Gerenciamento
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
Esta é a principal tela do módulo de Geração de Escalas e é através dela que são definidas as preferências de folgas dos colaboradores e onde são geradas as escalas de trabalhos das equipes. Toda geração e manutenção de escalas deve ser feita nesta tela.
As abrangências de usuários são aplicadas somente sobre o campo Local do Cadastro da Equipe, portanto ao selecionar uma equipe todos os colaboradores contidos nela serão visualizados independente de estarem ou não dentro da abrangência do usuário, assim o usuário poderá manter as escalas de todos os colaboradores da equipe.
Parâmetros
Permite determinar os parâmetros específicos que serão utilizados na geração das propostas de escalas da respectiva Equipe > Competência. Nesta guia são listadas todas as categorias previamente cadastradas em Geração de Escalas > Cadastros > Parâmetros, de acordo com a competência.
As alterações realizadas nesta guia sobrepõem as informações do Cadastro de Parâmetros, porém não alteram o cadastro efetivamente, apenas são utilizadas na geração das propostas da Equipe > Competência selecionada.
Geral
Os campos Responsável
Departamento, Responsável Área e Supervisor listam as informações do Cadastro de
Equipe.
A grade lista todos as Categorias > Turnos cadastradas em Geração de Escalas > Cadastros > Parâmetros de acordo com a Equipe > Competência informada. A coluna Status mostra se a categoria já foi processada ou se ainda está pendente.
Observação
Se escala existir apenas na tabela R031ESC seu status deve estar como "Salva", caso exista na "R031HIS", terá status "Efetiva", se já efetivada e alterada, receberá status "Manutenção".
Se escala for finalizada, todas
categorias recebem status "Finalizada". Caso após o processamento de uma escala
(Equipe)
for incluída uma nova
categoria, no Cadastro de Parâmetros, ela será apresentada nesta grade em cor
vermelha, ou seja, se ainda não salva na R031ESC, recebe status de "Pendente".
Definições
Permite alterar os números máximos e mínimos de dias
consecutivos de trabalho e/ou folga para a geração das escalas da competência
selecionada. Estas alterações são gravadas apenas para esta geração e não
alteram o Cadastro dos Parâmetros.
Caso o usuário não clique no botão Alterar nesta guia, estas informações não serão gravadas em base e as escalas serão geradas com base nos parâmetros definidos no Cadastro de Parâmetros.
Necessidades de Colaboradores / Dia
Apresenta, de cada dia, as quantidades mínimas de colaboradores que devem
trabalhar por dia útil e por final de semana.
Além disso, permite alterar dias específicos para atender a necessidade mínima de colaboradores por dia. Estas alterações são gravadas apenas para esta geração e não alteram o Cadastro dos Parâmetros. Nesta grade os dias de feriados podem ser destacados conforme campo Cor Dias Feriados nos Parâmetros no cadastro de Geração de Escalas > Definições.
Observações
Permite ao usuário cadastrar observações específicas para
cada Categoria.
Indicar um dia em que ocorrerá uma reunião.
- Este campo somente não poderá ser alterado quando a escala estiver Finalizada;
- Não é permitida a alteração de parâmetros de escalas em "Manutenção", "Efetivada" ou "Finalizada".
Preferências
Permite definir os dias de preferências de folgas dos colaboradores para a competência selecionada. Estes dias serão utilizados pela rotina de Geração de Escalas para gerar as propostas de escalas.
As preferências de folga poderão ou não ser atendidas no momento da geração da proposta de escala. Através da tela de Preferências da Web 5.0 é possível disponibilizar este recurso para que os próprios colaboradores apontem os seus dias de preferências, pois os colaboradores podem visualizar toda sua Equipe > Turno > Categoria, mas só podem alterar as suas próprias preferências.
Botão Limpar e Botão Preferência
Permite habilitar/limpar dias de preferência de folga dos
colaboradores.
Existem três formas de habilitar:
- Clicando em "0-Limpar" ou "1-Preferência" e depois clicando no dia desejado na grade;
- Clicando com o botão direito do mouse sobre o dia desejado e escolhendo uma das opções;
- Posicionando no dia desejado e pressionando a tecla Insert ou Delete.
Nas categorias poderão existir linhas chamadas "Vaga" que informam ao usuário que a quantidade desejada de colaboradores no quadro é maior que a quantidade de colaboradores atualmente alocados na categoria (histórico de escalas).
A coluna "Max Prf" na grade indica o número máximo de preferências que o colaborador poderá habilitar no período para o respectivo colaborador. O valor desta coluna pode variar de acordo com os históricos e programações do colaborador no período.
Observação
Caso o colaborador tenha troca de escala dentro da competência para uma categoria onde o máximo de preferências por colaborador seja diferente da categoria atual, será feito uma média da quantidade de preferências entre as duas categorias.
Colaborador esta na categoria 1 que permite 3 preferências e é realizada uma troca de escala no meio da competência para a categoria 2 que permite 5 preferências, neste caso o colaborador poderá setar 4 ((3+5) / 2) preferências de folga nesta competência.
