Definições Gerais - Novo RS
Através desta tela é possível estabelecer definições gerais. Esta rotina é controlada por proprietária.
Permite disponibilizar a rotina para a aprovação das avaliações de candidatos internos e externos.
Informe o endereço de e-mail do responsável pelo módulo Recrutamento e Seleção que será utilizado nas mensagens enviadas através das funções de programador EnviaEmail e EnviaEmailHtml. Para considerar este endereço nas funções é necessário utilizar a variável de sistema EmaRemPad no primeiro parâmetro.
EnviaEmail (EmaRemPad, "candidato@email.com", "", "", "Assunto", "Corpo do texto", "");
E-mail Comunicação com Candidato
Selecione o e-mail que será utilizado para a comunicação com o candidato:
- "1 - Responsável Requisição": utiliza o e-mail do usuário responsável pela requisição informado no cadastro de usuário (SGU). Caso o e-mail não esteja informado, o sistema utiliza o e-mail cadastrado no campo E-mail Remetente Padrão (FRDEFNRS).
- "2 - Usuário Ativo": utiliza o e-mail do usuário ativo informado no cadastro de usuário (SGU). Caso o e-mail não esteja informado, o sistema utiliza o e-mail cadastrado no campo E-mail Remetente Padrão (FRDEFNRS).
- "0 – E-mail remetente padrão": utiliza o e-mail cadastrado no campo E-mail Remetente Padrão (FRDEFNRS).
Informe o código de regra que será utilizada para enviar nova senha ao candidato, caso não queira utilizar o texto padrão.
Processos Seletivos simultâneos
Através deste campo é possível definir se candidatos (com situação "Ativo no Processo") podem participar de vários processos seletivos simultaneamente, ao incluir ou reativar um candidato em um processo seletivo. Esta verificação também é feita ao alterar a situação de uma Requisição para "Em andamento".
Modelo Candidaturas p/ Anúncio
Neste campo é possível definir qual modelo deve ser exibido ao clicar no botão Imprimir da tela de Candidaturas por Anúncio.
É possível definir a origem dos requisitos (Local/Cargo ou Grupos de Requisitos). Este campo está disponível apenas com a rotina de Gestão por Competências ativa (com legado), localizado no módulo CS em Diversos > Assinalamentos, guia Cadastro.
Permite indicar as utilizações de grupo de requisitos consideradas no recrutamento. Este campo somente está disponível com a rotina de Gestão por Competências ativa (com ou sem legado), localizado no módulo CS em Diversos > Assinalamentos, guia Cadastro.
Para buscar os requisitos pelos grupos, que estão definidos no módulo CS em Cargos > Requisitos > Grupo de requisitos, são usados os grupos que pertençam as utilizações definidas neste campo e que tiverem o cargo e posto da requisição. Caso o campo Utilização Grupo Requisitos esteja em branco, o sistema considera todas as utilizações.
Informe a estrutura de cargos considerada no cadastro dos cargos pretendidos do Currículo Web. O cadastro dos empregos anteriores continua considerando a estrutura de cargos informada no campo Estrutura Cargos.
Indique a estrutura de cargos que será utilizada no cadastramento de currículos de candidatos externos via Web. Permite disponibilizar uma estrutura de cargos que não seja a mesma utilizada pela empresa, mas que posteriormente, no processo seletivo seja considerado o cargo equivalente ao cargo da requisição conforme cadastramento prévio em Tabelas > Cargos > Equivalência.
Informe a empresa desejada.
Esta guia apenas é exibida quando o Posto de Trabalho é utilizado. Nesta tela é possível definir a hierarquia de aprovadores da tela Roteiro de Aprovação.
Tipo Hierarquia Posto - Aumento de vaga
Informe a hierarquia desejada para aprovação casos de aumento de vaga.
Motivo de alteração salarial padrão
Selecione um motivo padrão de alteração salarial. Essa informação será armazenada no campo Motivo das informações salariais da solicitação de vaga e requisição ao incluir um novo registro.
