Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Configuração do Captura Ponto Portaria 373 no Computador

O Captura Ponto Portaria 373 foi descontinuado. Saiba mais.


O Captura Ponto Portaria 373 no Computador possui uma grande flexibilidade para a obtenção do horário correto para a marcação de ponto dos colaboradores. Esta flexibilidade somente é permitida graças à sua configuração, que possui vários itens que devem ser especificados, alguns opcionais, outros obrigatórios, sendo que o funcionamento adequado do Captura Ponto Portaria 373 no Computador dependerá única e exclusivamente da maneira como foi configurado.

Definições

Identificação

Defina como o colaborador procederá para marcar o ponto. Os tipos de identificação disponíveis são:

Consulte a relação dos equipamentos de identificação homologados para o funcionamento integrado com o Captura Ponto Portaria 373 no Computador.

Informações Gerais

Nome do Servidor
É o nome da máquina em que se encontra o Servidor de Horas. O Captura Ponto Portaria 373 no Computador sempre tentará conectar-se a esta máquina para obter a data e hora corretas para a marcação do ponto. Poderá ser especificado o nome do Servidor ou o seu endereço IP.

É necessário informar somente o nome ou IP. Não deverão ser informadas as barras duplas invertidas, por exemplo \\servidor. Esta definição está errada e o servidor não será encontrado.

Porta
Informe a porta do servidor em que está instalado e na qual foi configurado o ServHora. É muito importante que o Captura Ponto Portaria 373 esteja com a porta configurada igualmente àquela que foi definida no ServHora. Caso as portas não estejam iguais, a comunicação entre o ServHora e o Captura Ponto Portaria 373 não é estabelecida e as marcações não serão enviadas ao servidor.

É recomendável que a porta informada seja igual ou superior a 1024, pois os endereços de portas abaixo deste valor normalmente são utilizados pelo sistema operacional para o controle de operações básicas como e-mail e monitoramento remoto.

Segundo Servidor
Defina o nome de um segundo servidor para o Captura Ponto Portaria 373. Esta informação é útil quando é necessário realizar alguma manutenção na máquina onde o primeiro Servidor de Horas está instalado.

O Captura Ponto Portaria 373 no Computador tentará conectar-se ao primeiro servidor, se a conexão não obteve sucesso, é feita uma tentativa de conexão com o segundo servidor. Assim, se houver um Servidor de Horas sendo executado neste segundo servidor, o horário a ser utilizado será o desta máquina (Segundo Servidor).

Importante

Ao configurar o Captura para utilizar dois servidores, os dois não podem gravar no mesmo arquivo de marcações. Ou seja, o Diretório de Marcações definido nas configurações do ServHora, deve ser diferente em cada um deles.

Atualização da Hora
Existe a possibilidade de programar a taxa de atualização da data e hora que aparecem no Painel de Horas do Captura Ponto Portaria 373 no Computador. O tempo padrão para atualização é de 30 segundos. O tempo de espera para a atualização do horário do Captura Ponto Portaria 373 no Computador pode ser aumentado.

Esta taxa de atualização é apenas para exibição correta do horário em tela, quando o programa estiver ocioso. Quando uma marcação é efetuada, no mesmo momento é feita uma atualização do horário com a hora do Servidor de Horas. Assim, o horário utilizado para a marcação é sempre o mesmo horário que está no Servidor de Horas.

Permite Visualização dos Arquivos de Marcação
Ao habilitar esta opção, será liberada uma forma de consulta das marcações realizadas pelos colaboradores direto do arquivo onde as marcações estão gravadas. Para tanto, somente é necessário acessar o menu Arquivo > Visualizar Marcações de Todos.

Grava as Marcações Localmente para Posterior Envio
Esta opção permite que a marcação seja efetuada mesmo que o Servidor de Horas não esteja disponível. Ou seja, a marcação é efetuada mas não é gravada no arquivo de marcações.

Quando esta opção estiver habilitada e o Servidor de Horas estiver desativado (ou o servidor estiver desligado), a marcação é gravada na máquina onde o Captura Ponto Portaria 373 no Computador estiver instalado. Isto significa que a marcação é gravada com o horário da máquina local, visto que o Servidor de Horas não encontra-se disponível.