Observação
Permite ao
usuário cadastrar uma observação para cada dia de Preferência, assim poderá
justificar o motivo da solicitação de folga no
dia.
- O campo Observação ficará habilitado somente para os dias com Preferência, para os demais dias ficará desabilitado;
- A regra por processo 730 - "Geração Escalas - Gerenciamento Colaboradores Preferências" é executada a cada colaborador nesta guia e através dela é possível consultar o buffer da tabela R031PRF;
- Os dias representados com o símbolo "--" na grade informam ao usuário que o colaborador não está presente na Equipe > Turno > Categoria naquele período (Histórico de Escala). Para dias que existem Troca de Escalas cadastradas o símbolo fixo será "TE";
- A escala destino cadastrada nas programações de Troca de Escalas não serão listadas nesta grade;
- Nesta tela não é permitido que o usuário informe Preferências de Folga em dias de Compensando/DSR.
Escalas
Permite gerar, visualizar e manter as escalas
de trabalho em cenários onde a demanda de cada
área varia conforme o dia da semana, turno
Com um símbolo cadastrado por horário, selecione o turno e defina o horário de trabalho distinto para cada colaborador. Para realizar a troca deste horário, basta clicar com o botão direito sobre a tela e selecionar Troca de horário.
Exceção
Lista as exceções geradas na escala de acordo com as
alterações que o usuário vai realizando em tela. Ocorre quando ao habilitar um Símbolo e os seguintes campos não são atendidos
no dia conforme definidos no cadastramento de Parâmetros de Categoria >
Competência:
- Número Máximo de Dias Consecutivos de Trabalho;
- Número Mínimo de Dias Consecutivos de Trabalho;
- Número Máximo de Dias Consecutivos de Folga;
- Número Mínimo de Dias Consecutivos de Folga;
- Quantidade Mínima de Colaboradores Trabalhando no Dia;
- Quantidade Desejada Colaboradores Por Dia Útil e / ou Quantidade Desejada Colaboradores Finais de Semana.
- As exceções são mostradas ao usuário mas não impedem que as alterações sejam realizadas, portanto fica a cargo do usuário manter as exceções ou corrigi-la;
- O símbolo de
afastamento pode apresentar três situações:
- Caso o afastamento apresente a mesma situação do símbolo cadastrado, o mesmo terá prioridade e será pintado em tela conforme definido no "Cadastro de Símbolos";
- Caso não exista símbolo com situação igual, o usuário poderá definir um símbolo de afastamento padrão, onde ele deve cadastrar um símbolo com situação 0(zero), sendo assim, caso exista um afastamento cujo o sistema não encontre símbolo cadastrado com situação igual, o mesmo será representado pelo símbolo de afastamento "Default".
- Caso não exista o símbolo situação e nem o símbolo "Default", o sistema apresentará o período afastamento com um símbolo em branco com a descrição "A".
Grade Escalas
Lista todas as categorias com seus respectivos colaboradores de acordo com a Equipe/Competência selecionada.
A ordenação das grades Preferências e Escalas respeitam o campo Cobre Categoria.
Quantidade Desejada
Categoria 3 (Cobre Categoria 1)
Categoria 2 (Cobre Categoria 3)
Categoria 1 (Não cobre Categoria)
Em grade ficaria ordenado:
#################### CATEGORIA 2 ####################
(Colaboradores)
#################### CATEGORIA 3 ####################
(Colaboradores)
#################### CATEGORIA 1 ####################
(Colaboradores)
Quantidade Desejada
Vaga
Representa que há vagas disponíveis no quadro de colaboradores da categoria.
Ocorre quando o quadro de Colaboradores é maior que a quantidade de
colaboradores alocados atualmente na categoria
(histórico
de escalas).
Gerar
Proposta
Ao clicar neste botão será aberta a
tela de
Gerar Proposta, através dela é possível e
ajustar os parâmetros e selecionar a(s) Categoria(s) que o usuário deseja gerar.
Efetivar
A função deste
botão é salvar a escala que está em tela, efetuar uma cópia para a
tabela de históricos (R031HIS) e alterar o status da escala para "Efetivada".
Geralmente esta opção é utilizada quando a escala está pronta para ser aplicada
no mês seguinte.
Finaliza
Este botão altera
o status da escala para "Finalizada". Após isso, não é permitido fazer
nenhum tipo de alteração na escala e nem alterar os parâmetros do
Cadastro de Parâmetros para esta escala.
Observação
Durante o período de vigência da escala pode-se realizar a manutenção normalmente e após finalizar todos ajustes do período clicar em finalizar para impedir novas alterações.
Listar
Ao clicar neste botão será executado o relatório que foi
definido no cadastro de
Definições (Gerenciamento
Escala > Definições).
Solução
Ao clicar no botão Gerar Proposta o sistema possibilita
o usuário informar se deseja gerar mais que uma proposta de escala através do
mesmo cálculo, possibilitando ao usuário escolher qual das proposta melhor
atende a sua necessidade sem precisar recalcular.
