Definições Segurança - Empresa
Compreende as configurações necessárias para o módulo Segurança no que se refere ao controle de emissão da CAT, entrega de EPI, CIPA/CIPATR, Brigada, LTCAT, PPRA, PSS e Ordem de Serviço.
Importante
Esta tela é também chamada pelo:
- Segurança > PPP > Definições, no módulo Segurança e Medicina;
- Impostos > Previdência > Histórico > Acidente Trabalho > Definições, no módulo Administração de Pessoal.
No entanto, em ambos os casos, a guia Inventário de Riscos não será apresentada.
Acidente
Natureza Lesão
Informar a origem da informação para os campos Descrição e Natureza da Lesão.
Neste campo, a opção padrão é "0 - Conforme campo Descrição Lesões na CAT". Caso seja selecionada a opção "1 - Conforme pasta Natureza das Lesões", cada natureza de lesão será apresentada em uma linha dos campos Descrição e Natureza da Lesão.
Diagnóstico Provável
Informar a origem da informação para o campo Diagnóstico Provável.
Neste campo, a opção padrão é "0 - Conforme Diagnóstico Provável na CAT". Caso seja selecionada a opção "1 - Conforme Descrição da CID", a descrição da CID será apresentada no campo Diagnóstico Provável.
Gerar Histórico Afast
Define se, ao cadastrar um acidente de trabalho, será gerado um histórico de afastamento ou não.
Tabela Eventos Totalizadores
Permite informar a tabela de eventos de totalizadores que está relacionada à empresa.
Totalizador Hrs. Trab
Permite informar o totalizador de horas trabalhadas que possui tipo de soma "3".
Totalizador Hrs. Afast
Permite informar o totalizador de horas de afastamento que possui tipo de soma "3".
Emissão da CAT
Permite definir que tipo de informação
será listado no formulário CAT, seção do atestado médico e campo
63-Observações.
CAT
Informar o código do modelo da CAT.
O Administração de Pessoal já disponibiliza o modelo FPHI007.PRE para esta finalidade. Para o SM
conta com o modelo: SMAC001.GER.
Nome 1º Botão
Informar o
nome do 1º botão que será disponibilizado na tela de cadastrado do acidente de
trabalho. Somente poderá ser utilizada
para cada botão um item, ou seja, um modelo ou uma regra.
Modelo 1º Botão
Informar
o nome do modelo de relatório do primeiro botão para que seja utilizado na tela
de cadastro de acidente de trabalho.
Regra 1º Botão
Informar o nome da regra
que será executada ao pressionar o primeiro botão no cadastro do acidente de
trabalho. Será passado para a regra e
modelo todas as informações das tabelas R086Cat e R086Act. Nas regras será possível usar a sintaxe
'Tabela.Campo' para usar as informações correntes do acidente, porém essas
informações poderão ser alteradas. Por exemplo, o usuário deseja alterar o campo
'Descrição do acidente' e, antes de pressionar o botão alterar, chama uma regra
através do botão personalizado. Se utilizar na regra 'R086ACT.DesAct', será
utilizado o valor do campo descrição já alterado. Porém, depois de executar a
regra, o usuário poderá pressionar o botão Cancelar, e as alterações do campo
Descrição serão desfeitas. O usuário deverá estar atento a esta possibilidade e
dependendo da situação deve optar por usar o ExecSQL para buscar informações a
serem utilizadas na regra.
Nome 2º Botão
Informar o
nome do 2º botão que será disponibilizado na tela de cadastro do acidente de
trabalho. Somente poderá ser utilizada
para cada botão um item, ou seja, um modelo ou uma regra.
Modelo 2º Botão
Informar
o nome do modelo de relatório do segundo botão para que seja utilizado na tela
de cadastro do acidente de trabalho.