Neste campo é possível alterar o nome do botão Currículo, que é exibido nas telas de Seleção > Pesquisa de Candidatos e Seleção > Gerenciar Processos Seletivos.
Modelo Currículo Candidato Externo
Neste campo é possível definir o modelo que é mostrado quando candidatos externos estão selecionados, ao clicar no botão Currículo em Seleção > Candidaturas x Anúncios. É possível digitar o código do modelo ou ainda clicar no botão Seleção Modelos para selecionar o modelo desejado.
Modelo Currículo Candidato Interno
Neste campo é possível definir o modelo que é mostrado quando candidatos internos estão selecionados, ao clicar no botão Currículo em Seleção > Candidaturas x Anúncios. É possível digitar o código do modelo ou ainda clicar no botão Seleção Modelos para selecionar o modelo desejado.
Botões personalizáveis - 1º Botão, 2º Botão, 3º Botão e 4º Botão
Permitem que sejam configurados até quatro botões personalizados para emissão de relatórios ou execução de regras LSP. Estes campos são compostos por cinco espaços onde devem ser informados, nesta ordem: nome do botão, modelo de relatório para candidatos externos, modelo de relatório para candidatos internos, número da regra LSP e a tela onde deve aparecer.
Defina o padrão adotado para este filtro. Este padrão é respeitado ao adicionar um novo filtro ou ao incluir filtros a partir de uma requisição.
Consistir Nome
Informe "S - Sim" para que o sistema consista se o nome informado no cadastro do candidato é igual a um colaborador ou candidato já cadastrado.
Verifica Reclamação Trabalhista
Identifique se o sistema irá verificar se algum colaborador com o mesmo CPF, número de identidade ou CNH possui reclamação trabalhista no módulo Jurídico.
Nome/Mod/Reg 1º Botão - Externo
Informe:
- o nome do 1º botão que será disponibilizado na tela de cadastrado de candidato externo. Somente poderá ser utilizada para cada botão um item, ou seja, um modelo ou uma regra.
- o nome do modelo de relatório do primeiro botão para que seja utilizado na tela de cadastro de candidato externo.
- o nome da regra que será executada ao pressionar o primeiro botão no cadastro de candidato externo. Será passado para a regra e modelo todas as informações do registro da tabela do candidato (R122Cex).
Nome/Mod/Reg 2º Botão - Externo
Informe:
- o nome do 2º botão que será disponibilizado na tela de cadastro de candidato externo. Somente poderá ser utilizada para cada botão um item, ou seja, um modelo ou uma regra.
- o nome do modelo de relatório do segundo botão para que seja utilizado na tela de cadastro de candidato externo.
- o nome da regra que será executada ao pressionar o segundo botão no cadastro de candidato externo. Será passado para a regra e modelo todas as informações do registro da tabela do candidato (R122Cex).
Nome/Mod/Reg 1º Botão - Interno
Informe:
- o nome do 1º botão que será disponibilizado na tela de cadastrado de colaboradores. Somente poderá ser utilizada para cada botão um item, ou seja, um modelo ou uma regra.
- o nome do modelo de relatório do primeiro botão para que seja utilizado na tela de cadastro do colaborador. Quando o botão chamar um relatório, será preenchido automaticamente as abrangências referentes a Empresa, Tipo e Código do colaborador. Nessa situação, esses campos não serão apresentados na tela de entrada do relatório.
- o nome da regra que será executada ao pressionar o primeiro botão no cadastro do colaborador. Será passado para a regra e modelo todas as informações do registro da tabela do colaborador (R034Fun).
Nome/Mod/Reg 2º Botão - Interno
Informe:
- o nome do 2º botão que será disponibilizado na tela de cadastro de cadastro de colaboradores. Somente poderá ser utilizada para cada botão um item, ou seja, um modelo ou uma regra.
- o nome do modelo de relatório do segundo botão para que seja utilizado na tela de cadastro do colaborador. Quando o botão chamar um relatório, será preenchido automaticamente as abrangências referentes a Empresa, Tipo e Código do colaborador. Nessa situação, esses campos não serão apresentados na tela de entrada do relatório.