Desta forma, cada marcação realizada é armazenada localmente até que o Servidor de Horas esteja ativo novamente. Quando o servidor voltar à atividade e o colaborador marcar novamente o ponto, todas as marcações que haviam sido gravadas localmente serão enviadas para o Servidor de Horas para que o mesmo grave estas no arquivo de marcações que será lido pelo sistema Controle de Ponto e Refeitório. Caso esta opção não esteja habilitada e o Servidor de Horas não estiver acessível, a marcação não poderá ser executada, pois não existirá um horário disponível.

Esta opção visa reduzir os problemas relativos à não-possibilidade de efetuar as marcações decorrentes de adversidades com o servidor onde o Servidor de Horas encontra-se instalado.

Fechar Aplicativo na Barra de Título
Defina a função do botão para fechar o aplicativo. Caso esteja desmarcado, o botão não irá finalizar o aplicativo, apenas deixará a janela minimizada na área de notificação da barra de tarefas.

Requisitar hora ao servidor somente na inicialização ou marcação
Define a consulta das horas no servidor. Caso esteja desmarcado, o sistema requisitará o servidor conforme a definição do campo Atualização da Hora. Por padrão, o intervalo é de 30 segundos.

Gerar Log Avançado
Ao habilitar esta opção o Captura Ponto Portaria 373 passa a gerar um arquivo de Log na pasta onde está o executável. Está opção está disponível também para o Servidor de Horas.

Essa opção deve ser habilitada somente quando for encontrado algum problema em que seja necessário registrar o processo do aplicativo para ser encaminhado ao Suporte Senior.

Diretório Atualização
Informe o diretório em que estarão as novas versões do Captura Ponto Portaria 373 no Computador. Esta definição é útil caso exista um único arquivo de configurações para todos os colaboradores de sua empresa. Desta forma, somente será necessário copiar a configuração e instalar o Captura Ponto Portaria 373 na primeira vez. As demais atualizações ocorrerão automaticamente quando o aplicativo for iniciado.

Para isto, ele compara as datas dos arquivos que se encontram no diretório configurado com a data dos arquivos existentes na máquina do colaborador. Caso os arquivos existentes no diretório indicado sejam mais recentes que o arquivo local, o Captura Ponto Portaria 373 faz a cópia dos mesmos para a máquina, fazendo com que cada colaborador esteja sempre atualizado com a última versão.

Atualmente somente são verificados os arquivos mais importantes utilizados pelos colaboradores que marcam o ponto com o aplicativo captura ponto:

Arquivos
ATUALIZADOR.EXE ASAS-DBTOOLSMSSQL.JAR
PONTO.DPC ASAS-DBTOOLSORACLE.JAR
PONTO.EXE ASAS-JDBC.JAR
ASAS-BASE.JAR OJDBC7.JAR
ASAS-KERNEL.JAR CAPTURA-ATUALIZADOR.JAR
ASAS-RTS.JAR RH.JAR
ASAS-UI.JAR RH-SENIOR.JAR
ASAS-DBMSSQL.JAR VERSION.PROPERTIES
ASAS-DBORACLE.JAR Pasta JRE
ASAS-DBTOOLS.JAR ASAS-DBTOOLSMSSQL.JAR

Utilize o Atualizador.exe, responsável por atualizar os arquivos PONTO.DPC, PONTO.EXE, a pasta JRE e os demais arquivos com extensão.jar. O Atualizador.exe deve ficar dentro da pasta de atualização informada nas configurações do Captura Ponto Portaria 373.

Caso não encontrar o Atualizador, o processo será feito via arquivo BAT. Uma vez copiado para a pasta local, o próprio Captura Ponto Portaria 373 fará a busca por uma nova versão do atualizador.

Importante

É recomendável utilizar um diretório diferente daquele onde fica o arquivo PONTO.DPC no servidor. Pois, caso seja feita uma atualização, este arquivo será sobreposto pelo arquivo padrão da Senior e consequentemente será copiado para todas as estações. Com isso, perde-se as configurações definidas em cada estação.

