Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Configuração do Servidor de Horas

O Captura Ponto Portaria 373 foi descontinuado. Saiba mais.

O Servidor de Horas do Captura Ponto Portaria 373 possui configurações que indicarão onde as marcações deverão ser salvas, o nome do arquivo de marcações e a forma da obtenção da hora.

Importante

Para clientes que estão configurando o eDocs devido às exigências do eSocial e possuem o produto Captura Ponto Portaria 373, devem certificar-se que o Servidor de Horas e o serviço de impressão do eDocs não utilizem a mesma porta de comunicação: 1024.

Ao acessar Arquivo > Configurações do Servidor de Horas, é solicitada uma senha de acesso a esta tela. Após isso, é apresentada a tela de configurações:

Definições Gerais

Porta de Comunicação do Servidor
Informe qual é a porta de rede do servidor (máquina em que está instalado o ServHora.exe) que será utilizada para a comunicação com as demais máquinas.

A porta que será utilizada deverá ser a mesma configurada no Controle de Ponto e Refeitório. Caso contrário, a comunicação entre os dois aplicativos não será efetuada.

Tempo de Atualização da Hora (Segs)
Existe a possibilidade de programar a taxa de atualização da data e hora que aparecem no Painel de Horas do Servidor de Horas. O tempo padrão para atualização é de 30 segundos.

O tempo de espera pode aumentar para a atualização deste horário, sendo que esta taxa de atualização é apenas para exibição correta do horário em tela, quando o programa estiver ocioso. Quando uma solicitação de horário é feita, é informada a hora correta, independentemente do horário que está sendo exibido no painel de horas.

Arquivo Colaboradores
Defina o arquivo de dados dos colaboradores para que as informações sejam validadas. Este campo deve ser usado em conjunto com o Captura Ponto Portaria 373 quando for configurado para validar o arquivo de colaboradores no Servidor de Horas.

Os dados do arquivo são armazenados pelo Servidor de Horas em memória e serão atualizados automaticamente sempre que o arquivo for modificado.

Diretório das Marcações
Informe o local em que será armazenado o arquivo de marcações e, consequentemente, as marcações. Este diretório é local em que serão gerados os arquivos com as marcações efetuadas pelos colaboradores. É gerado um arquivo de marcação diferente para cada dia/mês.

O diretório especificado poderá ser uma unidade de rede, desde que o Servidor de Horas possua acesso de gravação neste diretório. Este arquivo deverá ser importado pelo Controle de Ponto e Refeitório, para que as marcações sejam processadas pelo sistema.

Este diretório não precisará estar compartilhado para todos os colaboradores pois somente será acessado pelo aplicativo Servidor de Horas e pelo Controle de Ponto e Refeitório.

Diretório de Espelho
Para uma segurança adicional na marcação do ponto, no que se refere à perda/exclusão do arquivo de marcações, defina, opcionalmente, um segundo diretório para a gravação do ponto.

Este diretório conterá uma cópia das marcações gravadas no Diretório das Marcações. Deste modo, caso ocorra algum problema com o arquivo do diretório de marcações, poderá ser utilizado o arquivo do diretório de espelho.

Normalmente, o diretório de espelho é colocado em outro servidor.

Nome Inicial do Arquivo
A nomenclatura padrão do arquivo de marcações é MARCDDMM.MAR, em que:

Este arquivo deve ser importado pelo Controle de Ponto e Refeitório, para que as marcações sejam processadas pelo sistema. Entretanto, esta opção permite que as quatro primeiras letras do arquivo de marcações sejam alteradas, isto é, poderá ser modificado o MARC inicial do nome do arquivo.

Esta opção é útil quando existem vários arquivos de marcações que precisam ser gravados em um mesmo diretório, sem que estas marcações sejam feitas em um mesmo arquivo.

Dividir o arquivo de marcações
Determine que o arquivo de marcações será dividido conforme o período do Intervalo em minutos para gravação pré-determinado. Quando assinalado, o servidor de horas inclui as marcações em um arquivo com extensão .MDT (Marcação Dividida por Tempo), com o começo da nomenclatura informada no nome inicial e depois com as informações de dia, mês, hora e minutos de controle, que possui a fórmula: horas transformadas em minutos + minutos das horas / tempo do intervalo em minutos para gravação * tempo de espera. Quando o total da divisão conter dígitos, eles serão removidos para a multiplicação.

Conforme o tempo determinado no intervalo para gravação deste arquivo, um novo arquivo .MDT é criado (com as gravações já feitas anteriormente) e o primeiro arquivo gerado tem sua extensão alterada para .MAR. Permitindo, assim o acompanhamento das marcações já realizadas a partir deste arquivo.

Por padrão, este campo não vem habilitado. Desta maneira as marcações continuarão a serem gravadas em um único arquivo.

O intuito deste recurso é permitir que a gravação das marcações seja armazenada em diferentes arquivos, conforme o tempo do intervalo em minutos pré-determinado. Desta maneira, viabilizando um acompanhamento dos arquivos de marcações do dia atual, conforme elas forem sendo realizadas para leitura no sistemas de ponto da Senior. A definição da leitura dos arquivos que poderão ser lidos pelo Controle de Ponto e Refeitório deve realizada na tela Assinalamentos Diversos (FR000ASS), a partir da parametrização do campo Considerar Arq. Captura Ponto Port. 373 Dia Atual.

