Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Cadastro de Perfis do Currículo WEB - Novo RS

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

Esta tela só é mostrada quando o Novo RS é usado.

Importante

A tela não está disponível para a utilização via Windows Access e Browser Access.

Através desta tela é possível cadastrar e customizar perfis do currículo WEB, agrupando as definições gerais e a disposição dos campos que os compõem, para representar um público-alvo. A tela está dividida em três abas principais:

Perfis

Leiautes

Customização

O login dos candidatos internos e externos ao Currículo Web pode ser validado através da regra por processo 833.

Perfis

Nesta guia podem ser incluídas características para a visualização do perfil do currículo e os objetivos do perfil.

Público-alvo

Importante

Não é possível alterar o público-alvo do perfil quando existir algum leiaute cadastrado por idioma.

Apresentar foto

Permite definir se a foto deve ou não ser mostrada. O preenchimento deste campo é obrigatório.

Tamanho máximo (KB)

Neste campo é possível definir o tamanho máximo em kilobytes aceito na alteração da foto do candidato.

Extensões Foto

Este campo permite definir as extensões de fotos. As opções só ficam ativas quando no campo Apresentar foto está definida a opção "Sim". Quando a candidatura é usada, o perfil do currículo apresenta os anúncios de vagas e permite ao candidato indicar seu interesse pelas vagas.

Usa candidatura

É obrigatório definir se a candidatura deve ou não ser usada. Quando a candidatura é usada, o perfil do currículo apresenta os anúncios de vagas e permite ao candidato indicar seu interesse pelas vagas.

Tipo de Autenticação

Permite definir o tipo de autenticação para o acesso do candidato do Currículo WEB: "1 - E-mail" ou "2 - CPF".

Salvar ao sair da página

Permite definir se a gravação do Currículo Web é feita ao sair da página ou apenas pelo botão Salvar.

Sair da página

Permite definir se o usuário pode sair da aba caso ocorra alguma inconsistência durante a gravação. Este campo é habilitado somente se o campo Salvar ao sair da página está definido como "1 - Sim".

Leiautes

Nesta guia é possível cadastrar informações gerais do leiaute, sobre sua estrutura e sobre as mensagens que serão visualizadas no perfil.

Idioma do leiaute

Através deste campo obrigatório é possível configurar a apresentação do perfil para diversos idiomas. O idiomas configurados podem ser selecionados pelos candidatos na página de login do Currículo Web.

A guia Leiaute possui as seguintes subdivisões:

Cadastro

Nesta guia é possível cadastrar informações gerais e de acesso do perfil.

O sistema exibe informações padrão nos campos, de acordo com a língua definida nas Configurações Regionais definidas (quando aos termos já estão traduzidos).

Título do currículo

Neste campo é possível definir o texto que é exibido na barra de título do navegador. Seu preenchimento é obrigatório.

Título da página de login

Neste campo é possível definir o texto que é exibido como título da página de login do Currículo Web. O preenchimento deste campo é obrigatório.

Configuração regional

Através deste campo é possível definir as configurações regionais, que influenciam nos separadores de datas e números, por exemplo.

Quando a configuração regional não for informada, o sistema considera a configuração regional padrão.

Rótulo e-mail

O preenchimento deste campo é obrigatório quando o Tipo de Autenticação for "1 - E-mail".

Dica de preenchimento do email

O preenchimento deste campo é obrigatório quando o Tipo de Autenticação for "1 - E-mail".

Rótulo do campo CPF

O preenchimento deste campo é obrigatório quando o Tipo de Autenticação for "2 - CPF".

Dica de preenchimento do CPF

O preenchimento deste campo é obrigatório quando o Tipo de Autenticação for "2 - CPF".

Rótulo do campo senha

Neste campo é possível definir o texto exibido como rótulo do campo de senha na página de login do Currículo Web. O preenchimento deste campo é obrigatório.

Dica de preenchimento da senha

Neste campo é possível definir o texto exibido como dica de preenchimento do campo de senha. O preenchimento deste campo é opcional

Tamanho mínimo da senha

É obrigatório definir o tamanho mínimo a ser informado no campo de senha.

Tamanho máximo da senha

É obrigatório definir o tamanho máximo a ser informado no campo de senha,com valor entre 1 e 20.