A sugestão é utilizar um diretório onde ficam apenas os executáveis que devem ser atualizados e que a cada atualização do Captura Ponto Portaria 373 no servidor, sejam copiados os executáveis novos para este diretório. Caso seja necessário redefinir as configurações de todas as estações, pode-se copiar o novo arquivo PONTO.DPC para este diretório de atualização.

Efetua a Pergunta
Informe a quantidade de minutos após a última marcação efetuada que deve ser considerada pelo Captura Ponto Portaria 373 para perguntar se o colaborador deseja marcar o ponto.

Informar Senha para Cadastro de Digitais
Com esta opção marcada, será solicitada uma senha para liberar o acesso à tela de cadastro de digitais, em Arquivo > Digitais, disponível somente quando são utilizados os tipos de identificação Biometria e Crachá e Biometria.

Para isto, informe a Senha de Liberação e repita essa senha novamente.

Leitora de Crachás

Esta guia dispõe de vários parâmetros relativos à leitora de crachás. Ela somente é exibida quando são selecionados os tipos de identificação Crachá ou Crachá e Biometria

A leitora de código de barras da Digicon MinyScan do Fabricante CIS, deve ter os seguintes parâmetros configurados após a aplicação do cartão de configuração padrão:

Nota

Entre essas configurações deve ser aplicado o cartão 1 Abre Configuração e Fecha Configuração. Lembrando que não existem uma ordem pré-definida na aplicação dos cartões de configuração acima, apenas exige-se entre esses o de início e fim obrigatoriamente.

Habilitar Leitora de Crachás
Indique se o programa utilizará a leitora de crachás para efetuar as marcações dos colaboradores. Esta opção somente funcionará se o tipo de identificação for Crachá.

Comunicação da Leitora
Indique qual o tipo de via de comunicação que é utilizado pela leitora ótica (teclado, serial ou USB).

Bloqueia a digitação do crachá
Esta opção impede que o colaborador digite algum valor no campo de crachá. Desta forma, a única maneira de marcar o ponto será através da passagem do crachá pela leitora.

Esta opção impede que um colaborador marque o ponto para outro sem a necessidade do crachá. No entanto, este assinalamento somente estará disponível quando estiver configurado parar utilizar a leitora de crachás via porta serial. Quando a leitura de crachás for pelo teclado, a digitação do texto não pode ser bloqueada, pois as leitoras de crachá via teclado nada mais fazem do que simular a digitação do código do crachá.

Utiliza Criptografia de Crachá da Telemática
Esta opção somente será útil para as leitoras de crachás pertencentes à Telemática, que possuem a opção de criptografia do crachá do colaborador. Quando esta opção for habilitada, deverá ser informada a localização do arquivo CLIENTE.CFG, em opção Arq. Criptografia.

Porta de Comunicação
Defina qual é a porta de comunicação serial em que está instalada a leitora de crachá. Esta informação é importante, pois se a mesma não for especificada ou for informada incorretamente, a leitora de crachás não funcionará.

O Captura Ponto Portaria 373 utiliza esta informação para saber o local onde ele deverá buscar os dados que provenientes da leitora de crachás.

Arq. Criptografia
O arquivo CLIENTE.CFG contém todas as informações necessárias para que o programa consiga ler corretamente (descriptografar) o número do crachá que será passado na leitora. Caso este arquivo não seja especificado e o crachá for criptografado, o número que será lido pelo programa será totalmente diferente do número real do crachá, por isso, é importante que o arquivo informado seja o correto.

Máscara do Crachá
Ao possuir no crachá informações variadas, além da informação do número do crachá, é possível configurar o aplicativo Captura Ponto Portaria 373 para que utilize somente as informações que dizem respeito aos dados do número do crachá.

Assim, no campo de máscara do crachá deverá ser informada a configuração 0000CCCCCCCC, em que:

Para configurar os dígitos significativos do crachá para serem utilizados no aplicativo, utilize a constante "C". os valores a serem ignorados deverão ser substituídos pelo "0" (zero). O valor do crachá não poderá ser separado por outras letras/números, pois isto invalidará o mesmo.

