Gestão de Equipamentos
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
Este processo tem como foco a gestão dos equipamentos de proteção coletiva (EPC) para indicação no grupo homogêneo de exposição (GHE), desta forma refletindo na gestão do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), além da gestão dos demais equipamentos da empresa. Alguns desses equipamentos são extintores, mangueiras de incêndio, hidrantes, caldeiras, elevadores, geradores e calandras.
Podem ser controladas as suas revisões periódicas e manutenções preventivas, as quais poderão ser efetuadas em períodos diferentes de acordo com o item do equipamento a ser checado. Esses itens são chamados de itens de check list pelo módulo de Segurança.
Para os equipamentos que não são considerados EPCs e que necessitam de um operador, é possível registrar os colaboradores que estão habilitados a operá-los, checando se há necessidade de exames, como é o caso dos operadores de empilhadeiras, eletricistas e motoristas, ou a exigência de cursos de aperfeiçoamento, para os quais é necessário que haja informações no módulo de Treinamento e integração para registro do histórico.
O cadastro de um equipamento possui como características o fornecedor/fabricante, número de série, peso, capacidade, datas de fabricação, aquisição, início de uso, localização na empresa e situação (em uso, manutenção, reserva/almoxarifado). Também é possível incluir imagens do local onde o equipamento se encontra ou do próprio equipamento.
Fluxo do Processo
O que você pode fazer:
Antes de iniciar este procedimento, cadastre os tipos de equipamento em Segurança > Equipamentos > Tipos Equipamento (FR098TEQ), onde são realizadas as definições das revisões periódicas de cada tipo. Então, cadastre os equipamentos da organização pelo menu Segurança > Equipamentos > Cadastro (FR098EQP).
O cadastro de equipamento é composto pela empresa, tipo de equipamento e sua codificação. Permite ainda registrar os locais específicos que ficarão disponíveis para utilização no cadastro dos equipamentos. É um recurso para que o responsável pela manutenção do equipamento possa localizá-lo facilmente, sendo uma estrutura sem relação com os locais do organograma da empresa.
O agrupamento por tipo de equipamentos permite que o serviço de manutenção periódica a ser efetuado seja o mesmo para todos os equipamentos de um mesmo tipo, podendo ainda possuir vários tipos de serviços vinculados e, para cada tipo, informar os itens a serem verificados (check list).
Devem ser informados o tipo de revisão e a quantidade de dias de uso necessários para a revisão, além de um código de regra que será usado na consulta de revisões e relatórios.
Por motivos de segurança, os equipamentos devem ser revisados. O sistema permite cadastrar as revisões efetuadas nos equipamentos, mantendo assim um histórico. O controle das revisões será efetuado de acordo com o equipamento, tipo de serviço e o item checado.
Outros dados também podem ser informados, como o responsável pela execução da manutenção, a situação do equipamento após a manutenção, o equipamento substituto e o custo da revisão. O controle dos vencimentos e das revisões de equipamentos é feito através de emissão de relatórios.
Com base nas informações do cadastro do equipamento, é possível consultar as revisões previstas ou não efetuadas.
Para os equipamentos que não são EPCs e precisam de um operador habilitado, deve ser informado o curso de aperfeiçoamento específico necessário para adquirir tal habilitação.
Se o equipamento informado exigir habilitação ou exame, o sistema emitirá um alerta durante as operações onde houver a tentativa de associar um equipamento com um colaborador não capacitado.
Para atender aos registros de históricos da utilização dos equipamentos, quando um colaborador for operá-lo, este histórico deve ser registrado no sistema
Também é preciso informar se o equipamento exige ou não alguma instrução de uso ou treinamento. Caso positivo, para fazer a verificação, o sistema confere os cursos do cadastro de equipamento e, caso o colaborador não tenha feito algum deles, é apresentado um alerta. Este recurso está disponível quando o Segurança está integrado ao módulo Treinamento, onde ficam registrados os cursos realizados pelo colaborador.
- Equipamentos
- Segurança > Equipamentos > Listar > Modelo 01.
- Revisões Previstas
- Segurança > Equipamentos > Listar > Modelo 02.