Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Controle de Senhas para a Marcação do Ponto - Captura Ponto Portaria 373

O Captura Ponto Portaria 373 foi descontinuado. Saiba mais.

A partir da versão 5.2.5.1 do Captura Ponto Portaria 373 e 5.2.4.1 do ServHora, está disponível o controle de senhas para as marcações realizadas pelos colaboradores. Este controle baseia-se em solicitar uma senha previamente cadastrada para o colaborador quando este efetuar a marcação do ponto. A senha deste colaborador é cadastrada no aplicativo ServHora, sendo que este é quem fará todo o controle e validação das senhas digitadas. Isto implica em uma maior segurança, pois este trabalho não é feito pelo Captura Ponto Portaria 373 (Cliente). Neste caso, o Captura Ponto Portaria 373 simplesmente comunica-se com o ServHora para verificar e validar a senha informada pelo colaborador.

O cadastro das senhas já foi explanado no tópico "Cadastro de Senhas para a Marcação de Ponto" e maiores dúvidas sobre este cadastramento poderão ser lá retiradas. O objetivo deste tópico é exemplificar como funciona o controle de senhas na parte "client", isto é, no Captura Ponto Portaria 373.

Para que o controle de senhas funcione perfeitamente, além destas estarem cadastradas no Servidor de Horas, é necessário que o Captura Ponto Portaria 373 esteja configurado para utilizar o controle de senhas, conforme definido no tópico "Configuração do Captura Ponto Portaria 373 no Computador/Definição de Valores Padrões e Segurança". Quando o controle de senhas estiver ativo no client e no server, o aplicativo poderá efetivar a validação das marcações corretamente através da senha do colaborador. Desta forma, quando um colaborador for marcar o ponto, será verificado se o mesmo possui uma senha cadastrada. Se possuir, o Captura Ponto Portaria 373 irá exibir uma janela para que o colaborador informe a sua senha:

Tela para informação da Senha

Após informar a senha, o colaborador clica no botão "OK". Neste momento a senha informada é enviada ao Servidor de Horas que irá validá-la. Se a senha estiver correta, será retornada uma mensagem que permite que a gravação da marcação seja efetuada, então o Captura Ponto Portaria 373 envia a marcação e a mesma é efetuada sem problemas. Além de informar a senha, o colaborador poderá alterá-la a qualquer momento. Para isto basta clicar no botão "Alterar" e será exibida a seguinte janela:

Tela de troca de Senha

Nesta tela, o colaborador deverá informar a senha atual e a nova senha. A nova senha deverá ser informada duas vezes para evitar erros de digitação. A alteração da senha somente será efetuada se a senha atual for informada corretamente.

Caso o Servidor de Horas não esteja disponível no momento da marcação do ponto a senha não será solicitada, pois, conforme informado anteriormente, todo o controle de senha é efetuado pelo servidor. Neste caso, se o cliente optar por definir que as marcações deverão ser gravadas localmente para posterior envio, o controle de senhas não poderá ser efetuado, ficando as marcações liberadas para qualquer colaborador. No entanto, como este tipo de situação não é comum de acontecer, este detalhe não é muito importante. Caso o cliente esteja se deparando sempre com situações de desconexão com o servidor, máquina desligada, etc., deverá ser verificado se a máquina onde está instalado o ServHora é passível da confiança para exercer a função de controlar e armazenar todas as marcações dos colaboradores da empresa.

Este artigo ajudou você?