Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Cadastro de Digitais

O Captura Ponto Portaria 373 foi descontinuado. Saiba mais.

Nesta tela é efetuado o cadastramento das impressões digitais dos colaboradores, para que eles possam efetuar as marcações de ponto através de leitura biométrica. Para efetuar o cadastramento deve-se primeiramente informar o código da empresa, o tipo de colaborador, o cadastro do colaborador e o dedo cuja digital será cadastrada.

Após preencher estes dados, deve-se clicar no botão Incluir. Com isso, será aberta a tela de leitura da digital. Para concluir o cadastramento deve-se tocar com o dedo desejado no leitor biométrico. A imagem da digital será mostrada em tela e, caso tenha sido lida corretamente, será exibida a mensagem "Cadastro de Digital concluído com sucesso.", e a digital será armazenada no banco de dados. Se a imagem da digital for mostrada na tela mas não for exibida a mensagem, pode ter ocorrido algum problema na leitura, e deve-se tocar novamente no sensor.

O botão Ler Dados carrega a lista de colaboradores para que os botões de consulta dos campos, apresentem a lista com os colaboradores.

Nota

O botão só é habilitado se nas configurações, o arquivo de colaboradores não for informado no campo Arquivo Colaboradores, na guia Arquivos de Dados.

Se nas configurações do leitor biométrico tiver sido selecionada a opção "Indicado pelo usuário no momento da Captura", e estiver sendo usado o tipo de identificação "Biometria", serão mostrados os campos "Rigidez" e "Cadastro". Caso sejam deixados em branco, serão assumidos valores padrão para estes campos.

A exclusão de digitais possui comportamentos distintos de acordo com o tipo de identificação utilizado, conforme abaixo:

Existe nesta tela a opção "Identificar". Esta opção permite identificar qual colaborador está associado a uma determinada digital, através da leitura da digital desejada. Para isto, clique no botão "Identificar" e toque no sensor com a digital a ser identificada. Ela será mostrada na tela e, caso já esteja presente na base de dados, será exibida uma mensagem identificando qual colaborador está associado a ela.

No tipo de identificação "Biometria", ao incluir uma nova digital é realizada uma consistência que verifica se a digital lida já está associada a algum outro colaborador. Neste caso, será exibida a mensagem abaixo:

Clicando em "Sim", a inclusão será concluída. Desta maneira, a mesma impressão digital ficará associada a dois colaboradores diferentes, o que pode ocasionar falsas identificações. Clicando em "Não", o cadastramento será cancelado. Quando é usado o tipo de identificação "Crachá e Biometria", esta consistência não é efetuada.

Ao tentar incluir uma impressão digital, caso ela já esteja cadastrada para um colaborador que não consta no arquivo de colaboradores atual (readmitido como um novo cadastro, por exemplo), o sistema questionará se o usuário deseja excluir o registro antigo. Caso sinalize que sim, o sistema excluirá a digital do cadastro antigo e o usuário deverá informar novamente os dados do novo registro, cadastrando também a nova digital.

Valores Padrões para Empresa e Tipo Colaborador:

Assinalando esta opção, após a inclusão de uma digital, o Captura Ponto Portaria 373 irá solicitar que sejam preenchidos somente os campos "Colaborador" e "Dedo", mantendo os valores informados anteriormente nos campos "Empresa" e "Tipo Colaborador". Esta opção é bastante útil quando for necessário efetuar o cadastramento das digitais de diversos colaboradores da mesma empresa.

Importante 

Este assinalamento não é gravado no arquivo de configurações do Captura Ponto Portaria 373, sendo necessário assinalá-lo novamente toda vez que a tela for aberta.

Configuração de Captura

Estes campos somente serão exibidos se nas configurações do leitor biométrico tiver sido selecionada a opção "Indicado pelo usuário no momento da Captura" e se estiver sendo utilizado o tipo de identificação "Biometria".

Rigidez

Este parâmetro influencia diretamente a identificação da digital, no momento de efetuar a marcação. Para se obter uma identificação positiva, são comparados diversos pontos da imagem da digital obtida com a digital armazenada no banco de dados. Quanto maior for a rigidez, maior será o número de pontos que precisam coincidir para que ela seja positivamente identificada. Portanto, com uma rigidez alta, o processo de identificação da digital fica mais sujeito a interferências de fatores como a posição do dedo na leitora.

Tipo de Cadastro:

Determina o tipo de cadastro da impressão digital, conforme abaixo:

1 - PadrãoA gravação da digital será efetuada após 3 leituras consecutivas. Portanto, selecionando esta opção, será necessário tocar no leitor 3 vezes seguidas para que a digital seja gravada na base.
2 - RápidaA gravação da digital será efetuada mediante uma única leitura.

Este artigo ajudou você?