Desta forma, se a seguinte máscara for definida: 000CCC0CCCC, somente serão considerados os quatro últimos dígitos, visto que somente estes representam uma cadeia sequencial de números para a formação do crachá.

Testar Leitora
Teste a atual configuração da leitora de crachás. Ao clicar neste botão, é aberta uma tela que permite fazer os testes com a leitora, verificando se a configuração da porta está sem conflitos, se a leitora está conectada corretamente ao computador e se a máscara definida para o crachá está capturando adequadamente as informações definidas.

Importante

O Captura Ponto Portaria 373 no Computador é compatível com praticamente qualquer tipo de leitora ótica de crachás que se comunique com o computador através de porta serial, teclado ou USB.

Nesta guia poderão ser definidas informações sobre a validação dos dados digitados pelo colaborador quando ele tentar marcar o ponto.

Arquivo de Dados

Arquivos para Consulta de Dados

Arquivo Colaboradores
Defina o arquivo de dados dos colaboradores para que as informações sejam validadas. Isto poderá evitar que o colaborador informe um cadastro não existente. Os dados do arquivo são armazenados pelo Captura Ponto Portaria 373 em memória e serão atualizados sempre que o arquivo for modificado.

Salvar arquivo de colaboradores localmente
A utilização dessa configuração permite copiar o arquivo de colaboradores do caminho informado na pasta de atualização dos arquivos do captura ponto, para a estação aonde se encontra o executável. O tempo de atualização aonde o arquivo é verificado é de 30 segundos.

Validar Crachá e Cadastro no Servidor de Horas
Ao habilitar esta opção, o Captura Ponto Portaria 373 passará a realizar a validação do cadastro e crachá no Servidor de Horas, para isto, o Servidor de Horas deverá estar com o arquivo de colaboradores informado em suas configurações.

Utiliza Relógio/Função
Habilite esta opção caso o Captura Ponto Portaria 373 deva ser configurado para um determinado relógio/função. Caso esta opção seja habilitada serão exibidos mais três campos na tela principal do aplicativo, sendo um para o relógio, para a função e um terceiro que definirá a separação utilizada.

Arquivo Separações
Informe um arquivo contendo os usos de marcações que poderão ser utilizados pelo colaborador. Ao selecionar um determinado código de uso, serão informados automaticamente o relógio e a função correspondentes a este uso. Quando for utilizado este arquivo, o colaborador não poderá informar manualmente os códigos de relógio e função.

Visualização das Marcações Locais

Permite Usuário visualizar as Marcações efetuadas nesta Máquina
Ao ativar esta opção, as marcações efetuadas no computador onde o Captura Ponto Portaria 373 estiver instalado, serão gravadas localmente para futuras consultas.

Esta opção é uma alternativa à opção de Permite Visualização dos Arquivos de Marcação, pois neste caso, somente serão exibidas as marcações efetuadas naquele Captura Ponto Portaria 373. Nos casos em que cada colaborador possuir uma cópia do Captura Ponto Portaria 373, não será possível visualizar as marcações dos outros colaboradores, mas somente as marcações efetuadas na sua máquina.

Quando este item estiver habilitado será disponibilizada a consulta destas marcações através do item de Arquivo > Visualizar Marcações Locais.

Marcações disponíveis para Consulta
Defina o tamanho (quantidade de marcações) do histórico para a consulta das marcações. Este histórico é um arquivo local para o qual será definida a quantidade de marcações e serem guardadas. Caso queira que somente as 10 últimas marcações sejam disponibilizadas para o usuário, quando a marcação 11 entrar, a marcação 1 cairá fora mantendo sempre as 10 marcações. Poderá ser definido qualquer valor para este item, sendo que o mínimo é de uma marcação.

Padrões e Segurança

Valores padrões

Estabeleça alguns valores padrões para os campos disponíveis no Captura Ponto Portaria 373. Esta opção é útil quando quiser restringir o uso de uma determinada cópia do Captura Ponto Portaria 373 para um relógio/função exclusivo ou para uma empresa exclusiva. Esta mesma opção poderá ser utilizada para definir os valores que serão sugeridos para a marcação do ponto, sem que os eles sejam necessariamente obrigatórios.

