Note: This page was translated using automation resources with the purpose of providing content in your language more quickly. Consequently, it may have grammatical errors and similar situations. If the content is not useful in this state, in the page footer you can access the original material in Brazilian Portuguese and also give us opinions on this translation.
Human Capital Management - senior X - User Manual > OSH Integrator > Acompanhar pendências de integração com o prestador SST

Acompanhar pendências de integração - Integrador SST

When the integration with the OSH provider's system is configured and in use, whenever a worker is hired, fired or go through a register or contractual change, pendencies will be created for integration with the OSH provider. O Integrador SST disponibiliza uma tela de consulta que permite visualizar e acompanhar estas pendências.

For the pendency consultation to work, the integration with the OSH provider must be configured and active in the system.

The integration pendencies will only be created when relevant worker information is changed in the Senior system. For example: if only the worker's nickname is changed, a pendency to integrate this change will not be created.

Pendency consultation and monitoring

Você pode acompanhar as pendências de integração pelo menu Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração.

Esta tela é dividida entre duas visualizações:

Pendency data

O dashboard de pendências apresenta uma visão geral da situação das pendências de integração.

Nesse dashboard não é possível alterar as pendências, apenas acompanhá-las.

Integration pendencies

lista de pendências de integração permite visualizar os detalhes de cada pendência e executar ações com elas.

Para ver os detalhes de cada pendência acesse a guia com a lista de pendências e clique em Visualizar ao lado daquela que deseja detalhar.

Every 60 seconds, the system checks for new integration pendencies or changes in existing ones. If there are any, a message will be displayed allowing the pendency list to be refreshed.

Você pode também usar o recurso de visões dinâmicas, que permite consultar ou exportar dados referentes à lista de pendências de integração e aos registros gerados nessas pendências.

Observação

As informações da empresa anterior de um colaborador transferido serão apresentadas nos detalhes da pendência somente se o motivo de integração for Movimentação de empresa. Para qualquer outro motivo, mesmo que os dados da empresa anterior sejam enviados, eles não serão exibidos nos detalhes da pendência.

Handle pendencies with an error situation

Quando uma pendência apresentar a situação de Erro na integração, ela mostrará o ícone na lista de pendências.

The check the Error message field in the pendency information. Então, verifique o campo Mensagem de erro entre as informações da pendência.

Para ajudar no tratamento dos erros, você pode conferir o código do erro nos detalhes da pendência e consultar a solução na documentação dos códigos.

Tratar pendências com situação de alerta

O status de Alerta () indica que existe uma pendência de integração anterior que está com erro para o colaborador, e essa pendência anterior causa uma dependência na ordem de envio.

Como resolver: corrija ou cancele a pendência que está com erro e, depois disso, reenvie a pendência que está com o alerta. Até que isso seja feito, não será possível continuar integrando os dados deste colaborador.

Future or scheduled integration pendencies

Quando há uma alteração futura programada para o colaborador (por exemplo: uma alteração de cargo lançada com data futura), o sistema agendará uma pendência de integração futura. This change will only be sent to the provider when the record change takes place. The scheduled pendencies will be identified with this situation during the pendency consultation.

The system executes certain verifications to guarantee the consistency of future integration pendencies:

Registros anteriores dos colaboradores

O principal intuito do Integrador SST é manter atualizados os dados vigentes dos colaboradores entre o sistema da Senior e o sistema do prestador.

Se for necessário atualizar os dados de fatos anteriores ocorridos no período laboral do colaborador, é preciso fazer a carga dessas informações nos sistemas.

Estes dados podem ser:

Pendências de admissão

Sempre que o tipo de pendência de integração for de admissão (independentemente de ser uma admissão com data futura), a previsão de envio será o mais breve possível após o recebimento da pendência.

Quando uma admissão é excluída na versão on-premise do sistema (HCM XT), uma pendência de integração de admissão é gerada com tipo de operação igual a exclusão. Somente as pendências do tipo admissão podem ser do tipo exclusão. Outras pendências (carga inicial, alterações e históricos do colaborador, demissão, etc.) não geram pendências de exclusão.

O Integrador SST não exclui registros diretamente do sistema do prestador via integração, apenas envia a pendência de exclusão ao sistema do prestador SST, para que o prestador inative ou exclua efetivamente o registro do funcionário do seu sistema. Ou seja, a pendência informa que a admissão foi excluída e cada sistema de prestador decide a ação a ser tomada.

Um exemplo comum ocorre quando um colaborador é admitido mas, por algum motivo, não comparece ao trabalho e desiste da vaga. Nesse caso, a admissão é excluída do sistema de origem e o Integrador SST envia uma pendência de exclusão ao sistema do prestador SST. O sistema do prestador, por sua vez, define o que deve ser feito.

Este comportamento existe somente para admissão porque é comum que o número de colaboradores ativos seja um critério de cobrança nos sistemas de prestadores. Assim, quando o prestador receber uma pendência de admissão do tipo exclusão, ele poderá optar entre excluir ou inativar o colaborador no seu sistema.

Importante

Para consultar as pendências de admissão que foram canceladas ou com tipo de operação exclusão, você pode emitir um relatório com as pendências em que isso aconteceu. Isso é feito através de filtros na visão dinâmica chamada Integrações dos dados do colaborador (v_integration).

Pendências de pré-admissão

Quando um colaborador é cadastrado no sistema de folha com uma data de admissão futura, uma pendência de pré-admissão é gerada.

Nessa pendência as informações são enviadas para o prestador durante o período de pré-admissão. Isso mantém o cadastro atualizado durante o período que antecede o início e a efetiva admissão do colaborador.

A exclusão de uma pré-admissão tem o mesmo comportamento descrito para as pendências de admissão.

Log de integrações com outros sistemas

O log de integrações apresenta a lista dos eventos do eSocial que foram enviados pelo sistema do prestador e recebidos com sucesso pelo Integrador SST.

Esta tela é acessada pelo menu Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Log de integrações com outros sistemas.

Se um registro de integração é exibido no log, significa que o evento foi recebido pelo Integrador SST e cada evento recebido terá uma das seguintes situações:

Situação Descrição
Recebido retorno do governo O arquivo XML é válido. O evento foi enviado ao ambiente do eSocial e obteve o retorno (número do recibo ou críticas).
Validação realizada com sucesso

O arquivo XML é válido. O evento está aguardando pelo envio e/ou retorno do ambiente do eSocial (número do recibo ou críticas).

Em análise

A validade do arquivo XML está em análise e o evento ainda não foi enviado ao ambiente do eSocial.

Erro de validação

O arquivo XML apresentou algum erro durante a validação.

Nota

A coluna Identificação do evento no prestador se refere ao identificador da integração no sistema do prestador, não ao identificador (<Id>) do evento do eSocial.

Observação

Atualmente o log de integrações mostra somente os eventos que foram recebidos por meio da integração via web services. Não são considerados os eventos que foram cadastrados manualmente ou obtidos via importação de arquivos.

Filtros de abrangências — pendências de integração

O Integrador SST disponibiliza filtros de abrangência por empresa e por filial.

Os filtros de abrangência permitem restringir as informações que uma pessoa pode ver na tela de pendências de integração, no menu Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração.

Isso inclui:

Você pode usar os filtros de maneira combinada e escolher quais pendências quer restringir. Isto torna o acesso às informações personalizado de acordo com a necessidade de cada papel.

Para saber mais sobre os filtros de abrangência e como criá-los, leia a documentação de papéis e permissões.

Este artigo ajudou você?