Utiliza Biometria
Ao habilitar está opção, informe o usuário, senha, driver ODBC, banco de dados (Oracle/SQL Server) e o tempo de conexão. Ou seja, passando esse valor, o aplicativo retornará uma mensagem de erro na comunicação com o banco de dados.

Gerar Log Avançado
Ao habilitar esta opção, o Captura Ponto Portaria 373 passa a gerar um arquivo de log na pasta onde está o executável.

Este campo deve ser habilitado somente quando for encontrado algum problema que necessite registrar o processo do aplicativo para ser encaminhado ao Suporte Senior.

Fusos/Horário de Verão

As informações de fuso horário utilizado no aplicativo são gravadas nessa tela. As informações são gravadas e mantidas tanto nas estações (arquivos locais), quanto no servidor de horas, para gravação do arquivo de marcações que é lido pelo sistema de Controle de Ponto | HCM. O fuso que será considerado nas marcações será o da estação e poderão ser visualizados tanto no Captura Ponto (local), quanto na pasta que é armazenada as marcações já registradas no servidor.

Horário de verão

Utiliza Horário de Verão
Assinale este item quando o servidor em que está o ServHora estiver em um local que utiliza horário de verão. Com este item assinalado, a hora exibida na tela principal do Captura Ponto Portaria 373 (estações) e utilizada para efetuar as marcações será decrescida (hora do ServHora - 1), desde que a data da marcação esteja dentro do período de horário de verão informado.

Fusos

Habilitar Fusos
Indique o fuso horário no qual está localizado o servidor onde está o ServHora. Com isto, a hora exibida na tela principal do Captura Ponto Portaria 373 (estações) e utilizada para efetuar as marcações será sempre acrescida, de acordo com o fuso selecionado (hora do ServHora + quantidade de horas do fuso).

Biometria

Guia habilitada somente quando na guia Definições Gerais o campo Utiliza Biometria estiver habilitado.

Defina a senha de acesso à tela de configurações. Esta senha é muito importante, pois todas as configurações de data e hora, utilização do dispositivo externo de acesso ao horário e a da hora local, estão definidas nesta tela.

Desta maneira é recomendável que somente pessoas autorizadas possuam esta senha de acesso para eventuais manutenções à configurações feitas pelo responsável. Além disso, é recomendável que a senha padrão seja substituída.

Dados de Acesso

BancoDefina o banco de dados a ser utilizado, Oracle ou SQL Server.

UsuárioInforme o nome do usuário do banco de dados. Esta informação é necessária para que seja efetuada a conexão com o banco de dados, para permitir a leitura, alteração, inclusão e exclusão das digitais, que são armazenadas no banco.

Senha
Informe a senha do usuário do banco de dados. Esta informação é necessária para que seja efetuada a conexão com o banco de dados, para permitir a leitura, alteração, inclusão e exclusão das digitais, que são armazenadas no banco.

ODBC/DSN
Informe o nome da fonte de dados ODBC para acesso ao banco de dados SQL Server.

String Conexão
Informe os dados para a conexão com o Oracle da seguinte maneira: jdbc:oracle:thin:@<server>:<porta>:<database>).

Esta informação é necessária para que seja efetuada a conexão com o banco de dados, para permitir a leitura, alteração, inclusão e exclusão das digitais, que são armazenadas no banco. Para o correto funcionamento da identificação biométrica, é imprescindível que esta fonte de dados tenha sido corretamente criada, e que a conexão com o banco de dados através dela tenha sido estabelecida com sucesso.

Caso contrário, não será possível fechar o Captura Ponto Portaria 373 no Computador normalmente, sendo necessário finalizar o processo através do Gerenciador de Tarefas do Windows.

Nota

É necessário cadastrar as informações corretas para a conexão com o banco de dados.

Aguardar Conexão
Tempo máximo para validar a conexão com o banco de dados. Passando desse valor, o aplicativo retornará uma mensagem de erro na comunicação com o banco de dados.

Dados da Digital

Tempo Máximo de Validação
Indique o tempo em milissegundos para validar a digital informada. Se nesse intervalo a digital não é encontrada, retorna como marcação não realizada. Se informado 0, este parâmetro não será utilizado.

Nível Segurança Identificação
Indique qual a precisão da validação da digital. Quanto maior o valor, maior será a criticidade para encontrar a digital do colaborador. Permite informar um valor de 1 a 9. Valor recomendado é 7.

Tempo Carga Digital
Indique o tempo em minutos para realizar a carga das digitais encontradas na tabela BIONITGEN. Se informar 0, o comportamento permanece padrão, ou seja, só realiza a carga ao iniciar o ServHora ou quando cadastrar um nova digital pelo captura ponto.

Senha para Marcação do Ponto

Habilita Cadastro de Senhas

Ao habilitar esta opção, será disponibilizado no menu principal do ServHora, um item de menu (Arquivo > Cadastro de Senhas) que permite que a tela de cadastramento de senhas seja acessada (no aplicativo ServHoraCfg é exibido um botão para acesso à tela de cadastro ao lado da opção). Esta opção habilita o controle de marcações dos colaboradores.

Este artigo ajudou você?