- o nome da regra que será executada ao pressionar o segundo botão no cadastro do colaborador. Será passado para a regra e modelo todas as informações do registro da tabela do colaborador (R034Fun).
Informe "S - Sim" neste campo para habilitar a alteração, inclusão e exclusão de dependentes dos candidatos finalistas pelo Currículo Web. Depois de habilitado neste campo, o grupo correspondente aos dependentes deve ser incluído na guia Layout da tela Cadastro de perfis do currículo WEB (FRGERLAY).
Quando o sistema estiver integrado com a solução da Colabbe — Admissão Digital, este assinalamento irá influenciar nos dados que serão obtidos no processo de pré-admissão do candidato:
Recrutamento e Seleção | Colabbe — Admissão Digital |
---|---|
Opção selecionada no assinalamento Usa Dependentes | Quem será considerado dependente do candidato |
S - Sim |
|
N - Não |
|
É importante observar que, se um candidato já estiver cadastrado no Recrutamento e Seleção e for posteriormente importado pela Colabbe (com o mesmo CPF), o sistema reutilizará seus dados, incluindo os dados dos dependentes. O sistema sempre verifica pelo CPF: se já existir, os dados serão atualizados; caso contrário, um novo dependente será inserido.
Para saber mais sobre essa integração, acesse a documentação completa de integração do Administração de Pessoal com a Colabbe.
Permite bairros não cadastrados
Esta definição influência o campo Bairro e sua descrição na tela de cadastro de candidatos externo.
Quando este campo é marcado, sempre que um colaborador é demitido, ele passa a ser considerado em processos seletivos, caso esteja vinculado a um candidato externo.
Tal candidato:
- Torna-se ativo no processo
- Tem seu currículo visível
Uma vez que a rescisão ou histórico de afastamento são excluídos, o candidato vinculado ao colaborador passa a ter:
- Situação alterada de candidato para "Admitido/Transferido"
- Currículo não mais visível nos processos
Permite ramos de atuação não cadastrados:
Esta definição influência o campo Ramo de atuação e sua descrição na tela Empregos Anteriores de Colaboradores e de Candidatos Externos.
S | Se "S - Sim", o campo Descrição fica habilitado ao informar zero no código, permitindo informar um ramo de atuação que não exista na base. |
N | Se "N - Não", só é possível informar ramos de atuação existentes na base. O campo é opcional. Ao informar zero no código, a descrição ficará vazia. |
Permite regiões administrativas não cadastradas:
Esta definição influencia o campo Região Administrativa e sua descrição na tela de Candidatos Externos e Ficha Complementar:
S | Sim, o campo Descrição fica habilitado ao informar zero no código, permitindo informar uma região administrativa que não exista na base. |
N | Não, só é possível informar regiões administrativas existentes na base. O campo é opcional, informando zero no código, a descrição ficará vazia. |
Motivo de alteração salarial padrão
Selecione um motivo padrão de alteração salarial. Essa informação será armazenada no campo Motivo das informações salariais da solicitação de vaga e requisição ao incluir um novo registro.
Informe os códigos de pareceres aceitáveis para o ASO (atestado de saúde ocupacional). Esta informação será utilizada quando do cadastramento de uma nova requisição para o campo Parecer ASO que encontra-se nos requisitos gerais.
Informar os tipos de ASO aceitáveis para o ASO (atestado de saúde ocupacional). Esta informação será utilizada quando do cadastramento de uma nova requisição para o campo
Tipo de ASO que encontra-se nos requisitos gerais.
Modelo - Requisição
Informe:
- o nome do botão que será disponibilizado na tela de Seleção > Requisição.
- o nome do modelo que será disponibilizado na tela de Seleção > Requisição.
- o nome da regra que será executada ao pressionar o botão na tela de Seleção > Requisição.
Define se irá ou não limitar a(s) vaga(s) por área, conforme a(s) vaga(s) definida(s) para o cargo no concurso.
