Gestão do PSS
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O Plano de Segurança e Saúde (PSS) é o principal instrumento de prevenção dos riscos profissionais da empresa, contendo as informações essenciais para gerenciar as questões de segurança e saúde através de itens de avaliação que, por sua vez, são controlados por avaliadores designados.
O PSS deve ser usado para a sensibilização, motivação e participação dos envolvidos para a aplicação das regras de segurança, atingindo assim todos os objetivos propostos pelo plano.
O objetivo é a inspeção de possíveis não conformidades que, depois de identificadas pelos avaliadores designados, recebem um plano de ação pertinente. O módulo de Segurança disponibiliza modelos de relatório para compilar e apresentar as informações obtidas.
Fluxo do Processo
O que você pode fazer:
Nas Definições do Segurança, é preciso sinalizar a utilização da rotina e, em seguida, definir um grupo de trabalho de prevenção, segurança e saúde. Este grupo será utilizado para informar os participantes e para atribuir qualquer atividade realizada do PSS. Deve ser informado também o turno e o local do grupo na organização.
Em seguida, são cadastrados os participantes individuais, alocando-os nos respectivos grupos.
Todos os itens que serão avaliados nas inspeções realizadas pelo grupo de PSS devem ser cadastrados no sistema.
Numa inspeção é possível identificar não conformidades e, para cada uma que for encontrada, é possível definir um plano de ação para eliminar ou minimizar o problema. Também são indicados os avaliadores responsáveis pelo trabalho realizado.
- Relação dos Grupos do PSS
- Segurança > PSS> Listar > Modelo 01.
- Estatísticas do PSS
- Segurança > PSS> Listar > Modelo 02.
- Inspeção do PSS
- Segurança > PSS> Listar > Modelo 03.