Integração do FMS com o Títulos a Pagar ERP
A integração do Senior Logística com ERP Senior - Títulos a Pagar, tem por objetivo fazer com que os dados no Senior Logística através da integração possam gerar títulos a pagar no ERP Senior.
Para que essa integração funcione corretamente é necessário:
- Atualizar GFV, CFG e o CAS - Central de Atualização SOFtran em versão 3.19.00 ou superior,
- Configurar o web service de integração: G5-SENIOR-SERVICES/SAPIENS_SYNCCOM_SENIOR_G5_CO_MFI_CPA_TITULOS
Configure também nos módulos:
- Configure nó módulo CFG em Utilitários > Configurações > Integrações Senior na guia Geral, configure todos os campos da tela e marque a opção Realia Integração do Gestão de Frotas com o ERP Senior para que a integração funcione corretamente. Lembramos que estas informações estão disponíveis no ERP Senior.

- Ainda nó módulo CFG em Utilitários > Configurações > Integrações Senior > Títulos a Pagar, e informe os campos Prefixo Numeração de Títulos e Endereço Web Services. Ambos os campos devem ser informados pelo ERP Senior.
- Ainda no módulo CFG em Cadastros > Cadastros Gerais > Planos de Conta da Frota, cadastre o Plano de Conta de Custo.
- No módulo GFV > Cadastros Veículos > Centro de Custos do Almoxarifado, no campo Centro de Custo Contábil, clique na lupa e informe o campo Centro de Custo Financeiro ERP, onde o código deve ser o mesmo que o cadastrado no ERP Senior.
- Ainda no módulo GFV em Cadastros > Cadastros Gerais > Plano de Contas da Frota, guia Configuração do Lançamento de Atividades > Financeiro, na guia Dados, se o campo Conta Contábil estiver sem informação, o sistema irá trazer a conta informada na guia ERP - Contas Contábeis por Empresa:
Sendo assim podemos integrar:
A integração do Senior Logística - Lançamento de Atividade com o ERP Senior - Títulos a Pagar, tem por objetivo fazer com que os dados do lançamento de atividades no Senior Logística através da integração possam gerar títulos a pagar no ERP Senior.
Configurações:
No módulo CFG no menu Utilitários > Configurações > Integrações Senior > Títulos a Pagar, na guia Lançamento de Atividades, deverá ser informado os dados referentes ao título, transação, portador e carteira padrão previamente cadastrados no ERP Senior.
no modulo GFV em Cadastros > Cadastros Gerais > Plano de Contas da Frota,na guia Configurações do Lançamento de Atividades > Financeiro, informe:
No campo Integração com Contas a Pagar selecione uma opção de como será realizado a integração com o Contas a Pagar com as seguintes opções:
- Comprovantes de Despesa
- Faturas
- Títulos
- Confirmar integração com Comprovantes de Despesas
- Confirmar Integração com Faturas
- Confirmar Integração com Títulos.
No campo Plano de Conta Padrão informe a conta financeira. Através da lupa é possivel localizar a conta, onde o campo Conta financeira Senior deve estar com o número de conta do ERP, para que seja realizado a integração.
No quadro Informações ERP, informe o Tipo de título e Tipo de Transação conforme cadastrado no ERP. Se estes campos estiverem em branco o sistema irá pegar a informação da integração do Títulos a Pagar do módulo CFG.
No módulo GFV em Cadastro > Clientes e Fornecedores > Clientes/Fornecedores, na guia Contas a Pagar > Geral preencha os campos:
Condição de Vencimento, Portador, Espéciee Carteira
No módulo GFV em Cadastro > Veículos > Veículos > Veículos da Frota, o campo Centro de Custo do veículo deve estar informado. No cadastro de Centro de Custo da frota,o centro de custo contábil deve estar informado. E dentro do Centro de custo contábil deve estar informado o Centro de custo do ERP. Estas telas são abertas através das lupas ao lado do campo.
No módulo GFV – Gestão de Frota| TMS, em Movimentações > Custo da Frota > Lançamentos de Atividades, na guia Movimentação das Atividades através do botão Integração com ERP Senior será possível realizar a integração do lançamento de atividade com a rotina de títulos a pagar do ERP Senior.
Integração no ERP:
Caso ocorra algum erro de integração na guia ERP – Senior (Títulos) , realize os devidos ajustes e clique em reenviar a integração.
Caso ocorra erro na configuração da conta de lançamento durante a integração os campos Condição de Vencimento, Portador, Espéciee Carteira devem estar todos preenchidos (consulte o tópico de configurações GFV deste manual). A mesma conta deve estar configurada na tela configuração do cliente/fornecedor:
Após realizar os cadastros gerais da integração, configure:
No módulo CFG no menu Utilitários > Configurações > Integrações Senior > Títulos a Pagar, na guia Acerto de contas, deverá ser informado os dados referentes ao título, transação, portador e carteira padrão previamente cadastrados no ERP Senior.
Em Cadastros > Veículos > Veículos > Veículos da Frota, selecione o veículo e no campo Tipo de combustível clique na lupa e informe a conta financeira que será enviada para o ERP, podendo este ser até 5 contas, cada conta financeira possui uma Conta Contábil se certifique-se de que esta preenchida.
Em Cadastros > Cadastros Gerias >Plano de conta da frota, com a conta selecionada (que esta vinculada ao tipo de combustível, conforme citado acima), acesse a guia Configuração de Lançamento de atividades > Compras, e informe o campo Código de item da compra.
Na guia Financeiro e informe o campo Plano de conta Padrão, clique na lupa para verificar se a Conta Financeira Senior, esta configurado para esse Plano de conta padrão:
Após realizado as configurações, em Movimentações > Acerto de contas com o Motorista > Acerto de contas com o Motorista, preencha o acerto normalmente e salve.
Na guia Movimentações > Abastecimentos, preencha os campos em tela normalmente, onde o campo Tipo é igual a Externo e clique em Salvar. Desta forma a rotina abre a tela para verificação do tipo de combustível utilizado, ali estará listado as contas vinculadas. Clique na mesma conta que foi configurada anteriormente.
Ao finalizar o Abastecimento, na guia ERP-Senior, será listado se a integração acontece corretamente ou se possui erros.
A rotina está no módulo GFV em Movimentações > Multas de Trânsito:
Configurações:
No módulo CFG no menu Utilitários > Configurações > Integrações Senior > Títulos a Pagar, na guia Acerto de contas, deverá ser informado os dados referentes ao título, transação, portador e carteira padrão previamente cadastrados no ERP Senior. No quadro Data para emissão temos duas opções:
- Data de Expedição da Multa: data de quando a multa foi aplicada autoridades competentes
- Data de Recebimento da Multa: data de cadastro da multa no sistema
Utilização:
Quando o sistema está configurado para integrar com o ERP, o sistema irá buscar no ERP se existe o título integrado ou não, e será apresentado logo abaixo do campo Título Senior a informação de Integrado ou Não Integrado.
Desta forma, o usuário pode excluir o título no ERP e editar a multa no GFV, podendo então realizar uma nova integração da multa e alterar os dados da multa para gerar um novo título.
Dúvidas Frequentes
Sim, desde que não seja com o mesmo número.
Depois de integrado, o sistema não permite mandar de novo e nem envia atualizações para o ERP.
Não. Se um título já possuem movimento, não pode ser editado através da integração
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