Cadastro de Senhas para a Marcação de Ponto
O Captura Ponto Portaria 373 foi descontinuado. Saiba mais.
Importante
Esta documentação refere-se somente quando possuir o módulo Captura Ponto Portaria 373 na proprietária.
Esta tela permite que sejam cadastradas senhas para todos os colaboradores que utilizam o Captura Ponto Portaria 373. Ao aplicar o cadastro de senhas, o Captura Ponto Portaria 373 irá exigir que o colaborador informe sua senha no momento em que marcar o seu ponto. Desta forma, evita-se que outro colaborador marque o ponto de forma errada, ou até mesmo evita-se que um colaborador marque o ponto para outro colaborador.
Importante
É possível definir uma Política de Senhas a ser respeitada no cadastro de senhas do Captura Ponto.
Em se tratando de evitar que ocorram enganos, esta opção é muito válida, principalmente se o Captura Ponto Portaria 373 estiver em uma máquina que é utilizada por mais de uma pessoa. Nestes casos, pode acontecer de um dos colaboradores esquecer de verificar o cadastro e marcar o ponto com o cadastro do outro colaborador. Se a senha destes colaboradores for diferente, este problema não irá ocorrer, pois o Captura Ponto Portaria 373 irá conferir a senha e avisar ao usuário que a senha não está correta.
Anteriormente foi exibida a tela de cadastro de senhas em seu estado inicial, vazia. A partir deste ponto poderão ser incluídos os cadastros e senhas dos colaboradores. Deverão ser informados a Empresa, Tipo de Colaborador, Cadastro e Senha para que o registro seja gravado. O código do crachá é opcional, mas deverá ser informado caso queira se utilizar a opção de senha com a marcação através do crachá.
Uma opção para facilitar a inclusão da senha é através do arquivo de consultas que é utilizado pelo Captura Ponto Portaria 373 para a validação do cadastro dos colaboradores (veja o item "Consistência dos Dados digitados"). Para efetuar a carga deste arquivo clique no botão "Ler Dados". Será exibida uma caixa de diálogo na qual deverá ser informado o arquivo de consultas a ser utilizado. Caso o arquivo esteja com o layout correto, após a sua abertura, a tela será modificada conforme a figura a seguir:
Como pode-se notar, apareceram os atalhos para o B2 nos campos "Empresa" e "Cadastro", e o botão "Auxílio" foi habilitado. Desta forma, os colaboradores poderão ser selecionados através do B2, o que agiliza o cadastramento. No entanto, existe uma terceira maneira de automatizar o cadastramento que é através do botão "Auxílio". Ao clicar neste botão, a seguinte tela é exibida:
Esta tela foi desenvolvida para automatizar a carga ou a redefinição das senhas dos colaboradores. Neste caso específico, serão incluídos todos os colaboradores com uma senha padrão que é a de seu cadastro. Desta forma, selecionamos o primeiro item em "Opções de Senha" e habilitamos "Incluir Colaboradores Ainda não Cadastrados". Após isso clicamos em "Processar". Após alguns segundos, todos os colaboradores que estavam presentes no arquivo de consulta que foi lido para a memória estarão cadastrados com uma senha padrão. A seguir, segue uma explicação para cada item disponível nesta tela:
Opções de Senha
- Empresa/Tipo Colaborador/Cadastro: Esta opção incluirá/redefinirá a senha dos colaboradores baseado em seu cadastro. Para o colaborador da empresa 1, código 1, a senha do mesmo será "1/1/1".
- Primeiro Nome: Esta opção incluirá/redefinirá a senha dos colaboradores baseado em seu primeiro nome presente no arquivo de consulta. Desta forma, para o colaborador "João Paulo da Silva", sua senha será "João".
- Crachá: Esta opção inclui/redefine como senha o crachá do colaborador. No entanto, vale salientar que os zeros à esquerda não são considerados na senha. Como exemplo, segue o seguinte crachá: "000000100087"; a senha do colaborador deste crachá será "100087".
- Senha Padrão: Ao utilizar a opção, o campo "Senha Padrão", situado logo abaixo das opções de senha, será habilitado, e o usuário poderá definir uma senha padrão para todos os colaboradores.
Incluir Colaboradores Ainda não Cadastrados
Esta opção indica que os colaboradores que estão presentes no arquivo de consulta que ainda não possuem uma senha definida serão incluídos pela rotina com a opção de senha definida anteriormente.
Não aplicar Definições para Colaboradores já Cadastrados
Ao ativar esta opção, o usuário estará indicando que estas definições não serão aplicadas sobre os colaboradores que já possuem uma senha cadastrada. Estas somente serão aplicadas aos novos colaboradores.
Importante
Para que esta senha dos colaboradores seja utilizada, é necessário configurar o Captura Ponto Portaria 373 para que também utilize o controle de senhas. Desta forma, haverá uma interação entre o Captura Ponto Portaria 373 e o ServHora para a validação da senha do colaborador. Então, caso o Servidor de Horas não esteja ativo no momento da marcação do ponto, a solicitação da senha não será feita e a marcação do ponto somente será possível caso o Captura Ponto Portaria 373 esteja configurado para gravar as marcações localmente para posterior envio.
English
Español
English
Español