Não Permite Usuário Informar Outros Valores
Esta opção impede que o colaborador informe valores diferentes dos valores padrões que aqui foram estabelecidos. Neste caso, quando a tela principal do Captura Ponto Portaria 373 é exibida ao colaborador, os campos com os valores padrões aparecem desabilitados.

Considera Valores Zerados como Padrão
Esta opção permite que os valores zerados sejam considerados como um valor padrão. Isto é útil para os casos em que seja necessário que o código do colaborador/crachá digitado seja sempre zerado para evitar possíveis problemas quando mais de um colaborador efetua a marcação em uma mesma máquina.

Caso esta opção não seja habilitada, para os campos cujos valores estão zerados, não será considerado que estes possuem valor padrão.

Segurança

Solicita Senha para Confirmar o Ponto do Colaborador
Ao ativar este assinalamento, todas as vezes que um colaborador efetuar uma marcação, o Captura Ponto Portaria 373 irá verificar no ServHora se este colaborador possui uma senha cadastrada. Se possuir, irá apresentar uma tela para que este colaborador informe esta senha e a marcação somente será realizada quando a senha for informada corretamente.

Leitor Biométrico

Informe as configurações necessárias para a integração do Captura Ponto Portaria 373 com leitores biométricos. Ela somente estará disponível quando forem selecionados os tipos de identificação Biometria ou Crachá e Biometria. Quando forem utilizados estes tipos de identificação, a gravação das marcações ocorrerá exatamente da mesma maneira que é feita nos outros tipos de identificação. Ou seja, ela será efetuada com a hora fornecida pelo Servidor de Horas, e ficará armazenada no arquivo de marcações.

A forma de obtenção do horário para as marcações efetuadas através de leitura biométrica é exatamente igual àquela utilizada nos outros tipos de identificação. Ou seja, a hora será sempre fornecida pelo Servidor de Horas, exceto quando ele estiver fora do ar e estiver sendo utilizada a opção "Gravar as Marcações Localmente para Posterior Envio".

Importante

A identificação via biometria está disponível somente para os bancos de dados Oracle e SQL Server. A informação do campo String Conexão ou ODBC deve estar de acordo com o informado do Servidor de Horas.

Abaixo os scripts para a criação das tabelas que armazenarão as digitais na base de dados, leitora FingKey Hamster:

Oracle

CREATE TABLE BIONITGEN (NUMEMP SMALLINT NOT NULL, TIPCOL SMALLINT NOT NULL, NUMCAD INTEGER NOT NULL, DEDO NUMERIC (2,0) NOT NULL, DIGITAL BLOB NULL, CONSTRAINT CP_BIONITGEN PRIMARY KEY (NUMEMP, TIPCOL, NUMCAD, DEDO));

SQL Server

CREATE TABLE BIONITGEN (NUMEMP SMALLINT NOT NULL, TIPCOL SMALLINT NOT NULL, NUMCAD INTEGER NOT NULL, DEDO NUMERIC (2,0) NOT NULL, DIGITAL IMAGE NULL, CONSTRAINT CP_BIONITGEN PRIMARY KEY CLUSTERED (NUMEMP, TIPCOL, NUMCAD, DEDO));

Antes de configurar o leitor biométrico no Captura Ponto Portaria 373, certifique-se de que ele foi corretamente conectado ao computador, e de que todos os drivers fornecidos pelo fabricante foram corretamente instalados.

Para configurar a biometria para o ambiente 64 bit:

  1. Abria o Gerenciador de Dispositivos;
  2. Selecione o aparelho a ser instalado;
  3. Clique com o botão direito e ir em Atualizar Driver;
  4. Faça referência à pasta \FDU\HamsterMouse\Drivers\x64;
  5. Copie o arquivo Venus.dll do SDK 32-bit na pasta WINDOWS\SysWOW64 e o arquivo VenusDrv.sys do SDK 32-bit na pasta WINDOWS\sysWOW64\drivers;
  6. Copie os arquivos NBioBSP.dll e NBioBSPCOM.dll do SDK 32-bit na pasta WINDOWS\SysWOW64;
  7. Registre a NBioBSPCOM.dll.