Regra 2º Botão
Informar o
nome da regra que será executada ao pressionar o segundo botão no cadastro do
acidente de trabalho. Será passado para a
regra e modelo todas as informações das tabelas R086Cat e R086Act. Nas regras será possível usar a sintaxe
'Tabela.Campo' para usar as informações correntes do acidente, porém essas
informações poderão ser alteradas. Por exemplo, o usuário deseja alterar o campo
'Descrição do acidente' e, antes de pressionar o botão alterar, chama uma regra
através do botão personalizado. Se utilizar na regra 'R086ACT.DesAct', será
utilizado o valor do campo descrição já alterado. Porém, depois de executar a
regra, o usuário poderá pressionar o botão Cancelar, e as alterações do campo
Descrição serão desfeitas. O usuário deverá estar atento a esta possibilidade e
dependendo da situação deve optar por usar o ExecSQL para buscar informações a
serem utilizadas na regra.
Nome 3º Botão
Informar o
nome do 2º botão que será disponibilizado na tela de cadastro do acidente de
trabalho. Somente poderá ser utilizada
para cada botão um item, ou seja, um modelo ou uma regra.
Modelo 3º Botão
Informar
o nome do modelo de relatório do segundo botão para que seja utilizado na tela
de cadastro do acidente de trabalho.
Regra 3º Botão
Informar o
nome da regra que será executada ao pressionar o segundo botão no cadastro de
candidato externo. Será passado para a
regra e modelo todas as informações das tabelas R086Cat e R086Act. Nas regras será possível usar a sintaxe
'Tabela.Campo' para usar as informações correntes do acidente, porém essas
informações poderão ser alteradas. Por exemplo, o usuário deseja alterar o campo
'Descrição do acidente' e, antes de pressionar o botão alterar, chama uma regra
através do botão personalizado. Se utilizar na regra 'R086ACT.DesAct', será
utilizado o valor do campo descrição já alterado. Porém, depois de executar a
regra, o usuário poderá pressionar o botão Cancelar, e as alterações do campo
Descrição serão desfeitas. O usuário deverá estar atento a esta possibilidade e
dependendo da situação deve optar por usar o ExecSQL para buscar informações a
serem utilizadas na regra.
Investigação
Informar o código do
modelo de Investigação que corresponde ao modelo
SMAC009.GER (Registro de investigação de ocorrências). Será utilizado em
Segurança>Acidentes>Registro de Investigação de Ocorrências (botão Investigação)
e pelo menu Segurança>Acidentes>Listar.
Para os campos abaixo, quando selecionado "S - Sim", serão disponibilizadas suas respectivas guias para detalhamento na tela Acidente Trabalho (CATWEB) (FR086ACT). Quando selecionado "N - Não", será disponibilizado apenas o seu campo padrão.
EPI
Esta guia permite fazer as definições para entrega e autenticação da distribuição de EPIs.
As configurações da fabricante e conexão com as leitoras biométricas podem ser feitas por empresa (nesta guia) ou por usuário (na tela Definições de Segurança por Usuário (FR086DUS)).
Entrega EPI sem Instrução
A opção selecionada neste campo controla o campo Instrução Uso, presente na tela Distribuição do EPI (FR096DIESegurança > EPI > Distribuição > Individual). As opções válidas são as seguintes:
- S - Sim: a entrega do EPI poderá acontecer sem que o colaborador tenha instrução de uso.
- N - Não: será permitida a entrega do EPI para os colaboradores que não possuem instrução de uso
Protocolo EPI
Informar o modelo de relatório que será utilizado na entrega do EPI.
Distribuição EPIs
Informar o modelo de relatório que será utilizado para listar os EPIs distribuídos.
EPI por
Colaborador
Permite definir qual o procedimento a ser utilizado na previsão de entrega dos EPIs cadastrados por colaborador (Segurança > EPI > EPI por > Colaborador) em relação àqueles definidos por Local, Cargo, Local/Cargo e GHE:
- Não Sobrepõe as demais definições - Os EPIs definidos por local, cargo, local/cargo e GHE também serão considerados na previsão.
