, o órgão autorizador pode exigir que o contato seja efetuado pelo Contribuinte (no caso, o emitente do documento eletrônico).
A forma de contato com cada órgão autorizador depende dos processos internos de cada órgão. No entanto, todos eles disponibilizam alguma forma de contato.
No caso de SEFAZ Estadual, a forma de contato pode ser verificada através do acesso ao site da própria SEFAZ. A forma de contato poderá variar entre o registro de um contato em uma ferramenta disponibilizada no site (em alguns casos há exigência de autenticação do usuário com dados do contribuinte) ou contato via Central de Atendimento.
No caso de Prefeituras, a forma de contato poderá varir se ela mantém suporte ao seu sistema de NFS-e ou de acordo com o contrato que a Prefeitura possui com seu fornecedor de software. Neste caso, o indicado é sempre entrar em contato com a Prefeitura por telefone e solicitar transferência para o Setor responsável em prestar atendimento sobre NFS-e. Os telefones das prefeituras podem ser encontrados facilmente através de uma pesquisa na Internet.
Após ser identificada a forma de contato com o órgão autorizador, deve-se encaminhar a solicitação para o mesmo, conforme orientações recebidas através do contato prévio.
Importante
O órgão autorizador sempre avalia os arquivos XML/TXT que são recebidos pelo seu sistema. O envio destes arquivos é efetuado pelo eDocs. Logo, não devem ser enviados arquivos gerados pelo ERP para a SEFAZ/Prefeitura, pois estes arquivos não seguirão o formato exigido.
Para informações sobre a coleta de Logs XMLs, acesse a tela Configuração > Logs.
A SEFAZ-SC disponibiliza um sistema próprio para contato com a Central de Atendimento Fazendário. O acesso a esta ferramenta poderá ser efetuado através do endereço http://caf.sef.sc.gov.br/Views/Publico/Ticket/Novo.aspx. Não há necessidade de autenticação de usuário para registro de alguma solicitação, apenas há necessidade de preenchimento de informações para identificação do solicitante. O retorno da SEFAZ é efetuado através do e-mail de contato definido no momento do cadastro da solicitação. Eventuais dúvidas sobre o retorno dado pela SEFAZ, é necessário efetuar o registro de uma nova solicitação, mencionando a solicitação anterior.
A SEFAZ-PR disponibiliza uma Central de Atendimento, onde é possível efetuar contato com um atendente para efetuar o registro de uma solicitação. No endereço http://www.sped.fazenda.pr.gov.br/ estão disponibilizados dados de contato para esta central de atendimento. Os registros de solicitação são efetuados, geralmente, em nome do contribuinte, ou conforme decisão do atendente responsável. Em alguns casos, as solicitações são encaminhadas para auditores fiscais distribuídos pelos diversos escritórios que a SEFAZ mantém no estado.
Observação
Os exemplos acima são baseados em contatos efetuados por clientes da Senior ou da própria Senior em busca de informações e orientações. A forma de contato das SEFAZ citadas acima pode ser alterada em algum momento. Por este motivo, orienta-se o contato com cada SEFAZ antecipadamente para verificar a forma atual de contato.
Faz parte da análise de uma situação a busca de informações detalhadas sobre a questão analisada. No caso de uma rejeição onde não existem informações no manual de integração da Prefeitura, por exemplo, é necessário a busca de informações em outros locais.
A forma mais fácil de buscar informações é utilizar um buscador para efetuar buscas na Internet. Com a popularização dos documentos eletrônicos, é cada vez mais comum encontrarmos na Internet informações mais detalhadas sobre as situações que ocorrem.
No entanto, além das buscas padrões efetuadas nos buscadores, muitas informações podem ser encontradas em fóruns de discussão, onde usuários, desenvolvedores de software e até membros de órgãos autorizadores contribuem com a inclusão de tópicos e indicações de soluções para as situações ocorridas.
Abaixo citaremos dois fóruns onde poderão ser encontradas informações sobre NFS-e, especificamente.
Importante
A Senior não mantém ou patrocina nenhum dos fóruns indicados neste tópico. O objetivo de indicar estes fóruns é apenas compartilhar o conhecimento para facilitar a resolução de eventuais situações que ocorrem no dia-a-dia. As formas de acesso aos fóruns poderão ser modificadas por seus mantenedores, bem como eles poderão ser desabilitados sem nenhum aviso prévio.
A Senior também não presta nenhum tipo de suporte nas ferramentas utilizadas pelos fóruns e grupos. Eventuais dúvidas de como utilizar os fóruns e os grupos devem ser encaminhadas aos moderadores dos mesmos.
Este é um grupo restrito para discussões sobre NFS-e disponível na plataforma Yahoo Grupos que já conta com mais de 1.900 membros, com diversos perfis. A maioria das postagens é efetuada por desenvolvedores de software que necessitam efetuar integrações com sistemas de Prefeitura, desta forma, é comum serem encontradas informações sobre como corrigir eventuais problemas de integração com os sistemas da Prefeitura.
Por ser um grupo restrito, a entrada no mesmo depende de uma autorização dos moderadores do grupo. Abaixo indicaremos uma das formas de ingresso neste grupo.
- Envie um e-mail em branco (sem nenhum texto e sem assunto) para o endereço nfse-subscribe@yahoogroups.com;
- Logo após, o Yahoo envia um e-mail de volta para confirmar a inserção no grupo. Responda este e-mail sem digitar ou alterar nada;
- Após a última resposta, os moderadores do grupo serão informados da nova solicitação de entrada no Grupo e, após a devida aprovação, é enviado um e-mail confirmando a entrada no Grupo. A aprovação pode demorar algum tempo ou ocorrer ainda no mesmo dia da solicitação;
- Caso haja necessidade de efetuar o cancelamento da inscrição no grupo, basta seguir o procedimento indicado no e-mail que o Yahoo enviará confirmando a inserção no grupo.
Link de acesso à página do grupo no Yahoo Grupos: https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/nfse. Através deste link também é possível ingressar no grupo, no entanto, pode ser exigido um usuário da plataforma Yahoo.
Após o ingresso no Grupo, é possível determinar os tipos de mensagens que serão recebidas no e-mail utilizados para efetuar a inscrição no Grupo. Todas as mensagens, no entanto, ficam disponíveis para consulta no endereço do Grupo já indicado acima (esta opção é interessante, também, para verificar mensagens registradas anteriores ao momento do ingresso no Grupo).
Um fórum que pode ser utilizado para busca de informações é o Fórum sobre o Desenvolvimento de NFS-e.
Este fórum é indicado pelo fornecedor de NFS-e Ginfes. O link é disponibilizado na Área de Desenvolvedor dos seus sites criados para cada Prefeitura que utilize este fornecedor.
Para acessar as informações postadas por outros usuários, não há necessidade de inserir credenciais de acesso, no entanto, para inserir uma nova postagem ou criar um novo tópico, é necessário efetuar o registro no Fórum.
Um recurso que pode ser utilizado é o recurso de busca presente no Fórum. Através deste recurso é possível efetuar buscas por mensagens de rejeição, por exemplo, para que seja possível encontrar soluções para a situação.