Observação

Se o modelo do leitor for o Hamster II/III(HFDU11/14/06m/06s), copie da pasta WINDOWS\System32 e cole na pasta WINDOWS\SysWOW64\ a dll NGStar.dll. Copie também da pasta WINDOWS\System32\Drivers o arquivo NGStar.sys e cole na pasta WINDOWS\sysWOW64\Drivers.

Tipo do Leitor

Tipo de Leitor
Informe o código correspondente ao tipo de leitor biométrico que será utilizado. O leitor atualmente disponível é "2 - FingKey Hamster (NitGen)".

Configurações

Tempo de Captura
É o tempo, em milissegundos, durante o qual a leitora ficará ativa esperando que seja posicionado o dedo para leitura da digital. Este tempo é contado a partir do momento em que a leitora é habilitada, após a leitura do crachá.

Ao assinalar Desativa Biometria ao Minimizar, o tempo sugerido é 2500.

Impressora

Utilizar Impressora
Ao habilitar esta opção, o Captura Ponto Portaria 373 faz a impressão de cada marcação de ponto efetuada. Para isso, a porta de impressão deve estar configurada. A impressão está homologada para o hardware Bematech MiniImpressora MP-20 MI.

Avisos

Emitir Aviso Sonoro de Marcação de Ponto
Habilite a utilização dos avisos sonoros de marcação de ponto: um que será emitido quando uma marcação for efetuada corretamente e outro que será emitido quando a marcação não for efetuada com sucesso. Estes avisos sonoros serão emitidos através do alto-falante do computador. Esta opção somente estará disponível quando for utilizado o tipo de identificação Crachá e Biometria.

Sucesso na Marcação de Ponto e Erro na Marcação de Ponto

Os valores mínimos para os campos Frequência e Tempo são, respectivamente, 40 e 50. Se for informado um valor inferior nestes campos, o Captura Ponto Portaria 373 assumirá automaticamente os valores mínimos.

Utilize o botão  ao lado  para testar as configurações informadas.

Observação

Em caso do aviso sonoro estar sendo emitido somente em caso de sucesso e você desejar ativar o aviso no caso da marcação não ser efetuada com sucesso, é possível habilitá-lo através da tela Avisos, inserindo a opção Na tela principal no campo Retorno das Mensagens.

Exibe Tela de Confirmação da Marcação
Ao ativar esta opção, é exibida uma tela de confirmação da marcação antes da marcação ser realmente gravada no arquivo de marcações. Esta opção deve ser habilitada caso seja necessária uma confirmação da marcação, pois neste caso, o colaborador poderá voltar atrás e corrigir alguma informação que não esteja correta.

Exibe Mensagem de Marcação Realizada
Ao ativar esta opção, é exibida uma tela indicando que a marcação foi gravada com sucesso no arquivo de marcações. Esta opção é útil para dar um retorno ao usuário, indicando que a marcação foi efetuada corretamente.

Ela deverá ser desabilitada caso esteja configurado a utilização de uma leitora de crachás. Se a mensagem não for desabilitada, poderá interferir na obtenção dos códigos de crachás quando forem feitas marcações sequenciais através da leitora.

Isto acontece, porque a mensagem é exibida por cerca de dois segundos. Neste tempo, a captura de novos códigos é desabilitada. Significa que se algum colaborador passar o crachá na leitora no momento em que a mensagem de marcação realizada é exibida, o mesmo não será capturado. Isto vale também para a leitora de digitais, quando for utilizada a identificação via biometria.

Exibe Última Marcação Realizada
Nos casos em que o Captura Ponto Portaria 373 é utilizado somente por uma pessoa, torna-se útil habilitar esta opção, pois isto irá exibir na tela principal do aplicativo, a última marcação efetuada pelo usuário. Desta maneira o usuário não precisará memorizar se já efetuou a marcação, basta verificar a sua última marcação.

Permite o Uso de Lembretes para a Marcação do Ponto
Ao ativar esta opção, será possível definir alguns lembretes para o usuário que utiliza-se do Captura Ponto Portaria 373. Normalmente esta opção somente é utilizada para os colaboradores que possuem o Captura Ponto Portaria 373 instalado em sua máquina de trabalho, para que não se esqueça de marcar o ponto.