Símbolos na senha

Indique se o uso de símbolos na composição da senha é permitido, não permitido ou obrigatório. A tabela abaixo mostra quais símbolos são válidos:

Símbolo Descrição Símbolo Descrição
` Crase + Sinal de adição
~ Til = Igual
! Exclamação { } Chaves
@ Arroba [ ] Colchetes
# Sustenido \ | / Barras
$ Cifrão : Dois pontos
% Porcentagem ; Ponto e vírgula
^ Circunflexo " Aspas duplas
& E comercial ' Aspas simples
* Asterisco < > Menor e maior que
( ) Parênteses , Vírgula
_ Underscore . Ponto
- Hífen ? Interrogação

Números na senha

Indique se o uso de números na composição da senha é permitido, não permitido ou obrigatório.

Letras na senha

Indique se o uso de letras na composição da senha é permitido, não permitido ou obrigatório.

Rótulo do botão login

Neste campo é possível definir o texto exibido no botão de login na página de login do Currículo Web.O preenchimento deste campo é opcional.

Rótulo esqueci minha senha

Neste campo é possível definir o texto exibido no link responsável por enviar a senha do candidato para seu e-mail.O preenchimento deste campo é opcional.

Instruções de Login

Neste campo é possível definir as instruções gerais de login exibidas na página de login do Currículo Web. O preenchimento deste campo é opcional.

Duplicar

Ao acionar este botão são apresentados os idiomas disponíveis para o sistema. Ao selecionar um idioma, todas as informações que compõem o leiaute serão duplicadas gerando um novo leiaute por idioma.

Pré-Cadastro

Esta guia está disponível apenas para o público alvo de candidatos externos e é possível definir quais campos devem compor o pré-cadastro.

Tipo Campo

Este é um campo obrigatório que permite selecionar o tipo de campo da tabela. É possível optar por:

Descrição (Tipo do campo)

Este campo é preenchido automaticamente de acordo com o que é informado no campo Tipo de Campo.

Nome

É obrigatório informar o nome do campo do leiaute. Caso o tipo seja Campos Simples, é necessário informar o nome. Caso o tipo seja Campos de Tabela, o sistema indica os campos disponíveis para a tabela-base selecionada.

Importante

Uma vez informado o nome do campo com Campos de Tabela, este não pode ser alterado e o sistema irá sugerir o rótulo do campo, a dica de preenchimento, a largura do campo, a obrigatoriedade e se será editável, de acordo com as opções da tabela-base selecionada. Estas informações deverão ser sugeridas conforme o idioma do leiaute. Se o campo não possuir tradução para o idioma informado, o sistema irá sugerir os dados no idioma padrão.

Largura

Este campo só fica habilitado quando opcional no TBS. Quando é obrigatório no TBS, fica desabilitado e assume "Sim" como valor padrão.

Exibição

Este campo permite selecionar a forma de exibição de campos que fazem referência para outras tabelas. Possui as opções:

Filtro estrangeiro

Este campo só pode ser informado em campos que referenciam outra tabela. O filtro informado deve ser válido – conter uma expressão SQL nativa do banco.

Filtro enumerações

Este campo só pode ser informado quando relacionado a uma enumeração.

Linha

Indica a linha em que o campo é exibido. Vários campos podem ser exibidos em uma mesma linha.

Observação

A sequência dos campos no Currículo Web respeitará a mesma sequência dos campos definidas na grade Campos do leiaute. O campo Linha serve para definir se mais de um campo será exibido por linha. Exemplo:

Nome do campo Linha
Campo A 1
Campo B 1
Campo C 2
Campo D 3

Desta forma, os campos Campo A e Campo B serão exibidos na linha 1, o campo Campo C na linha 2, o campo Campo D na linha 3 e assim sucessivamente.

Botões de Reposicionamento de Páginas ou Grupos

Os seguintes botões permitem o reposicionamento de páginas, grupos e campos:

- Permite colocar a página, grupo ou campo uma posição para cima de cada vez.

- Permite colocar a página, grupo ou campo uma posição para baixo de cada vez.

Botões

O pré-cadastro dos candidatos no Currículo Web pode ser validado através da regra por processo 188.

Através desta guia é possível, por exemplo, personalizar os botões para a alteração da senha, salvar, salvar e sair, ou determinar o local onde serão apresentados os botões da tela do Currículo Web.

CAPTCHA

CAPTCHA é um acrônimo da expressão "Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart" (teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) que são utilizados para impedir que softwares automatizados executem ações que possivelmente degradariam a qualidade do serviço de um sistema dado, devido à despesa do abuso ou do recurso.