Este parâmetro tem como objetivo permitir ao usuário que seja alertado em relação ao campo Ano Concurso localizado na tela de cadastramento das requisições.
Define se o concurso público permite pré-classificação. Se estiver definido como "S - Sim", o botão Classificação da tela de Cadastro de Concursos Públicos (Seleção > Concurso > Cadastro > aba Cargos) permitirá executar classificações mesmo que alguma etapa não tenha sido avaliada.
Informe de que forma deverá ser gerado o código da Ficha Médica.
- Primeiro Código da Ficha Livre: retorna o primeiro e menor valor disponível para a Ficha Médica para a empresa que está usando o sistema. Exemplo: as Fichas Médicas 1, 2, 5 e 6 já estão geradas, então ao usar essa opção, a próxima Ficha Médica a ser gerada será a 3.
- Mesmo código do cadastro do Colaborador: por padrão, a Ficha Médica terá o mesmo número do Cadastro do Colaborador. Caso já exista uma Ficha Médica gerada com o número do cadastro do Colaborador, será gerado o próximo valor disponível. Exemplo: Empresa: 1, Tipo Colaborador: 1, Colaborador: 100 e Ficha Médica: 100. Caso a Ficha Médica 100 exista, será gerado o primeiro e menor valor disponível para a Ficha Médica.
- Manter a Ficha do Candidato: por padrão, a ficha médica terá o mesmo número do cadastro do candidato. Exemplo: Empresa: 1, Candidato: 100 e Ficha Médica: 100.
Informe o código da regra que será executada no início da efetivação
individual ou coletiva no Administração de Pessoal. Esta regra permite que se estabeleça critérios
antes de identificar o(s) candidato(s) para efetivar.
Deverá ser cadastrado para o Administração de Pessoal o mesmo código de regra utilizado no RS.
Informe a regra que será executada no término da efetivação individual ou
coletiva no Administração de Pessoal. Permite que os critérios estabelecidos na regra de
inicialização sejam desfeitos nesta regra.
Observação
Deverá ser cadastrado para o Administração de Pessoal o mesmo código de regra utilizado no RS.
Regra Antes Efetivar Candidato
Informe a regra que será executada antes da efetivação de cada candidato. Nesta regra os candidatos podem ser identificados permitindo fazer as devidas interferências nos dados da ficha básica do colaborador (R034FUN) através desta regra inclusive os campos de usuário, com exceção dos campos da chave (NumEmp, TipCol, NumCad) sendo que no caso de efetivações coletivas, os valores dos campos modificados via regra serão efetivamente gravados.
No caso de efetivações individuais, os valores dos campos alterados via regra serão sugeridos na tela da ficha básica, podendo ser alterados pelo usuário antes de gravar o registro. Para identificar qual rotina está sendo executada pode ser utilizada a variável TipoEfeCan. Se o RS estiver integrado com o Administração de Pessoal, esta regra será executada no momento da efetivação na Ficha Básica do Administração de Pessoal, senão será executada na efetivação do RS.
Nesta regra também poderão ser sugeridas na tela de histórico salarial
durante a
efetivação dos candidatos externos e internos os campos (CodEst, ValSal, TipSal, CodMot, ClaSal, NivSal)
da tabela Histórico de salário do Colaborador (R038HSA).
Observação
Em todas as situações deverá ser cadastrado no Administração de Pessoal o mesmo código de regra utilizado no RS.
Regra Depois Efetivar Candidato
Informe a regra que será executada depois da efetivação de cada candidato. Permite que as condições utilizadas na regra antes de efetivar sejam desfeitos. Se o RS estiver integrado com o Administração de Pessoal, está regra será executada no momento da efetivação na Ficha Básica do Administração de Pessoal, senão esta regra será executada na efetivação do RS. Para os campos chave (NumEmp, TipCol, NumCad) da tabela (R034FUN) é possível a leitura.
Observação
Deverá ser cadastrado para o Administração de Pessoal o mesmo código de regra utilizado no RS.
Estas regras serão utilizadas na rotina que atualiza candidatos externos a partir de colaboradores demitidos, disponível na opção Diversos > Utilitários > Atualiza Candidatos.