- Quando a rotina de GHE estiver "Ativar somente GHE" ou "Ativar e manter legado": Além dos EPIs definidos por colaborador, somente os EPIs definidos por GHE serão considerados.
- Quando a rotina de GHE estiver "Desativar" ou "Em Implantação": Além dos EPIs definidos por colaborador, somente os EPIs definidos por local, cargo, local/cargo serão considerados.
- Sobrepõe as demais definições - Somente serão considerados os EPIs cadastrados em EPI por > Colaborador.
Colaborador 20 - Local 1.1.1
EPI por Local:
Local = 1.1.1 - EPIs = 2 -
Luva Brigada, 5 - Máscara Facial, 6 - Óculos
EPI por Colaborador:
Colaborador = 20 - EPIs = 3 - Óculos Especial
Considerando a definição do
campo "EPI por Colaborador":
- Não sobrepõe as demais definições: O resultado dos EPIs pendentes deve trazer os EPIs 2, 3, 5 e 6.
- Sobrepõe as demais definições: O resultado dos EPIs pendentes deve trazer apenas o EPI 3.
Gerar
pendência para documento
Esta
informação será utilizada em Segurança/Listar, nos modelos SMEP001(Ficha de Controle de EPI) e
SMEP002(Ficha de Controle de EPI -Vazio):
- Sim, a partir dos modelos acima mencionados, será gerado um registro na tabela de registro de documentos (R034RED).
- Não, as pendências para documento não serão geradas.
Nota
Na tela de entrada dos modelos SMEP001 e SMEP002 esta informação será sugerida.
Tipo de
Documento
Informar o tipo de documento
que será utilizado na geração do documento.
O Tipo de Documento é cadastrado em Tabelas>Gerais>Tipos Documentos.
Nota
Na tela de entrada dos modelos SMEP001 e SMEP002 esta informação será sugerida.
Apresentação CA
Identificar qual dos Certificados de Aprovação que deverá considerar:
- E - EPI: considera o CA que estiver cadastrado no EPI.
- F - Fornecedor: considera o CA que estiver cadastrado no Fornecedor.
- A - Ambos - Fornecedor e EPI: considera o CA que estiver informado tanto no EPI quanto no Fornecedor.
- C - Distribuição - Considerando CA informado na distribuição do EPI: verifica as distribuições de EPI que foram realizadas para o colaborador considerando o CA informado na própria Distribuição.
Autenticação padrão na Entrega do EPI
Defina qual será a ação que o sistema sempre deve adotar durante a entrega de um EPI, entre as seguintes opções:
- 0 - Perguntar ao usuário: comportamento padrão onde, a cada EPI entregue, o sistema exibe uma mensagem de confirmação de autenticação, permitindo escolher entre a autenticação eletrônica ou impressa.
- 1 - Não autenticar: nenhuma mensagem é apresentada durante a entrega de um EPI; o campo Assinou Protocolo da tela Distribuição do EPI - Individual (FR096DIE) recebe "N - Não" para novos registros, permitindo a alteração do valor do campo conforme comportamento atual.
- 2 - Autenticação Eletrônica: nenhuma mensagem é apresentada durante a entrega de um EPI; o campo Assinou Protocolo da tela Distribuição do EPI - Individual (FR096DIE) recebe "N - Não" para novos registros; aciona a tela Autenticação Eletrônica (FRBIOSEN).
-
Importante
Quando utilizada a opção "2 - Autenticação Eletrônica", no campo Assinou Protocolo, é obrigatório realizar a biometria antes de efetivar a distribuição do EPI.
- 3 - Autenticação Impressa: nenhuma mensagem é apresentada durante a entrega de um EPI; o campo Assinou Protocolo da tela Distribuição do EPI - Individual (FR096DIE) recebe "N - Não" para novos registros; apresenta o relatório de Autenticação Impressa, definido pelo campo Distribuição EPIs.