Fonte: Wikipedia

Apresentar CAPTCHA:

Pré-visualização

Este recurso tem o objetivo de fornecer visualmente informações aproximadas de como ficará a tela a tela do currículo Web que contém o CAPTCHA após as definições dos títulos e rótulos.

A mensagem de validação do CAPTCHA pode ser personalizada na guia Mensagem pelo código 128.

Estrutura

Nesta guia é possível definir a estrutura de apresentação das páginas do currículo para cada idioma do leiaute. No Currículo WEB as páginas serão exibidas como abas e os grupos serão exibidos dentro da aba como grupos de campos.

Aqui também é possível habilitar o cadastro de dependentes para os candidatos finalistas, desde que o campo Usa Dependentes esteja informado como "S - Sim" na tela Definições Gerais (FRDEFNRS).

Adicionar página

Ao clicar no botão do painel à direita é exibido o seguinte campo:

Adicionar grupo

Ao clicar no botão do painel à direita é exibido o seguinte campo:

Remover selecionado

Através deste botão é possível remover a página ou grupo que esteja selecionado. Para isso, é preciso selecionar a página ou grupo no painel Estrutura, clicar neste botão e depois confirmar a exclusão.

Botões de Reposicionamento de Páginas ou Grupos

Os seguintes botões permitem o reposicionamento de páginas, grupos e campos:

- Permite colocar a página, grupo ou campo uma posição para cima de cada vez.

- Permite colocar a página, grupo ou campo uma posição para baixo de cada vez.

Cadastrar o Grupo

Para se utilizar a dependência de campos no Currículo WEB, é possível configurá-la através desta aba. No Currículo WEB, a dependência tem o seguinte funcionamento:

A dependência de campo pode ser utilizada tanto para o Local de Nascimento quanto para o Endereço, configurando o campo Filtro Estrangeiro, conforme configuração abaixo:

Tabela Base R122CEX (Candidato Externo)

Endereço
Campo Filtro Estrangeiro
CODPAI -
CODEST CodPai= :CODPAI
CODCID CodEst= :CODEST
CODBAI CodCid= :CODCID
CODRAD CodCid= :CODCID
Nascimento
Campo Filtro Estrangeiro
PAINAS -
ESTNAS CodPai= :PAINAS
CIDNAS CodEst= :ESTNAS
Cargos Pretendidos
Campo Filtro Extrangeiro
AREATU -
CODCAR Areatu = :AREATU

Tabela Base R034CPL (Candidato Interno)

Endereço
Campo Filtro Estrangeiro
CODPAI -
CODEST CodPai= :CODPAI
CODCID CodEst= :CODEST
CODBAI CodCid= :CODCID
Nascimento
Campo Filtro Estrangeiro
PAINAS -
ESTNAS CodPai= :PAINAS
CCINAS CodEst= :ESTNAS

Importante

Quando a tabela-base é R122CEX, R034FUN ou R034CPL, não é possível definir filtros.
Não é possível excluir ou alterar a tabela-base de grupos cuja tabela- base é a R034FUN ou R122CEX caso haja mais grupos adicionados.
Só é possível incluir um grupo com a tabela-base de Cargos Anteriores caso um grupo com a tabela base de Empregos Anteriores já tenho sido adicionado na mesma página.

Tabela-base

Através deste campo obrigatório é possível selecionar uma tabela cadastrada do banco de dados, exibindo seu código e valor. O sistema não permite alterar a tabela-base de grupos que já possuem campos definidos.

Tabela de Usuário

Informar uma tabela de usuário cadastrada no banco de dados.

Filtro

Através deste campo é possível selecionar um filtro avançado do sistema. É possível visualizar uma nova tela que estabelece dois parâmetros para a seleção: Campo ou Campo + Valor - sendo permitida a adição de diferentes opções.

Permitir minimizar

Neste campo obrigatório é possível definir se o grupo pode (S) ou não (N) ser minimizado.

Importante

Não é possível definir filtros e limite de registros quando a tabela-base for R122CEX, R034FUN ou R034CPL

Ainda em Adicionar Grupos, há uma grade chamada Campos do leiaute. Cada grupo de campos pode ser composto por um ou mais campos.

