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Gerenciamento

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

Esta é a principal tela do módulo de Geração de Escalas e é através dela que são definidas as preferências de folgas dos colaboradores e onde são geradas as escalas de trabalhos das equipes. Toda geração e manutenção de escalas deve ser feita nesta tela.

Nota

As abrangências de usuários são aplicadas somente sobre o campo Local do Cadastro da Equipe, portanto ao selecionar uma equipe todos os colaboradores contidos nela serão visualizados independente de estarem ou não dentro da abrangência do usuário, assim o usuário poderá manter as escalas de todos os colaboradores da equipe.

 

Parâmetros

Permite determinar os parâmetros específicos que serão utilizados na geração das propostas de escalas da respectiva Equipe > Competência. Nesta guia são listadas todas as categorias previamente cadastradas em Geração de Escalas > Cadastros > Parâmetros, de acordo com a competência.

As alterações realizadas nesta guia sobrepõem as informações do Cadastro de Parâmetros, porém não alteram o cadastro efetivamente, apenas são utilizadas na geração das propostas da Equipe > Competência selecionada.

Geral
Os campos Responsável Departamento, Responsável Área e Supervisor listam as informações do Cadastro de Equipe.

A grade lista todos as Categorias > Turnos cadastradas em Geração de Escalas > Cadastros > Parâmetros de acordo com a Equipe > Competência informada. A coluna Status mostra se a categoria já foi processada ou se ainda está pendente.

Observação

Se escala existir apenas na tabela R031ESC seu status deve estar como "Salva", caso exista na "R031HIS", terá status "Efetiva", se já efetivada e alterada, receberá status "Manutenção".

Se escala for finalizada, todas categorias recebem status "Finalizada". Caso após o processamento de uma escala (Equipe) for incluída uma nova categoria, no Cadastro de Parâmetros, ela será apresentada nesta grade em cor vermelha, ou seja, se ainda não salva na R031ESC, recebe status de "Pendente".

Definições
Permite alterar os números máximos e mínimos de dias consecutivos de trabalho e/ou folga para a geração das escalas da competência selecionada. Estas alterações são gravadas apenas para esta geração e não alteram o Cadastro dos Parâmetros.       

Nota

Caso o usuário não clique no botão Alterar nesta guia, estas informações não serão gravadas em base e as escalas serão geradas com base nos parâmetros definidos no Cadastro de Parâmetros.     

Necessidades de Colaboradores / Dia
Apresenta, de cada dia, as quantidades mínimas de colaboradores que devem trabalhar por dia útil e por final de semana.

Além disso, permite alterar dias específicos para atender a necessidade mínima de colaboradores por dia. Estas alterações são gravadas apenas para esta geração e não alteram o Cadastro dos Parâmetros. Nesta grade os dias de feriados podem ser destacados conforme campo Cor Dias Feriados nos Parâmetros no cadastro de Geração de Escalas  > Definições.

Observações
Permite ao usuário cadastrar observações específicas para cada Categoria.

Observações

 

Preferências

Permite definir os dias de preferências de folgas dos colaboradores para a competência selecionada. Estes dias serão utilizados pela rotina de Geração de Escalas para gerar as propostas de escalas.

As preferências de folga poderão ou não ser atendidas no momento da geração da proposta de escala. Através da tela de Preferências da Web 5.0 é possível disponibilizar este recurso para que os próprios colaboradores apontem os seus dias de preferências, pois os colaboradores podem visualizar toda sua Equipe > Turno > Categoria, mas só podem alterar as suas próprias preferências.

Botão Limpar e Botão Preferência
Permite habilitar/limpar dias de preferência de folga dos colaboradores.

Existem três formas de habilitar:

Nas categorias poderão existir linhas chamadas "Vaga" que informam ao usuário que a quantidade desejada de colaboradores no quadro é maior que a quantidade de colaboradores atualmente alocados na categoria (histórico de escalas).

A coluna "Max Prf" na grade indica o número máximo de preferências que o colaborador poderá habilitar no período para o respectivo colaborador. O valor desta coluna pode variar de acordo com os históricos e programações do colaborador no período.

Observação

Caso o colaborador tenha troca de escala dentro da competência para uma categoria onde o máximo de preferências por colaborador seja diferente da categoria atual, será feito uma média da quantidade de preferências entre as duas categorias.