Este recurso é utilizado apenas pela distribuição individual dos EPIs, e não existe na distribuição coletiva.
Fabricante da Leitora Biométrica
Selecione a fabricante da leitora biométrica utilizada para autenticação do EPI.
Importante
São aceitas apenas leitoras biométricas devidamente homologadas para uso com o Gestão de Pessoas | HCM. Veja aqui a lista de dispositivos homologados e como configurá-los.
Tipo de Conexão com a Leitora Biométrica
Informe se a conexão com a leitora biométrica será feita em ambiente local (instalado na própria estação de trabalho) ou ambiente remoto.
Servidor da Leitora Biométrica
Quando o tipo de conexão selecionado for "2 - Remota", preencha neste campo o caminho do servidor onde a leitora biométrica está instalada (servidor e porta, por exemplo: localhost:8076).
A porta padrão é a 8076, porém ela pode ser alterada através do aplicativo SeniorReaders. É necessário que a porta utilizada esteja liberada no seu Firewall.
CIPA
Sugere Partic. Suplente
Defina sobre a sugestão de suplentes:
- Sim, no cadastro das reuniões da CIPA o sistema irá sugerir o suplente como participante.
- Não, o suplente não será sugerido nas reuniões da CIPA.
Informa Suplente
Este campo permite definir a forma de indicar um suplente (substituto) de um
membro da CIPA/CIPATR, sem que este não tenha sido previamente cadastrado como
suplente. Opções:
- Somente Suplente: serão aceitos somente membros que estão cadastrados com a função 5(suplente).
- Qualquer membro, sem criticar: serão aceitos qualquer membro da CIPA/CIPATR sem apresentar a mensagem de alerta.
- Qualquer membro, critica: serão aceitos qualquer membro da CIPA/CIPATR após a apresentação de uma mensagem de alerta.
Estab.Suplente
Defina sobre a estabilidade de suplentes:
- Sim, permite gerar estabilidade para os suplentes eleitos cadastrados na função 5 também durante o mandato.
- Não, a estabilidade só vai ocorrer no período da candidatura.
Restringe Funções
Este campo permite definir o tratamento
que será dado às funções dos membros da CIPA urbana. As opções válidas são:
- S - Sim: permanecerá o padrão de acordo com a NR-5.
- N - Não: as funções dos membros não serão consistidas.
Um Presidente pode ter a origem "E - Eleito" atribuída e, para o Vice-Presidente, pode ser atribuída a origem "I - Indicado".
Nota
Esta restrição
não será aplicada para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio do
Trabalho Rural (CIPATR) - NR-31.
Ata
Eleição
Informe o modelo que listará as informações da ata de eleição da
CIPA/CIPATR.
Ata
Posse
Informe o modelo que listará as informações da ata de posse da CIPA/CIPATR.
Ata
Reunião
Informe o modelo que listará as informações das atas de reuniões
da CIPA/CIPATR.
Comprovante de Candidatura
Defina um modelo de relatório para usar quando quiser emitir um comprovante de candidatura para a Cipa. O comprovante é emitido pelo botão Comprovante da tela de cadastro de candidatos (FR100CAN).
LTCAT
Preencha nesta guia as informações para impressão do LTCAT. Ao emitir qualquer relatório que use estas informações, primeiro o sistema verifica se elas estão preenchidas na guia LTCAT da tela de cadastro do PPRA (FR583CAD). Caso não encontre, verifica os mesmos campos nesta guia da tela de definições de segurança por empresa. Caso ambas estejam vazias, a seção não será apresentada nos relatórios.
Introdução LTCAT
Espaço destinado a comentários sobre LTCAT para ser impresso
Apresentação CA
Identificar qual dos Certificados de Aprovação que deverá considerar:
- E - EPI: considera o CA que estiver cadastrado no EPI.
- F - Fornecedor: considera o CA que estiver cadastrado no Fornecedor.
