Gestão de Coletores
A gestão de coletores tem como objetivo manter o registro e a configuração dos dispositivos que irão coletar as marcações diárias dos colaboradores da empresa. Estas marcações poderão ser de acesso, ponto ou até mesmo de controle do refeitório.
O tipo mais comum de coletor é o Registrador Eletrônico de Ponto (REP), utilizado para o registro de jornada de trabalho dos colaboradores. Pode emitir e controlar documentos de natureza fiscal referentes às entradas e saídas no local de trabalho.
Para executar este processo é necessário ter o conhecimento dos equipamentos utilizados pela organização, informações do leiaute e funções utilizadas. Caso seja necessário, estas informações devem ser solicitadas ao fornecedor do equipamento.
Os REPs emitem o arquivo de marcações no formato chamado de Arquivo-Fonte de Dados (AFD). A legislação que regulamenta o uso destes equipamentos é a Portaria 1510 do Ministério do Trabalho, que estabelece os prazos, regras, atestados e certificações exigidos. É isto que define o leiaute do arquivo que será importado pelo sistema para leitura das marcações.
Fluxo do Processo