Pergunta se Deseja Marcar Ponto ao Desligar
Este assinalamento indica se o Captura Ponto Portaria 373 deve perguntar se o colaborador deseja marcar o ponto quando for desligar a máquina. Este assinalamento evita que o colaborador esqueça de marcar o ponto quando for embora. No entanto, o Captura Ponto Portaria 373 não irá perguntar se o colaborador quer marcar o ponto toda vez que este desligar (ou efetuar logoff) o Windows.

Esta opção não estará disponível quando for utilizado o tipo de identificação Crachá e Biometria.

Retorno das Mensagens
Configure como serão exibidas as eventuais mensagens de erro que ocorrerem durante a leitura das digitais:

Este assinalamento afeta somente as eventuais mensagens de erro exibidas pelo Captura Ponto Portaria 373 durante a leitura de impressões digitais. Portanto, ele somente terá efeito quando forem utilizados os tipos de identificação Biometria ou Crachá e Biometria.

Perguntar se o intervalo mínimo foi violado durante a marcação de ponto
Envia um aviso de intervalo mínimo entre marcações de ponto, quando o colaborador não cumprir o tempo estipulado entre uma marcação e outra.

Quando não encontrar a última marcação efetuada pelo colaborador ou, ainda, se jamais marcou o ponto em uma estação, esse aviso não será emitido. Além disso, os alertas emitidos não serão gravados na estação e, desta maneira, não estarão disponíveis qualquer logs dos avisos que foram gerados.

Intervalo mínimo em minutos
Informe o tempo de intervalo mínimo, em minutos, que o colaborador deverá cumprir entre uma marcação e outra.

O intervalo configurado é fixo por estação. Desta maneira, todos os colaborador terão o mesmo intervalo. Caso desejar intervalos diferentes, é necessária uma outra estação para marcação.

Para esse funcionamento é obrigatória a configuração do campo Marcações disponíveis para Consulta, na guia Arquivos de Dados, que é responsável pela gravação do histórico de marcação efetuadas na estação.

Para verificar se esse intervalo foi violado, basta acessar as últimas marcações gravadas na estação, no arquivo PONTO.UMR, e identificar a última marcação efetuada pelo colaborador.

O intervalo mínimo será validado para todos os colaborador que estiverem utilizando o Captura Ponto.

Importante

O aviso será gerado também quando houver eventuais saídas intermediárias durante o expediente, quando utilizado para intervalo de refeição.

Fusos/Horário de verão

Horário de versão

Utiliza Horário de Verão
Assinale este item quando esta estação estiver em um local que utiliza horário de verão. Com este item assinalado, a hora exibida na tela principal do Captura Ponto Portaria 373 e utilizada para efetuar as marcações será sempre acrescida (hora do ServHora + 1), desde que a data da marcação esteja dentro do período de horário de verão informado no ServHora, na guia Fusos/Horário de Verão das configurações do servidor de horas.

Fusos

Utiliza Fuso
Assinale este item para indicar o fuso horário em que está esta estação. Após selecionar esta opção, deve ser indicado o fuso horário no campo Fusos.

Fusos
Indique o fuso horário no qual está localizada esta estação. Com isto, a hora exibida na tela principal do Captura Ponto Portaria 373 e utilizada para efetuar as marcações será sempre decrescida, de acordo com o fuso selecionado (hora do ServHora - quantidade de horas do fuso).

Senha
Após especificados todos os parâmetros necessários ao programa, defina uma senha de acesso à tela de configurações diferente da senha padrão (Senior). Esta senha é muito importante, pois evitará que qualquer pessoa consiga alterar as configurações que foram definidas pelo responsável do Captura Ponto Portaria 373 no Computador.

A senha é criptografada, de modo a dificultar que pessoas não autorizadas descubram e desconfigurem o aplicativo. Caso a senha não seja redefinida, o aplicativo avisará que é recomendável alterar a senha padrão, mas não impedirá que você utilize esta mesma senha.

Este artigo ajudou você?