Observação
Caso a data de validade e/ou a data de fornecimento dos fornecedores dos EPIs estiver vencida, considerando a data de referência informada na tela de entra dos relatórios, o CA não será apresentado.
- A - Ambos - Fornecedor e EPI: considera o CA que estiver informado tanto no EPI quanto no Fornecedor.
- C - Distribuição - Considerando CA informado na distribuição do EPI: verifica as distribuições de EPI que foram realizadas para o colaborador considerando o CA informado na própria Distribuição.
Conclusão LTCAT
Espaço destinado a comentários sobre LTCAT para ser impresso, referente ao texto de conclusão do LTCAT.
Brigada
Critica Brigada
Utilizado na inclusão do novo membro da brigada.
- S - Sim: ao informar o novo membro, será feita crítica do turno e local.
- N - Não: permite cadastrar membros de turnos e locais diferentes.
PPRA
Observação
A guia PPRA não está disponível quando o campo Rotina de GHE está configurado como "1-Ativar somente GHE" na tela Configuração de Segurança (FR000SEGSegurança > Configurações de Segurança).
Apresenta Atividades CS
O campo tem como função habilitar os menus de cadastro das atividades relacionadas ao PPRA no módulo Cargos e Salários. O campo fica disponível somente quando houver o módulo Cargos e Salários integrado.
- Cargos > Atividades > Atividades.
- Cargos > Atividades > Atividades Específicas.
- Cargos > Atividades > Atividades da Área.
Utiliza PSS(Prevenção,
Segurança e Saúde)
O PSS
surgiu para gerenciar as questões de segurança e saúde na empresa, permitindo
elaborar itens de avaliação que serão controlados pelos avaliadores
através das informações cadastradas.
Informa Exame
Este campo é apenas informativo, para utilização em regras e relatórios customizados.
Ordem de Serviço
De acordo com o estabelecido no item 1.7b da NR-1 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cabe ao empregador elaborar ordens de serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho, conscientizando os empregados. Estas informações serão utilizadas no modelo LTCAT - Ordem de Serviço juntamente com as demais informações do cadastro do PPRA.
Observação
O modelo SMSG010 - LTCAT - Ordem de Serviço considera apenas as informações dos campos Introdução e Orientação, já o modelo SMSG011 - LTCAT - Ordem de Serviço considera as informações de todos os campos: Introdução, Normas Internas, Procedimentos Acidente Trabalho e Termo de Responsabilidade.
Informar um texto para ser apresentado no campo Introdução da ordem de serviço.
Informar um texto que será apresentado no campo Normas Internas da ordem de serviço.
Procedimentos Acidente Trabalho
Informar a relação dos procedimentos na Ordem de Serviço, que devem ser executados quando ocorrer um acidente de trabalho.
- Comunicar a supervisão quando da ocorrência de acidente do trabalho, de trajeto ou doença profissional;
- Solicitar ao RH abertura de CAT - Comunicado de Acidente de Trabalho, após a caracterização do acidente, etc.
Observação
Este campo ficará habilitado somente se a rotina de GHE estiver disponibilizada.
Informar o termo de responsabilidade que será utilizado na Ordem de Serviço,
confirmando que o colaborador está ciente das orientações recebidas, dos
riscos decorrentes das atividades e das sansões disciplinares a que está
sujeito quanto ao seu descumprimento.
Observação
Este campo ficará habilitado somente se a rotina de GHE estiver disponibilizada.
Inventário de Riscos
Os dois campos desta guia permitem configurar a exibição de um botão na tela Técnicas de Avaliação de Riscos. O botão será apresentado com a descrição fornecida e, ao ser clicado, executará o relatório informado.
Descrição
Descreva o botão para uso na tela de Técnicas de Avaliação de Riscos.
Relatório
Informe o modelo do relatório para ser chamado na tela de Técnicas de Avaliação de Riscos.