Esta regra será executada ao pressionar o botão Gerar na tela Atualiza
Candidatos em Diversos > Utilitários. Durante a execução da regra, não será
possível usar o recurso 'Tabela.Campo' para alterar registros. Caso isto seja
necessário, deve-se utilizar o comando ExecSQL. Se na regra for executado o
comando Cancel(2), todo o processo será cancelado.
Regra Finalização
Esta regra será executada depois que todo o processo de atualizar candidatos
terminou. Quando a regra for executada, não é possível usar o recurso
'Tabela.Campo' para manipular registros. Caso isto seja necessário, deve-se
utilizar o comando ExecSQL. Caso a regra seja cancelada através do comando
Cancel(2), todo o processo é cancelado. Em relação aos comandos Cancel(0) e
Cancel(1), estes cancelam a execução da regra mas não cancelam todo o processo.
Regra Antes Atualizar Candidato
Esta regra será executada para cada colaborador selecionado, antes de atualizar o candidato. Nesta regra será possível utilizar o recurso de 'Tabela.Campo' para visualizar as informações do colaborador (para as tabelas R034FUN, R122CEX e R036DEP). Porém, para alterar registros, deve-se utilizar o comando ExecSQL. Caso a regra seja cancelada, através do comando Cancel(), a rotina para atualizar candidatos se comportará da seguinte forma:
- Cancel(0) - Execução da regra é cancelada mas processo continua normalmente;
- Cancel(1) - Execução da regra é cancelada e pula para o próximo colaborador demitido;
- Cancel(2) - Cancela todo o processo.
Regra Depois Atualizar Candidato
Esta regra será executada para cada colaborador selecionado, depois de atualizar o candidato. Nesta regra será possível utilizar o recurso de 'Tabela.Campo' para visualizar as informações do colaborador. Porém, para alterar registros deve-se utilizar o comando ExecSQL. Caso a regra seja cancelada, a execução do processo será abortado por completo.
Caracteres digitados autocompletar
Defina com quantos caracteres o recurso autocompletar é ativado.
Informe quanto tempo levará após o último caractere ser digitado para ativar o recurso autocompletar.
Especifique o limite dos registros retornados em campos com o recurso de autocompletar.
Define se ao informar o CEP no Currículo Web deve sugerir o respectivo endereço.
A utilizar a opção para carregar o endereço conforme o CEP, os filtros estrangeiros nos campos País, Estado e Cidade não devem ser informados. Pois, eles serão carregados conforme o CEP informado
Controle de expiração da sessão
Através deste campo, é possível definir se deve haver um controle de tempo para expirar a sessão do navegador no Currículo Web.
- Nenhum
- Exibir tempo para expirar - Quando esta opção é marcada, é
necessário configurar o tempo (em segundos) para expiração da sessão na Central de Configuração (SeniorConfigCenter.exe),
no caminho Middleware > Sessões do Usuário.Observação
- Se estiver sendo usado o modo de Compatibilidade, a configuração é feita no campo Tempo máximo da sessão do usuário, do HTTPWIZARD.
- No Currículo Web, é exibida uma mensagem e o tempo em contagem regressiva "Sua sessão irá expirar em %{m}:%{s}". Esta mensagem tem o código 112 e pode ser customizada em Seleção > Definições > Currículo Web, aba Layouts, aba Mensagens.
- O tempo para expiração somente reinicia quando uma nova solicitação ao banco é feita. Isso ocorre, por exemplo, ao salvar as alterações ou ainda ao redefinir a senha.
- Nunca expirar
Através desta guia é possível customizar a composição da tela de apresentação de vagas, área pública do Currículo Web.
Caso não haja definições cadastradas, é apresentada como padrão a tela de anúncios já existente no sistema.
Importante
As customizações realizadas nesta tela serão apresentadas na tela de Oportunidades antes do candidato fazer login no Currículo Web. No entanto, na tela de Vagas disponíveis, após o colaborador fazer login no sistema, as customizações não serão exibidas.