Definições Gerais
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
Neste cadastro são definidas algumas configurações essenciais para o funcionamento do módulo de Geração de Escalas.
Tempo Limite para Geração da Escala
Indicar o tempo (em segundos) que o sistema pode demorar a encontrar ao menos
uma solução para uma determinada categoria. Este tempo é referente ao cálculo de
apenas uma categoria e caso o sistema não encontre uma solução dentro deste
tempo a escala não é gerada. Dependendo do método de cálculo utilizado este
tempo pode variar.
Método de Cálculo
Selecionar uma
opção de como as escalas devem ser geradas:
- " 1 - Sem Restrições": retorna uma ou mais soluções atendendo todas as restrições definidas nos parâmetros. Dependendo das restrições configuradas pode ser que não encontre nenhuma solução. Este método de cálculo respeita exatamente o tempo definido no campo Tempo Limite;
- "2 - Com Restrições": retorna uma ou mais soluções atendendo ou não
todas as restrições definidas nos parâmetros. Dependendo das restrições
configuradas pode ser que não encontre nenhuma solução. Este método de
cálculo respeita exatamente o tempo definido no campo Tempo Limite. As
restrições que podem deixar de ser atendidas são:
- Mínimo de Finais de Semana de Folga;
- Mínimo de Folgas em Feriados;
- Mínimo de Preferências Atendidas Por Colaborador.
- "3 - Soluções Extras": retorna uma ou mais soluções atendendo ou não todas as restrições definidas nos parâmetros. Este método de cálculo pode demorar muito mais tempo que o definido no campo Tempo Limite, pois tenta encontrar alguma solução de qualquer forma. Neste método quando não encontra uma solução que atende todas as restrições, o sistema vai ajustando as restrições automaticamente até que consiga gerar uma escala ou se esgote as possibilidades, podendo inclusive simular a inserção de colaboradores extras, porém a cada tentativa de recálculo o tempo de processamento é dobrado.
Número de Soluções
Indicar a
quantidade de soluções que a rotina deve retornar através de um único cálculo.
Se este número for maior que um e a solução retornada pelo sistema não atende
plenamente, é possível consultar outras soluções sem realizar um novo cálculo,
pois as demais soluções já estarão calculadas em memória.
Observação
Nem sempre o sistema consegue gerar a quantidade informada de soluções neste campo, devido às restrições definidas nos parâmetros.
Nome Serviço
Para que o sistema calcule as escalas é necessário configurar um serviço de
terceiro para chamar o algoritmo de cálculo que está em um servidor de aplicação. Para mais informações, acesse o Manual da Tecnologia, em Tecnologia > Manual de Instalação > Informações Técnicas > Por Produto > Gestão de Pessoas > Geração de Escalas.
Selecionar o nome do serviço de terceiro previamente cadastrado, para o algoritmo de geração de escalas.
Nome Porta
Selecionar o nome da
porta de comunicação do serviço de terceiro que deve ser previamente
cadastrado, para o algoritmo de geração de
escalas.
Relatório
de Escala
Informar o nome do modelo de relatório que deverá
listar a escala a partir do botão Listar
da tela de Gerenciamento,
guia Escalas.
Cor Dias Feriados nos Parâmetros
Indicar cor para
preenchimento dos campos de dias de feriado na grade de colaboradores / dia da guia
Parâmetros da tela de gerenciamento de escalas.
Feriados por Equipe
Indicar se a tabela de feriados a ser considerada pela Geração de Escalas é a
definida no cadastro da equipe.
Indicar tabela de feriados que será utilizada pela rotina de geração de escalas.
Este campo somente será habilitado se for informado "N - Não" no campo Feriados por Equipe.
Descrição Coluna Conselho Profissional
Como este módulo pode ser utilizado por várias áreas de
negócios, através deste campo existe a possibilidade de alterar a descrição da
coluna COREN - Conselho Profissional, das guias Preferências e Escalas, da
tela de Gerenciamento. Sendo que esta coluna pode ser ocultada através do
Cadastro de Equipes.
Folga Bônus
Indica como será o cadastro de Cadastro de Folga Bônus.
Opções:
- "1 - Competência": seleciona um tipo de colaborador, um colaborador e uma competência, e marca quantas folgas bônus o colaborador vai possuir dentro de determinada competência, sem definir os dias exatos em que serão estas folgas;
- "2 - Dia Fixo": seleciona um tipo de colaborador, um colaborador e um dia específico para a folga bônus, apontando o dia selecionado como aquele em que será realizada a folga.
Quando estiver assinalado "Dia Fixo", é possível inserir as Folgas Bônus através da tela de Gerenciamento, na guia Preferências.
Utiliza símbolos por horário
Indique se serão utilizados símbolos por horário na tela Gerenciamento de Escalas (FR031GES).
English
Español
English
Español


