Gestão de Pessoas | HCM - Leitoras Biométricas Homologadas
Hardware
Estas são as leitoras biométricas atualmente homologadas para uso com a identificação por biometria no Gestão de Pessoas | HCM:
Dispositivo | Fabricante | Modelos homologados (?)Estes são os modelos atualmente homologados pela Senior. Outros modelos (destas mesmas fabricantes) também podem funcionar com nossas soluções, porém não garantimos a compatibilidade. | Website da fabricante |
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Nitgen | NITGEN Soluções Biométricas | FINGKEY Hamster I, FINGKEY Hamster II, FINGKEY Hamster III e FINGKEY Hamster DX | http://www.nitgen.com |
Sagem | Sagem | MorphoSmart™ Optic 1300 Series | https://www.morpho.com |
Ambientes de instalação
As leitoras podem ser usadas em ambiente remoto ou local (cliente-servidor).
Se o dispositivo for usado em ambiente remoto, é preciso:
- Possuir as versões mínimas 6.2.34.18 e 6.2.33.82 do Gestão de Pessoas | HCM para garantir total compatibilidade dos recursos dos dispositivos;
- Instalar os drivers do dispositivo. Isso deve ser feito somente na estação onde a leitora for utilizada (não é necessário instalá-los no servidor);
- Em seguida, é necessário fazer o download e instalar o SeniorReaders na máquina onde se encontra a leitora (dispositivo), ou seja, na estação onde ela for utilizada. Isso é necessário para que seja possível realizar a integração do sistema Senior com periféricos.
Importante
A versão do Java a ser usada pelo SeniorReaders é a versão 8 de 32-bits, e o diretório da instalação do Java precisa estar configurado na variável de ambiente JAVA_HOME.
Guia de instalação dos dispositivos
Pré-requisitos
- Antes da instalação dos dispositivos, é necessário fazer o download e instalar a versão mais atual Microsoft Visual C++.
- Além de instalar o dispositivo, é necessário configurá-lo na tela de definições de segurança por empresa (FR086DEF) ou por usuário (FR086DUS).
Instalação dos dispositivos
- Obtenha a versão mais recente do software e dos drivers oficiais da fabricante, ou compatíveis com o dispositivo que será instalado;
- Com o dispositivo ainda desconectado, instale os drivers;
- Depois da instalação, conecte a leitora biométrica na porta USB do computador.
Configuração adicional para ambientes 64-bits:
- Abra o Gerenciador de Dispositivos no sistema operacional;
- Selecione o dispositivo a ser instalado;
- Clique com o botão direito no nome do dispositivo e clique em Atualizar Driver;
- Faça referência à pasta \FDU\HamsterMouse\Drivers\x64;
- Localize os arquivos abaixo (obtidos do driver da leitora) e copie-os para as seguintes pastas:
- Venus.dll para a pasta WINDOWS\SysWOW64
- VenusDrv.sys para a pasta WINDOWS\sysWOW64\drivers.
Nota
Se você instalou o software oficial da Nitgen, é possível testar o funcionamento da leitora pelo próprio aplicativo da fabricante. Após a validação do funcionamento da leitora, basta reiniciar o módulo Segurança e Medicina e testar o cadastro da biometria para fazer a distribuição do EPI ao colaborador.
- Acesse o site da Microsoft e faça o download do pacote Microsoft Visual C++ 2013 Redist, selecionando as opções de acordo com a arquitetura do sistema operacional:
- 64-bits: selecione as opções vcredist_x64.exe e vcredist_x86.exe;
- 32-bits: selecione somente a opção vcredist_x86.exe.
- Obtenha a versão mais recente dos drivers oficiais da fabricante, ou compatíveis com o dispositivo que será instalado;
- Com o dispositivo ainda desconectado, instale os drivers;
- Depois que a instalação do driver for finalizada, conecte a leitora biométrica na porta USB do computador.
Ambiente de acesso remoto (SaaS Senior - IBM)
Num ambiente com acesso remoto, o sistema não está rodando na máquina do cliente, e sim no servidor, através de um aplicativo client, via Citrix, por exemplo. Desse modo, o sistema operacional Windows não gerencia o leitor biométrico nesse cenário, não sendo possível realizar a comunicação direta entre o sistema (servidor remoto) e o dispositivo de leitura biométrica (estação do cliente).
Portanto, para gerenciar a interface de comunicação e troca de dados entre o leitor biométrico e o sistema Senior, é utilizado o SeniorReaders, conforme ilustrado a seguir (exemplo client Citrix).
Processo de comunicação via Citrix
SeniorReaders
O aplicativo SeniorReaders é um produto nativo da linha Gestão de Acesso e Segurança que realiza a interface entre sistema e dispositivo de leitura quando se utiliza uma conexão remota com servidores. O módulo Segurança e Medicina o utiliza para a comunicação com servidores Citrix, no caso da biometria.
Processo de utilização do SeniorReaders
Com o SeniorReaders instalado:
- No Segurança e Medicina, acesse Segurança > Definições por Usuário ou Definições por Empresa (lembrando que as Definições por Usuário sobrescrevem as Definições por Empresa);
- Preencha os campos Usuário, Fabricante da Leitora Biométrica e Tipo de Conexão com a Leitora Biométrica que, nesse caso, será 2 - Remota;
- No campo Servidor da Leitora Biométrica, informe o nome ou IP da máquina à qual a leitora está conectada fisicamente e a porta. Por exemplo: 10.1.27.231:8076, onde 10.1.27.231 corresponde ao IP e 8076 corresponde à porta.
- Clique em Alterar e realize o teste.
Observação
Se a empresa possui IP dinâmico, é aconselhável utilizar o nome da máquina.
Para verificar o nome de sua máquina, no Windows acesse Iniciar > Executar > CMD e digitar hostname. Para a verificação do IP, no mesmo local, digite ipconfig.
Importante
Para a realização do teste, a leitora deve estar conectada à estação onde se encontra o SeniorReaders.
- Numa conexão remota, no Segurança e Medicina, acesse Segurança > EPI > Distribuição > Individual (por exemplo);
- Preencha os dados para simular uma distribuição de EPI e clique em Inserir;
- Clique em Eletrônica na janela de confirmação que surgirá. Nesse momento, a leitora de mesa da estação será chamada por meio do SeniorReaders:
- O sistema faz uma chamada HTTP para o IP e porta configurados previamente para as requisições da rede Senior (IBM);
- O IP será redirecionado para a máquina em que a leitora biométrica está conectada;
- A máquina em que está instalado o aplicativo SeniorReaders receberá a requisição do sistema para realizar a comunicação com o leitor biométrico.
- Para a captura biométrica, clique em Capturar Biometria e posicione o dedo sobre a leitora. Caso a pessoa não possua biometria cadastrada, clique em Cadastrar Biometria, posicione o dedo na leitora e, após o cadastro, para validar, clique em Capturar Biometria. A captura biométrica chamou o SeniorReaders, ativou a leitora, coletou as informações e as gravou na base da Senior.
Importante
- Na requisição enviada pelo sistema, existem apenas informações anônimas, como: modelo de leitora, operação a ser executada e dados biométricos criptografados.
- No retorno de informações para o SeniorReaders, o sistema informa apenas os dados biométricos sem que haja informações do colaborador ou da empresa.
- O uso de VPN é opcional e sua contratação deve ser verificada com o executivo de contas.