Campos do leiaute

Tipo de Campo

Este é um campo obrigatório que permite selecionar o tipo de campo da tabela. É possível optar por:

Nome

É obrigatório informar o nome do campo do leiaute. Caso o tipo seja Campos Simples, é necessário informar o nome. Caso o tipo seja Campos de Tabela, o sistema indica os campos disponíveis para a tabela-base selecionada ou tabela de usuário informada. Para o tipo Campo Autoincremental estão disponíveis apenas campos da tabela de usuário do tipo inteiro que façam parte da chave da tabela, e que não estejam ligados a outra tabela ou enumeração.

Importante

Uma vez informado o nome do campo com Campos de Tabela, este não poderá ser alterado e o sistema irá sugerir o rótulo do campo, a dica de preenchimento, a largura do campo, a obrigatoriedade e se será editável, de acordo com as opções da tabela-base selecionada. Estas informações deverão ser sugeridas conforme o idioma do leiaute. Se o campo não possuir tradução para o idioma informado, o sistema irá sugerir os dados no idioma padrão.

Dica

Para o campo Fase Curso, disponível nas tabelas de Cursos de Formação para Candidatos (R122CCF) e Cursos de Formação para Colaboradores (R124HCF), aconselha-se configurar o filtro estrangeiro com o conteúdo: NivCuf = :NivCuf. Desta forma, são agrupadas as fases do curso de formação pela sequência de acordo com o nível de formação.

Obrigatório

Neste campo é possível definir se o preenchimento do campo é obrigatório (caixa de seleção marcada) ou não (caixa de seleção desmarcada).

Observação

Não é permitido configurar o campo FILMEN como obrigatório, pois o sistema não considera "0" (zero) como valor, apenas igual ou maior que "1" (um).

Editável

Neste campo é possível definir se o campo é editável (caixa de seleção marcada) ou não (caixa de seleção desmarcada).

Filtro Estrangeiro

Este campo só pode ser informado em campos que referenciam outra tabela. O filtro informado deve ser válido – conter uma expressão SQL válida.

Filtro Enumerações

Este campo só pode ser informado quando relacionado a uma enumeração.

Linha

Indica a linha em que o campo é exibido. Vários campos podem ser exibidos em uma mesma linha.

Mostrar na grade

Nessa coluna, é possível definir se o campo deve aparecer na grade (caixa de seleção marcada) ou não (caixa de seleção desmarcada).

Mostrar no formulário

Indica se o campo inserido no formulário deve (caixa de seleção marcada) ou não (caixa de seleção desmarcada) ser exibido no leiaute do currículo.

Importante

Caso o usuário utilize o mesmo campo em dois grupos e um desses campos esteja definido para não ser apresentado no formulário, o sistema irá submeter ambos. Além disso, o valor de um campo pode sobrescrever o valor do outro, dependendo de qual seja processado primeiro.

Valor padrão

Nessa coluna, é possível definir qual valor será padrão para o campo. Esse valor precisa corresponder ao tipo de dado que é aceito pelo campo da tabela na qual ele está sendo definido.

Importante

Se o campo da tabela só aceita números inteiros, o valor definido como padrão não poderá ser diferente de um valor inteiro. Caso contrário, o Novo Currículo Web ficará inconsistente, podendo ocasionar até falha após o logon, visto que não conseguirá carregar o formulário web onde está contido esse valor padrão incoerente com o campo da tabela.

Mensagens

Nesta guia é possível personalizar as mensagens apresentadas no Currículo Web conforme o idioma informado no leiaute.

Ao incluir um novo leiaute, o sistema sugere todas as mensagens que serão utilizadas pelo currículo WEB. Sempre que uma nova mensagem é adicionada às rotinas do currículo, o sistema atualiza a base de dados.

Questionário

Nesta guia é possível definir questionários que podem ser respondidos pelos candidatos.

Customização

Através desta guia é possível informar arquivos CSS ou JavaScript responsáveis por personalizar a aparência do currículo. Para informações sobre customizações via JavaScript, acesse o tópico Customização do Currículo Web.

Tipo

Informa através de código numérico o tipo de arquivo usado na customização (0 – CSS, 1- JavaScript).

Descrição (Tipo)

Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com o código informado no campo Tipo.

Arquivo de customização

Neste campo deve ser informado o nome do arquivo de customização. O arquivo deve estar armazenado no mesmo diretório do campo Diretório dos arquivos de página HTML da Central de Configuração (SeniorConfigCenter.exe), bastando assim informar apenas o caminho relativo.

Este artigo ajudou você?