Caso a solução retornada pelo sistema não atenda as necessidades do usuário, ele poderá (somente após gerar a(s) categoria(s)) escolher outra solução proposta pelo sistema. Para isto basta clicar no botão Solução e informar na coluna Cod.Solução, a solução desejada para a(s) categoria(s).
Log Entrada/Saída
Ao inicializar o sistema com o parâmetro "-ge", na guia Escalas da tela de Gerenciamento, será habilitado o campo Log Entrada/Saída. Neste, o usuário poderá informar um endereço de e-mail.
Após gerar as escalas através do botão Gerar Proposta, ao clicar no botão para enviar e-mail, os arquivos contendo as entradas e saídas das escalas serão enviados para o endereço informado.
Mostrar
Carrega os dados dos colaboradores de acordo com o filtro
Filtro
por Turno definido.
Alterar
A função deste botão é Salvar e/ou Alterar a escala com base
nas informações existentes em tela.
Importante
- Ao gerar o primeiro período para uma nova Equipe/Categoria deve-se realizar alguns ajustes manuais para tornar a escala consistente. Isto ocorre porque o primeiro período não possui como referência os últimos dias trabalhados e ou folgados no período anterior, portanto não consegue ajustar automaticamente os dias consecutivos de trabalho e folga;
- A regra por processo 707 - "Geração Escalas - Gerenciamento Colaboradores Escalas" está disponível apenas nesta guia e é executada a cada colaborador, ao carregar os mesmos na tela. Através dela é possível a consultar e/ou alterar o buffer da tabela R031ESC (que permite alterar o código da categoria nesta regra). Os valores da coluna Regime e Observação devem ser carregados através desta regra. Na coluna Observação pode-se carregar, por exemplo, informações referente ao banco de horas de cada colaborador;
- A grade dos colaboradores aplica quebra por Turno/Categoria, lista todos os colaboradores, as vagas no quadro e as programações de turno duplo, além de alocar os colaboradores de acordo com seus respectivos históricos e programações de troca de escalas;
- A ordem em que são listados os colaboradores é Históricos, Programações e Turno Duplo;
- O Totalizador por Categoria considera o Fator Jornada informado no Cadastro de Horário em seu cálculo, calculando da seguinte forma: QtdTrabalho * (Carga Horária - Fator Jornada);
- Totaliza os
colaboradores por Categoria > Extras > Turno. A representação dos totalizadores
segue a seguinte definição: 3 tipos de cores:
- "Vermelha" quando não atende a quantidade mínima definida por dia;
- "Azul" quando a quantidade é superior ao mínimo;
- "Verde" quando atende exatamente a quantidade mínima de colaboradores por dia.
Quando há incidência do Cobre Categoria os totalizadores são ajustados conforme a Categoria que está cobrindo (Cadastro de Parâmetros).
- Os símbolos só podem ser atribuídos em dias que o colaborador está presente na Categoria/ Turno, ou seja, nos dias marcados com "--" não é permitido atribuir símbolos;
- Os dias de afastamento são listados automaticamente na escala;
- Não é permitido atribuir símbolos para as linhas que representam as vagas;
- As programações de Turno Duplo são representadas na escala automaticamente;
- Quando ocorrerem Folgas Bônus no período elas serão apresentadas aleatoriamente na escala e serão representadas pelos símbolos de Folga Especial;
- A tela de cadastro de Folga Bônus não estará disponível através de pop-up na tela de gerenciamento >guia escalas, quando estiver definido por "2- Dia fixo";
- É possível ocultar algumas colunas da grade conforme definição no Cadastro da Equipe;
- Caso alguma Categoria não seja gerada por algum motivo, esta poderá ser recalculada separadamente das demais;
- Não é permitido habilitar símbolos para os dias com o símbolo de Compensado\DSR;
- Os dias com o símbolo de Compensado/DSR não serão totalizados nos Totais de Categoria;
- O Algoritmo irá ignorar determinadas restrições quando houver escalas com horários de Descanso ou Compensado.
Parâmetros que serão ignorados pela escala com horários de Descanso ou Compensado:
- Qtde de Trabalhos Previstos no Mês;
- Número Mínimo de Finais de Semana de Folga;
- Número Mínimo de Domingos de Folga;
- Número Mínimo de Folgas em Feriados;
- Número Máximo de Dias Consecutivos de Trabalho;
- Número Mínimo de Dias Consecutivos de Trabalho;
- Qtde Desejada de Colaboradores Finais de Semana.
Além disto, os parâmetros "Número Máximo/Mínimo de Dias Consecutivos de Folga" devem ignorar os dias de Compensado/Descanso na contagem. Ou seja, se o máximo consecutivo for um, não deve ser permitido que o colaborador tenha um dia de folga, no seguinte Descanso e logo no dia seguinte uma outra folga.
Não é permitido alocar um colaborador com escala de ciclo de horário definido (Cadastro de escala > Guia Horários) para uma categoria onde já exista colaboradores alocados em escalas sem ciclo de horário. A mesma consistência é aplicada quando ocorre a situação inversa. Essa consistência é aplicada para Históricos e Programações de Escalas.
English
Español
English
Español