Observação
Permite ao usuário cadastrar uma observação para cada dia de Preferência, assim poderá justificar o motivo da solicitação de folga no dia.

Notas

 

Escalas

Permite gerar, visualizar e manter as escalas de trabalho em cenários onde a demanda de cada área varia conforme o dia da semana, turno e horário.

Com um símbolo cadastrado por horário, selecione o turno e defina o horário de trabalho distinto para cada colaborador. Para realizar a troca deste horário, basta clicar com o botão direito sobre a tela e selecionar Troca de horário.

Exceção
Lista as exceções geradas na escala de acordo com as alterações que o usuário vai realizando em tela. Ocorre quando ao habilitar um Símbolo e os seguintes campos  não são atendidos no dia conforme definidos no cadastramento de Parâmetros de Categoria > Competência:

Notas

 

Grade Escalas

Lista todas as categorias com seus respectivos colaboradores de acordo com a Equipe/Competência selecionada.

Nota

A ordenação das grades Preferências e Escalas respeitam o campo Cobre Categoria.

Vaga
Representa que há vagas disponíveis no quadro de colaboradores da categoria. Ocorre quando o quadro de Colaboradores é maior que a quantidade de colaboradores alocados atualmente na categoria (histórico de escalas).

Gerar Proposta
Ao clicar neste botão será aberta a tela de Gerar Proposta, através dela é possível e ajustar os parâmetros e selecionar a(s) Categoria(s) que o usuário deseja gerar.

Efetivar
A função deste botão é salvar a escala que está em tela, efetuar uma cópia para a tabela de históricos (R031HIS) e alterar o status da escala para "Efetivada". Geralmente esta opção é utilizada quando a escala está pronta para ser aplicada no mês seguinte.

Finaliza
Este botão altera o status da escala para "Finalizada". Após isso, não é permitido fazer nenhum tipo de alteração na escala e nem alterar os parâmetros do Cadastro de Parâmetros para esta escala.

Observação

Durante o período de vigência da escala pode-se realizar a manutenção normalmente e após finalizar todos ajustes do período clicar em finalizar para impedir novas alterações.

Listar
Ao clicar neste botão será executado o relatório que foi definido no cadastro de Definições (Gerenciamento Escala > Definições).

Solução
Ao clicar no botão Gerar Proposta o sistema possibilita o usuário informar se deseja gerar mais que uma proposta de escala através do mesmo cálculo, possibilitando ao usuário escolher qual das proposta melhor atende a sua necessidade sem precisar recalcular.

Caso a solução retornada pelo sistema não atenda as necessidades do usuário, ele poderá (somente após gerar a(s) categoria(s)) escolher outra solução proposta pelo sistema. Para isto basta clicar no botão Solução e informar na coluna Cod.Solução, a solução desejada para a(s) categoria(s).

Log Entrada/Saída

Nota

Ao inicializar o sistema com o parâmetro "-ge", na guia Escalas da tela de Gerenciamento, será habilitado o campo Log Entrada/Saída. Neste, o usuário poderá informar um endereço de e-mail.

Após gerar as escalas através do botão Gerar Proposta, ao clicar no botão para enviar e-mail, os arquivos contendo as entradas e saídas das escalas serão enviados para o endereço informado.

Mostrar
Carrega os dados dos colaboradores de acordo com o filtro Filtro por Turno definido.

Alterar
A função deste botão é Salvar e/ou Alterar a escala com base nas informações existentes em tela.

Importante 

Notas

Parâmetros que serão ignorados pela escala com horários de Descanso ou Compensado:

Além disto, os parâmetros "Número Máximo/Mínimo de Dias Consecutivos de Folga" devem ignorar os dias de Compensado/Descanso na contagem. Ou seja, se o máximo consecutivo for um, não deve ser permitido que o colaborador tenha um dia de folga, no seguinte Descanso e logo no dia seguinte uma outra folga.

Nota

Não é permitido alocar um colaborador com escala de ciclo de horário definido (Cadastro de escala > Guia Horários) para uma categoria onde já exista colaboradores alocados em escalas sem ciclo de horário. A mesma consistência é aplicada quando ocorre a situação inversa. Essa consistência é aplicada para Históricos e Programações de Escalas.

 

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